Veja 5 qualidades de um bom vendedor
O nosso jeito de vender e consumir mudou e, com isso, as qualidades de um bom vendedor também mudaram. Essas qualidades são imprescindíveis para alcançar os resultados desejados em qualquer negócio, pois é também por meio de um bom comportamento vendedor que se pode conquistar os objetivos de um empreendimento.
Dessa maneira, é inegável a importância de investir em uma equipe de vendas devidamente qualificada. Se preparada da melhor forma, essa equipe trará uma série de benefícios para o seu negócio: fidelização da clientela, altas taxas de conversão, clientes mais satisfeitos, crescimento do negócio e muito mais!
Para te ajudar a qualificar cada vez mais a sua equipe de vendedores, separamos as 5 qualidades de um bom vendedor nas quais é necessário investir em busca do crescimento do negócio. Acompanhe!
-
Conhecimento profundo do seu público
Essa é, definitivamente, uma das qualidades mais importantes que um vendedor deve cultivar, por uma série de razões. Especialmente, porque é conhecendo o público do seu negócio que o seu vendedor será capaz de identificar as melhores abordagens a serem utilizadas.
Por isso, o vendedor deve observar os clientes com olhar sempre atento e, a partir de suas conclusões, traçar estratégias de vendas de acordo com seu público.
-
Exercício da escuta ativa
De nada adianta chegar para o cliente com o discurso pronto, mas sem a capacidade básica de escuta dos reais problemas e necessidades dele. Por isso, a escuta ativa é uma das grandes qualidades de um bom vendedor.
É ela que faz com que uma comunicação de qualidade se dê, permitindo uma real interação entre as partes. Isso porque, ao exercitar a escuta ativa, o vendedor pode não só comunicar os seus pontos, mas verdadeiramente escutar os contrapontos do cliente e buscar uma solução verdadeira, e não simplesmente entregar uma “receita de bolo”.
-
Argumentação sincera
Todos nós já fomos abordados por um vendedor que doura demais a pílula e percebemos na hora. Por isso, a verdade é o melhor caminho na hora de vender. É claro que é importante ressaltar os benefícios do seu negócio, mas isso nada tem a ver com inventar ou aumentar. Incentive a honestidade nos seus vendedores, e você terá clientes que confiarão em você e voltarão mais vezes.
-
Paciência e disposição em servir
Por fim, ninguém fechará negócio com você se notar que a sua equipe de vendas está impaciente, não é capaz de escutar, não está disposta e aberta a servir, e quer apenas vender o quanto antes, sem estabelecer uma relação sincera com o cliente. Paciência e disposição mostram que a relação que se deseja construir ali é muito maior do que uma única venda e planta a semente de vendas futuras.
Treine as qualidades de um bom vendedor
Agora que você já descobriu quais são algumas das principais qualidades de um bom vendedor, é hora de investir no desenvolvimento dessas qualidades junto à sua equipe de vendas.
Para isso, invista em treinamento de qualidade, adequado ao seu tipo de negócio. Lembre-se de que a sua equipe deve conhecer os seus produtos e/ou serviços na ponta da língua, além de ter disponíveis as melhores tecnologias para realizar as vendas, além de uma estrutura de trabalho adequada.
Assim, não restam dúvidas de que o desempenho da sua equipe melhorará consideravelmente! Aliás, aproveite para ficar por dentro de técnicas eficazes para engajar os clientes neste post que preparamos sobre fechamento de vendas.