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Já ouviu falar nas métricas de vaidade? Não caia nessa ilusão!

Já ouviu falar nas métricas de vaidade? Não caia nessa ilusão!
Já ouviu falar nas métricas de vaidade? Não caia nessa ilusão!

A análise de resultados é fundamental para acompanhar as ações de uma empresa no ambiente digital. Mas quando feita de forma inadequada, ela pode trazer percepções equivocadas e sérios prejuízos para o seu negócio. As métricas de vaidade, por exemplo, podem se transformar em verdadeiras vilãs do seu gerenciamento.

Ainda não sabe do que estamos falando? Confira o nosso artigo e descubra de uma vez por todas o que são as chamadas métricas de vaidade e por que é preciso ficar atento a elas.

Por que a análise de métricas é importante?

A análise de métricas é muito importante para mensurar os resultados de marketing digital de uma empresa. Independentemente do tipo de campanha realizada, é por meio dessa análise que os profissionais conseguem avaliar os retornos obtidos, determinado o sucesso ou fracasso das ações.

Quando feita de maneira adequada, essa mensuração tem o potencial de mostrar os resultados reais do seu negócio e, sempre que necessário, indicar a necessidade de ajustes na comunicação da sua marca. Em vez de esperar meses para identificar a aceitação do público para uma determinada campanha, é possível acompanhar tudo em tempo real.

O que são métricas de vaidade?

As métricas de vaidade são aquelas que não trazem resultados relevantes ou com potencial para mudar o rumo da empresa, servindo apenas para inflar o ego dos gestores e profissionais de marketing.

Dentre elas, as mais comuns no ambiente digital são número de likes, de cliques, de downloads, de compartilhamentos, dentre outras. Embora esses dados sejam relevantes para o desenvolvimento da imagem de marca no ambiente digital e devam ser mensurados, eles não devem ser o foco da sua análise se o seu objetivo for realizar vendas, por exemplo.

A análise de métricas deve estar sempre direcionada ao objetivo inicial das campanhas. Por isso, ficar acompanhando apenas esses números de vaidade, que podem ser realmente altos, pode se transformar em uma perigosa distração. Em vez de identificar erros e problemas de conversão, os gestores tendem a se vangloriar por cada curtida recebida.

Como usar essa ferramenta a seu favor?

Mas fique tranquilo! Existem muitos dados que são realmente relevantes e devem ser acompanhados e analisados em todas as ações que você realizar. Lembre-se de ter objetivos bem definidos no planejamento, que vão direcionar todas as etapas da mensuração de resultados.

Foque a atenção da sua equipe em informações sobre taxa de conversão de campanhas, conversões no funil de vendas, valor de vida do cliente, custo por aquisição de clientes, dentre outros.

E para alcançar resultados ainda melhores com a sua gestão de campanhas, é essencial contar com o auxilio de uma empresa especializada no segmento, que saberá identificar as métricas realmente relevantes para a sua empresa.

Conforme ressaltado, as métricas de vaidade podem representar perigo para as empresas quando avaliadas de maneira equivocada. Apesar disso, elas não devem ser totalmente descartadas e, sim, analisadas com foco nos principais objetivos das suas ações.

Quer saber mais sobre métricas de vaidade? Entre em contato com a gente e tire todas as dúvidas sobre análise de resultados do seu negócio.

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