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Análise de SEO: a chave para ter seu conteúdo no topo das buscas

Análise de SEO: a chave para ter seu conteúdo no topo das buscas
Análise de SEO: a chave para ter seu conteúdo no topo das buscas

Quando falamos em marketing digital e o constante crescimento das marcas na web, ter um bom ranqueamento nas buscas é fundamental para que um possível cliente encontre uma empresa e, futuramente, se torne um comprador. Diante desse cenário, surgiu a necessidade de ter sempre uma análise de SEO eficiente e otimizada.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos para você o que é análise de SEO, como fazê-la na prática e por que é importante contar com uma agência especializada nesse processo. Continue com a gente e confira!

O que é SEO?

Sigla em inglês para Search Engine Optimization, o SEO envolve um conjunto de práticas que tem como objetivo central otimizar os sites nos mecanismos de busca. Ou seja, usa estratégias para atrair um número cada vez maior de visitantes para uma página de maneira orgânica.

Por meio de técnicas específicas, que vão do conteúdo a navegabilidade, o SEO trabalha para que um site melhore o seu posicionamento nos resultados de busca de sites como Google, Bing ou Yahoo e, consequentemente, aumente os acessos orgânicos e qualificados em uma determinada página.

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O que é um SEO eficiente?

Um SEO eficiente é aquele capaz de gerar resultados positivos e um posicionamento otimizado para a sua marca nos buscadores. Ao aplicar as técnicas e ferramentas de forma correta, os mecanismos de pesquisa passam a reconhecer a sua página como um conteúdo de qualidade e, a partir disso, melhoram o seu ranqueamento.

Um bom ranqueamento é fundamental para alcançar novos usuários, atraí-los para a sua página e convertê-los em clientes reais. E, diferente dos anúncios e dos links patrocinados, você não pagará nada a mais por isso.

Além do fator financeiro, um SEO bem aplicado gera autoridade para a sua marca e conteúdos produzidos. Afinal, é bem mais provável que o consumidor acredite e acesse os sites listados na primeira página do que os que aparecem lá no final do ranking, não é mesmo?

É preciso ter sempre em mente que um SEO eficiente funciona como um ciclo. Ao otimizar o posicionamento da sua página nos buscadores, mais pessoas clicarão nos seus links, mais relevante o seu site será, melhor será o seu ranqueamento e assim sucessivamente.  Sendo assim, é importante evitar os erros desnecessários.

Como realizar uma análise de SEO eficiente?

Para realizar uma análise eficiente do seu site a partir das técnicas de SEO é preciso ser minucioso. É muito importante contar com as ferramentas certas para identificar possíveis falhas e acertos e, assim, encontrar os melhores caminhos a serem trabalhados.

Pensando nisso, a seguir, listamos as principais ferramentas que podem te ajudar a realizar essa análise. Confira!

  1. Screamingfrog

    Uma das ferramentas mais completas para a otimização de SEO, o Screamingfrog conta com diversos recursos que possibilitam, entre outras coisas: encontrar erros de rastreamento, localizar e analisar conteúdos, otimizar imagens e URLs, identificar posts duplicados e verificar a velocidade de carregamento das páginas.

    Além disso, essa potente ferramenta ainda possibilita aos usuários fazer uma simulação da Snippet do Google, analisando links internos e externos e reconhecendo as páginas que não estão indexadas. Embora ofereça uma versão gratuita, para fazer uma varredura completa do seu site é preciso comprar a licença de uso.

  2. Google Search Console

    Versão atualizada do Webmaster Tools, o Google Search Console é uma ferramenta de SEO gratuita e bem completa, desenvolvida pela Google. Ela pode ser usada em, basicamente, qualquer projeto e tem como principal objetivo a análise de SEO dos sites e a avaliação on-page.

    Considerando que o Google é o maior site de pesquisa do mundo, nada melhor do que tê-lo explicando e orientando você sobre os fundamentos dos mecanismos de busca, não é mesmo? E é por isso que essa ferramenta se transformou em uma espécie de protocolo de implantação de estratégias SEO.

    Entre as suas funcionalidades, essa ferramenta permite que você veja uma URL com os olhos do Google, atua como um intermediador entre o analista de SEO e os motores de busca e emite alertas sobre penalidades na sua página. Além disso, o Google Search Console está aliado e trabalha em conjunto com o Google Analytics.

  3. SEMrush

    O SEMrush (comece sua avaliação gratuita de 14 dias exclusivo clicando neste link)é uma ferramenta de SEO paga que tem como objetivo relatar o desempenho de sites como um todo, assim como o de suas páginas em específico. Entre os seus principais recursos, estão funcionalidades como pesquisa de palavras-chave, auditoria técnica, análise de link building e backlinks, além do monitoramento de posições nos rankings de busca.

    Em um painel super elaborado e completo, o SEMrush oferece inúmeros kits de ferramentas ao longo do seu site. A pesquisa por palavras-chave, um dos principais recursos disponibilizados, é uma das melhores técnicas do segmento de SEO. Além disso, ainda é possível comparar o desempenho da sua página com a concorrência.

  4. Google Keyword Planner

    Totalmente gratuito, o Google Keyword Planner é uma ferramenta de planejamento de palavra-chave do Google. Nela, é possível pesquisar a probabilidade de busca dos usuários por um determinado termo e identificar quais são os mais relevantes para a sua empresa.

    O Google Keyword Planner é atualmente uma das melhores ferramentas de SEO para pesquisa de palavra-chave e pode ser muito útil na hora de escolher as melhores opções a serem trabalhadas no seu marketing de conteúdo. Além disso, ela também pode ser usada para fazer ou otimizar as suas campanhas de Adwords.

Quais são as vantagens de contar com uma agência especializada?

E para que a sua estratégia de SEO seja realmente eficiente e apresente os resultados desejados, é fundamental contar com a orientação e suporte de uma agência especializada no assunto.

Trabalhando com profissionais experientes, o processo de análise de SEO poderá ser otimizado e até mesmo facilitado. Além disso, só uma empresa especializada terá a expertise necessária para indicar os melhores caminhos e estratégias para a sua marca alcançar bons resultados de forma mais rápida, agilizando a etapa de aprendizagem.

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre a análise de SEO? Entre em contato com a gente a fale agora mesmo com um dos nossos especialistas no assunto.

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