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Como usar a experiência do usuário para gerar mais oportunidades no site?

Como usar a experiência do usuário para gerar mais oportunidades no site?
Como usar a experiência do usuário para gerar mais oportunidades no site?

Quando se pensa em colocar um site no ar, muitas coisas devem ser levadas em consideração: a estrutura, o design, suas cores, o conteúdo, ou seja, tudo aquilo que agradar ao idealizador e for relevante para os objetivos traçados.

Porém, todos esses aspectos devem ter relação direta com o usuário. Chamamos de experiência do usuário o conjunto de sensações relacionadas ao design, ao desenvolvimento da página web e também à navegação.

É possível que você conheça seu site muito bem e consiga navegar em suas páginas sem grandes problemas. Afinal, provavelmente você participou do processo de desenvolvimento, mas será que outras pessoas também conseguem ter uma experiência excelente nele?

Para entender a importância da experiência do usuário e como fazer para que seu site proporcione essa sensação em quem o visita, veja nossas dicas:

A experiência do usuário e sua importância

Oferecer uma navegação intuitiva, com informações claras e objetivas e conteúdo relevante, é fundamental para a reputação da empresa. Mas também para que o negócio seja um sucesso.

Se um usuário tem uma experiência negativa no seu site, a imagem da sua empresa também corre o risco de se tornar manchada. Como consequência disso, o cliente certamente buscará outros sites (de outras empresas) para atender às suas necessidades.

Vantagens de uma experiência do usuário de qualidade

Entenda, a seguir, os benefícios de proporcionar uma experiência do usuário de alta qualidade:

  • Adquirir vantagem competitiva

    Aperfeiçoar a experiência do usuário pode ser considerada uma ótima vantagem competitiva. É importante estar sempre de olho nos concorrentes, em seus pontos fortes e suas fraquezas, visando superá-las.

    Se o usuário tem problemas de navegação no site do concorrente, é melhor não ter no seu, certo? Assim, a sua empresa sai na frente. Pense a respeito do que existe no seu site que pode manter os usuários nele por mais tempo, em vez deles buscarem um concorrente.

  • Melhorar seu posicionamento em sites de busca

    Se tiver um site otimizado, a fim de favorecer a experiência do usuário, poderá estar mais bem posicionado nos sites de busca. E, aqui, falamos da estruturação e da relevância dos conteúdos.

    Aparecer listado nos primeiros resultados de pesquisa é fundamental. E não apenas para atrair um maior número de visitantes e pessoas para conhecerem a sua marca, mas também para ser considerado uma autoridade no mercado.

    Se o site da sua empresa estiver bem posicionado no Google, a principal ferramenta de busca na internet, é certo que seus resultados serão melhores.

  • Conquistar a satisfação dos clientes e mais fidelização

    A melhor experiência em seu site também está relacionada à satisfação dos clientes. E, como não é novidade, é importante buscar sempre os melhores níveis de satisfação do seu público-alvo.

    Um cliente satisfeito acredita mais na empresa e, certamente, retornará o contato, seja para uma visita ou mesmo para a nova compra de seus produtos e serviços. Além disso, os clientes fidelizados são os melhores divulgadores que a sua empresa poderia ter.

Formas de melhorar a experiência do usuário no site

Para que você direcione o investimento de forma adequada no seu site e os resultados sejam eficazes, é válido observar algumas dicas que ajudarão a melhorar a experiência dos usuários:

  • Melhore a velocidade da página

    Esperar muito tempo para uma página carregar pode aborrecer o usuário e complicar a experiência no seu site. A navegação nem sempre é feita por meio de uma conexão excelente de Wi-Fi, por exemplo. E sabemos que os serviços de internet podem não ser os mais velozes aqui no Brasil.

    O carregamento lento, independentemente da plataforma de acesso, pode ocasionar rejeição. O usuário pode simplesmente desistir e não explorar suas páginas. Ou, ainda pior: não voltar nunca mais ao seu endereço web. Por isso, é interessante pensar em ter um site “leve”.

    Isso não quer dizer baixar a qualidade visual. Esta deve sempre ser mantida. Porém, você pode reduzir o tamanho de imagens sem mexer na qualidade delas, pode diminuir a diversificação das fontes e ainda fazer uma versão otimizada do seu HTML.

  • Tenha um site responsivo e mobile friendly

    Um site responsivo é aquele que se acomoda adequadamente às diferentes plataformas de acesso. Com o avanço da tecnologia, os usuários não visitam sites apenas por meio de seus computadores. Mas tablets e smartphones também assumem essa função e são cada dia mais utilizados, substituindo as telas tradicionais.

    Como nesses casos as telas são menores, a estrutura do site deve ser modificada para que a navegação permaneça bela e eficiente. Os avanços são feitos com os cliques dos dedos e, se o site for apenas uma miniatura da tela normal, isso poderá dificultar bastante a experiência do usuário — além de complicar a leitura das informações.

    A necessidade de ter sites responsivos e mobile friendly é grande, pois o Google dá preferência àqueles que estiverem de acordo com a tecnologia móvel em seu sistema de buscas online.

  • Crie boas chamadas para ação

    Em inglês, conhecemos a expressão como Call to Action (CTA). São as chamadas que facilitam a navegação do usuário, com o objetivo de realizar alguma ação em especial. São dicas visuais que fazem com que ele avalie rapidamente se o conteúdo tem ou não relevância para ele.

    É interessante que as chamadas sejam marcadas por uma palavra de ação, como um verbo. O usuário deve se identificar com o que aquela determinada palavra incita, como uma espécie de conexão emocional, criando certa urgência para prosseguir com a iniciativa mostrada.

  • Use imagens de qualidade

    Os usuários têm maior conexão com os conteúdos quando eles são apresentados fazendo o uso de algumas imagens. Além disso, a qualidade da imagem é importante para a credibilidade e a reputação — tanto do seu site quanto da sua marca.

    Isso porque sites que usam imagens de baixa qualidade ou genéricas, adquiridas em bancos de imagens, podem ser qualificados como comuns e menos profissionais. Os usuários têm maior confiança quanto maior for a personalização e a distinção.

    Por isso, é interessante investir em imagens próprias, de alta qualidade. Ao mesmo tempo, que estejam em resolução que facilite o carregamento e visualização nas diferentes velocidades de internet.

  • Dedique-se a escrever bem os cabeçalhos

    Tudo o que aparece escrito em seu site deve ser muito bem escrito. Os erros de gramática também são responsáveis por diminuir a credibilidade perante os usuários. Mas, além disso, é interessante dar atenção aos cabeçalhos.

    São eles os responsáveis por atrair o público para o seu conteúdo e, para que a mensagem seja bem direcionada, é importante usar palavras-chave. Os cabeçalhos bem escritos podem trazer mais visitantes ao seu site, pois os usuários são cativados pelo conteúdo que fale diretamente com eles.

Diante de todos esses argumentos, ficou mais fácil compreender a importância da experiência do usuário no site, certo? Se ainda não investiu em mudanças e não atende a esses critérios, é a hora de pensar sobre isso e se beneficiar das diversas vantagens.

Gostou das nossas dicas e vai começar a planejar a experiência do usuário na sua página? Então não deixe de conferir nosso guia definitivo para a criação de sites!

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