• Blog
  • Como liderar uma equipe: faça de forma efetiva com essas 5 técnicas

Como liderar uma equipe: faça de forma efetiva com essas 5 técnicas

Como liderar uma equipe: faça de forma efetiva com essas 5 técnicas

Como liderar uma equipe: faça de forma efetiva com essas 5 técnicas

O papel de liderança influencia intensamente os resultados da empresa. Ao motivar as pessoas do jeito certo e ao conquistar o alinhamento, é possível obter um desempenho diferenciado. Para tanto, é fundamental saber como liderar uma equipe.

O problema é que muitos líderes ficam sobrecarregados e ligados a atividades pouco estratégicas. Abrir mão das operações em busca de uma abordagem direcionada melhora o alcance de objetivos e até a qualidade de vida.

Então, quer saber como exercer sua liderança da melhor maneira? Veja 5 técnicas e aprenda!

1. Comece a delegar tarefas

A centralização é um dos erros mais comuns de quem ocupa uma posição de liderança. Controlar todas as etapas pode transmitir a sensação de segurança, mas, na verdade, apenas aumenta o número de responsabilidades operacionais.

Em vez de você se concentrar em cada uma das tarefas, faz sentido investir na delegação. Diante de uma equipe capacitada, distribua as obrigações entre as pessoas indicadas. Considere elementos como experiência, habilidades e interesse e, então, transfira as responsabilidades. Como consequência, há uma divisão adequada de obrigações, sem que ninguém fique sobrecarregado.

2. Incentive a autonomia

Como a intenção da delegação é diminuir o acúmulo de tarefas, não é proveitoso conferir responsabilidades e, mesmo assim, controlar as pessoas. A ideia é tornar tudo mais prático e, para tanto, a autonomia é fundamental.

Faça com que os profissionais assumam as responsabilidades delegadas e incentive-os a resolver os problemas e tomar decisões. Transmitir confiança nesse nível evita que você seja solicitado para solucionar todos os pequenos cenários.

Para não perder a segurança e a visibilidade sobre os processos, acompanhe os resultados, como o nível de produtividade, por exemplo. Assim, é possível unir delegação e atendimento às necessidades.

3. Aumente a comunicação

Outra etapa essencial de como liderar uma equipe inclui o reforço da comunicação. É preciso que as informações fluam da maneira certa para garantir máxima eficiência nas tarefas. Acima de tudo, a comunicação é determinante para que a liderança construa bons relacionamentos.

Uma das formas de estimular a comunicação é por meio do uso de ferramentas tecnológicas, como sistemas instantâneos de mensagens. A troca deve ser estimulada e acontecer tanto da liderança para o grupo quanto a partir dos liderados. Com transparência, a sua atuação será mais efetiva.

4. Adote a divisão de decisões

Para conseguir focar na área estratégica da liderança, também é recomendado que você compartilhe a responsabilidade sobre a tomada de decisão. A ideia é fazer com que todos sejam parte desse processo, de modo a horizontalizar a atuação.

Em vez de você ser o único responsável por realizar uma escolha, faça o time participar. Ao contratar uma agência de marketing digital, por exemplo, vale a pena ter o suporte da equipe para escolher a melhor alternativa. Além de isso tirar parte do peso da atuação, é uma forma de estimular a integração e o engajamento dos profissionais.

5. Ofereça feedback

A equipe precisa ter um retorno sobre as tarefas delegadas. Ao orientar sobre o que deve ser feito de um jeito diferente e o que funcionou, é provável que a atuação seja favorecida no futuro. Então, a oferta de feedback é indispensável.

Se você apresentar a avaliação do desempenho e sugerir ações para melhorá-lo, todos ficarão motivados. Ao final, a sua liderança será efetiva e poderá gerar resultados contínuos.

Entender como liderar uma equipe é importante para a sua atuação e para a performance de toda a empresa. Empregando essas técnicas, você conseguirá obter os efeitos esperados com mais facilidade e se destacar na sua posição!

Quais são os seus maiores desafios sobre o tema? Use o espaço dos comentários e participe contando experiências!

Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.