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Como liderar uma equipe: faça de forma efetiva com essas 9 técnicas

Como liderar uma equipe: faça de forma efetiva com essas 9 técnicas
Como liderar uma equipe: faça de forma efetiva com essas 9 técnicas

O papel de liderança influencia intensamente os resultados da empresa. Ao motivar as pessoas do jeito certo e ao conquistar o alinhamento, é possível obter um desempenho diferenciado. Para tanto, é fundamental saber como liderar uma equipe.

O problema é que muitos líderes ficam sobrecarregados e ligados a atividades pouco estratégicas. Abrir mão das operações em busca de uma abordagem direcionada melhora o alcance de objetivos e até a qualidade de vida.

Então, quer saber como exercer sua liderança da melhor maneira? Veja 9 técnicas e aprenda!

  1. Comece a delegar tarefas

    A centralização é um dos erros mais comuns de quem ocupa uma posição de liderança. Controlar todas as etapas transmite a sensação de segurança, mas, na verdade, apenas aumenta o número de responsabilidades operacionais.

    Em vez de você se concentrar em cada uma das tarefas, faz sentido investir na delegação. Diante de uma equipe capacitada, distribua as obrigações entre as pessoas indicadas. Considere elementos como experiência, habilidades e interesse e, então, transfira as responsabilidades. Como consequência, há uma divisão adequada de obrigações, sem que ninguém fique sobrecarregado.

  2. Incentive a autonomia

    Como a intenção da delegação é diminuir o acúmulo de tarefas, não é proveitoso conferir responsabilidades e, mesmo assim, controlar as pessoas. A ideia é tornar tudo mais prático e, para tanto, a autonomia é fundamental.

    Faça com que os profissionais assumam as responsabilidades delegadas e incentive-os a resolver os problemas e tomar decisões. Transmitir confiança nesse nível evita que você seja solicitado para solucionar todos os pequenos cenários.

    Para não perder a segurança e a visibilidade sobre os processos, acompanhe os resultados, como o nível de produtividade, por exemplo. Assim, é possível unir delegação e atendimento às necessidades.

  3. Aumente a comunicação

    Outra etapa essencial de como liderar uma equipe inclui o reforço da comunicação. É preciso que as informações fluam da maneira certa para garantir máxima eficiência nas tarefas. Acima de tudo, a comunicação é determinante para que a liderança construa bons relacionamentos.

    Uma das formas de estimular essa habilidade é por meio do uso de ferramentas tecnológicas, como sistemas instantâneos de mensagens. A troca deve ser estimulada e acontecer tanto da liderança para o grupo quanto a partir dos liderados. Com transparência, a sua atuação será mais efetiva.

  4. Adote a divisão de decisões

    Para focar na área estratégica da liderança, também é recomendado que você compartilhe a responsabilidade sobre a tomada de decisão. A ideia é fazer com que todos sejam parte desse processo, de modo a horizontalizar a atuação.

    Em vez de você ser o único responsável por realizar uma escolha, faça o time participar. Ao contratar uma agência de marketing digital, por exemplo, vale a pena ter o suporte da equipe para escolher a melhor alternativa. Além de isso tirar parte do peso da atuação, é uma forma de estimular a integração e o engajamento dos profissionais.

  5. Ofereça feedback

    A equipe precisa ter um retorno a respeito das tarefas delegadas. Ao orientar sobre o que deve ser feito de um jeito diferente e o que funcione, é provável que a atuação seja favorecida no futuro. Então, a oferta de feedback é indispensável.

    Se você apresentar a avaliação do desempenho e sugerir ações para melhorá-lo, todos ficarão motivados. Ao final, a sua liderança será efetiva e gerará resultados contínuos.

  6. Assuma as responsabilidades

    Outra dica de como liderar uma equipe diz respeito a assumir as responsabilidades. Se você não as assume, provavelmente, não está pronto para ser um líder. Essa característica é essencial para os gestores. Afinal, a partir dela, é possível entender as exigências dos seus superiores, tomar boas decisões e organizar o trabalho entre os colaboradores.

    Ainda, essa questão é fundamental nos momentos em que os processos da empresa dão errado. Nesse momento, alguém terá que comandar a situação e, muitas vezes, é dever da liderança. Contudo, tenha em mente que assumir essas responsabilidades não significa sobrecarregar-se. Por isso, é preciso agir com calma e controle a fim de compartilhar as obrigações com sua equipe de forma equilibrada.

  7. Ouça mais

    Prestar atenção no que o seu time e os clientes têm a dizer é etapa muito importante no processo de como liderar uma equipe. É assim que seu negócio obtém informações sobre o que está acontecendo nos seus setores e em relação aos fornecedores, os consumidores e com o mercado em geral. Isso ajuda a criar ações mais eficientes e que satisfaçam esses indivíduos.

    Além disso, mantenha um contato próximo com seus colaboradores de modo que eles apresentem as suas opiniões e ideias inovadoras. Com essa comunicação, é possível deixá-los mais confortáveis e dispostos a se envolverem com a equipe, contribuindo com boas ações e sugestões.

    Aquele gestor que não ouve os conselhos e comentários do time, está sujeito a perder apoio, além de desmotivar os funcionários e até cometer erros no processo de tomada de decisão. Um exemplo disso é a atitude de desligar um colaborador da empresa, sendo que ele era incrível no que fazia. Muitas vezes, a falha está em outros processos e não diretamente nesse membro.

  8. Desenvolva a cultura organizacional

    A cultura organizacional se refere ao conjunto de hábitos, valores e políticas internas e externas de uma empresa. Sendo assim, esse conceito funcionará como um guia de mentalidade e comportamento para os colaboradores.

    Ao criar uma cultura organizacional, é possível aumentar a consciência da sua equipe a respeito de suas expectativas. Isso também se trata de lembrar aos funcionários que é preciso realizar o trabalho com ética, mesmo em um ambiente competitivo. Portanto, o líder é o responsável por passar esse exemplo.

  9. Crie um ambiente positivo

    O local de trabalho influencia diretamente no comportamento da equipe. Geralmente, a atmosfera de rivalidade no escritório, impactará negativamente nas atitudes dos colaboradores. Por isso, é importante proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso e positivo. Isso aumenta o seu sucesso como líder e melhora a produtividade dos envolvidos.

Por que melhorar a sua performance como líder?

Uma boa liderança ajuda tanto o time e a organização quanto os colaboradores. Isso porque, com um bom gestor, é possível otimizar os resultados da empresa e aumentar o desempenho dos membros da sua equipe.

Além disso, ele é capaz de motivar os funcionários, ampliar a produtividade e unir os setores do negócio de modo que todos colaborem nas atividades. Ainda, o líder mantém os processos organizados e administra os problemas de maneira mais eficiente.

Portanto, entender como liderar uma equipe é importante para a sua atuação e para a performance de toda a empresa. Ao empregar as técnicas citadas, você obterá os efeitos esperados com mais facilidade e se destacará na sua posição.

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