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Estratégia de marketing digital: entenda o que é Google Analytics

Estratégia de marketing digital: entenda o que é Google Analytics

Estratégia de marketing digital: entenda o que é Google Analytics

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Você costuma ter problemas em entender os hábitos comportamentais do seu público-alvo e, por isso, tende a perder ótimas oportunidades de vendas? Por acaso, você já ouviu falar ou sabe o que é Google Analytics?

Se, na última pergunta, a sua resposta foi “não”, então, precisamos conversar urgentemente, pois essa ferramenta é capaz de solucionar os problemas de melhora da conversão e captura de clientes, algo que impactará o seu planejamento estratégico.

Sem mais delongas, trouxemos, neste texto, um miniguia do que você precisa saber em relação ao Google Analytics. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é o Google Analytics?

Basicamente, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo próprio Google e que tem como propósito auxiliar os empreendedores a analisar melhor o comportamento do público. Ela apresenta informações relevantes por meio de dados de navegação presentes nos dispositivos dos usuários, dando uma boa noção da percepção dos visitantes sobre suas estratégias.

Essa é uma das principais formas de otimizar as campanhas de marketing digital, tendo em vista que é possível gerar insights valiosos, a fim de atrair mais visitantes e, naturalmente, convertê-los em leads qualificados. Dentro da plataforma, você pode obter inúmeros relatórios gerenciais, tais como o tempo que os visitantes ficam na página, a localidade deles, os dispositivos utilizados, entre outros aspectos.

Por que essa ferramenta é tão importante?

Qualquer estratégia que se preze precisa de uma boa mensuração dos dados obtidos, com o intuito sempre de identificar quais as ações que estão no caminho certo e quais são aquelas que precisam de um olhar atento. A seguir, veja alguns dos principais benefícios de utilizar o Google Analytics, que o tornam algo de suma importância para as empresas.

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Melhora a performance do site

Sabendo o tempo médio em que as pessoas permanecem em sua página, fica mais simples compreender se o seu conteúdo tem gerado o engajamento necessário para otimizar a experiência do usuário. Esse tipo de informação faz com que você reveja determinadas questões, como a identidade visual utilizada no site, a existência de responsividade, como está o carregamento da página etc.

Ajuda a entender a jornada do usuário

Ao perceber quais as páginas mais acessadas pelos usuários, o tipo de palavra-chave que buscam, se vieram por meio do tráfego orgânico ou pago e se retornaram ao site, você consegue identificar os passos de cada um deles na jornada de compra. Por isso, repare nas ações executadas pelo público, com o intuito de influenciar a tomada de decisão dele e gerar mais vendas.

Aumenta o número de conversões

É possível configurar a ferramenta de acordo com os objetivos da empresa, sendo que as metas de conversão darão um norte incrível para saber o momento exato de tornar os visitantes leads. Em poucos minutos, você consegue configurar metas para acompanhar o desempenho no e-commerce — por exemplo, quais os eventos que têm mais relevância — e estruturar ações para visualizar pessoas interessadas no negócio.

Como instalar o Google Analytics?

De maneira geral, o procedimento para configurar o seu perfil no Google Analytics é bem simples, porém, requer atenção em cada campo preenchido para obter dados consistentes da sua audiência. A princípio, você deve fazer a conta do Analytics utilizando seu e-mail do Gmail e, ali, colocar informações do nome da conta e do website, bem como a URL do site, a categoria do setor em que atua e o fuso horário dos relatórios.

Logo após esse procedimento, você precisa aceitar os termos de proteção e processamento de dados, pois obterá o código de acompanhamento (UA), necessário para unir as páginas do seu site à plataforma. Além disso, caso você tenha a página com a base de configuração do WordPress, pode baixar o plugin e realizar a integração em poucos passos.

Por fim, é importante frisarmos que, ao pensar sobre o que é Google Analytics, podemos concluir que ele é uma das ferramentas que devem acompanhar os processos do seu negócio antes, durante e no pós-venda, tendo em vista as inúmeras métricas geradas em tempo real.

Se você gostou deste texto que trouxemos e quer compreender mais a fundo sobre essa ferramenta, então, aproveite a visita ao blog e entenda a eficiência do Google Analytics na análise digital!

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