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O que você deve saber para criar a sua campanha de marketing

O que você deve saber para criar a sua campanha de marketing O que você deve saber para criar a sua campanha de marketing
O que você deve saber para criar a sua campanha de marketing

Uma campanha de marketing consiste na criação de uma ação promocional para divulgar a sua marca. Ela tem um objetivo específico e deve ser desenvolvida com critérios bem claros para atingir o resultado esperado.

Para alcançar a alta performance, as campanhas de marketing devem ser desenvolvidas considerando ações integradas. Somente assim é possível alcançar e engajar o seu público-alvo. Nesse sentido, a sincronicidade é essencial para que ela seja eficaz.

Neste post, você confere quais são as principais vantagens da campanha de marketing com foco no contexto digital e como implementá-la na sua estratégia.

Continue a leitura e fique por dentro do assunto! Vamos lá?

Quais as vantagens de campanhas digitais?

Para investir esforços em uma ação é primordial que ela proporcione benefícios para o seu negócio, não é verdade? Nesse sentido, saiba que a campanha de marketing, quando bem-estruturada, é capaz de atuar diretamente no crescimento do ROI (Return Over Investiment, ou Retorno sobre o Investimento) do seu negócio. Para que você possa entender melhor como isso acontece, segmentamos os seus principais pontos de impacto. Veja só!

  • Maior alcance de pessoas

    As campanhas de marketing têm o poder de alcançar mais pessoas, de atrair a atenção delas para a sua marca. Para tanto, você pode usar estratégias de Inbound, sendo elas a segmentação de leads, as propagandas nativas, a produção de conteúdo e os Ads, por exemplo. É importante destacar que essas ações conversam diretamente com o seu público-alvo.

  • Permite a personalização

    É possível coletar informações sobre o consumidor e criar a segmentação dos conteúdos, para interagir de maneira eficaz com as diversas personas do seu público-alvo, com as campanhas de marketing. Assim, você consegue montar uma comunicação personalizada e até mais humanizada, mesmo usando canais considerados “frios”.

  • Menor custo de aquisição

    Qual é o seu CAC (Custo de Aquisição de Cliente) atualmente? Com as campanhas de marketing é possível reduzir esse valor. Além disso, você pode usá-las para a estratégia de ABM (Account-Based Marketing, ou Marketing para Gestão de Contas). Nela, você pode trabalhar o upsell e crossell com quem já é cliente, aumentando o seu LTV (Lifetime Value, ou Valor do Cliente no Tempo).

  • Fortalece seu posicionamento

    Com certeza, você já deve ter ouvido a seguinte frase: “Quem não é visto, não é lembrado”. As campanhas de marketing tem como frente melhorar o posicionamento digital da sua marca. As pessoas precisam conhecer o seu negócio. Um ponto interessante é associá-las com o marketing de conteúdo para fortalecer a sua marca como referência em determinado assunto. Quando o cliente precisar, a tendência é que ele se lembre do seu negócio em primeiro lugar.

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Como criar uma campanha de marketing?

Para criar uma campanha de marketing é imprescindível organização e conhecimento em relação ao seu negócio e ao seu público-alvo. Você deve realizar a gestão da campanha como se fosse um projeto. É necessário definir as diretrizes, os recursos a serem usados e as atividades de cada colaborador. Além disso, o monitoramento das ações é primordial, pois o timing é essencial para que a estratégia dê certo.

A seguir, veja como criar uma campanha de marketing.

  1. Tenha objetivos claros

    Toda campanha de marketing deve ter um propósito. Quais são os objetivos da sua campanha? É atrair mais leads? Aumentar a taxa de conversão? Criar oportunidades de upsell e crossell? A finalidade da campanha vai definir qual a estratégia mais aderente a ser implementada.

    O ideal é que você faça uma campanha que esteja alinhada com as metas do planejamento estratégico do seu negócio. O alinhamento com as áreas de interface é essencial: é preciso deixar as lideranças cientes que há uma campanha em desenvolvimento. O motivo é simples: elas precisam estar preparadas para o aumento das interações. A área de vendas, por exemplo, pode receber um crescimento nos acionamentos, e você deve se programar para isso.

  2. Defina um orçamento

    O orçamento é uma das etapas mais importantes para criar uma campanha de marketing. Até quanto a sua empresa está disposta a investir nessa campanha? O investimento é tanto de recursos humanos como de ferramentas para desenvolver a campanha. Caso você opte por uma campanha com Ads ainda há de se considerar esse valor. É importante ter parcimônia e ser realista: é praticamente impossível colher os resultados sem investimentos.

  3. Delimite a duração

    No início deste tópico, citamos que você deve considerar a gestão de uma campanha de marketing similar a de projetos. Nesse sentido, ela deve ter uma data de início e fim. É importante que, além de definir a sua duração, sejam definidos os horários e dias de veiculação. Por exemplo, no caso de e-mail marketing, é necessário ter um calendário de disparo predefinido.

  4. Escolha os canais adequados

    Em quais ambientes o seu público-alvo está? É nas redes sociais? É no e-mail? Ter isso mapeado é primordial para que a sua campanha de marketing atinja a alta performance. Não adianta investir esforços quando o meio de comunicação não é o que as suas personas estão concentradas. Assim, ter um estudo analítico de comportamento dos consumidores da sua marca é fundamental para a sua campanha de marketing.

  5. Faça testes A/B

    Uma dica interessante para potencializar os seus resultados, principalmente para as próximas campanhas, é aproveitar a ação e incluir testes A/B. Por exemplo, suponhamos que a sua campanha de marketing esteja atuando em duas frentes, sendo elas o e-mail marketing e a propaganda nativa.

    Na primeira, você pode implementar um teste A/B — segmentando em dois grupos — e ter como variante o horário de disparo. Na segunda, você pode apenas mudar o posicionamento da propaganda nativa. A partir dessas ações, é possível coletar mais dados sobre o comportamento da sua audiência e, assim, desenvolver estratégias mais precisas no futuro.

  6. Mensure os resultados

    O marketing digital é data driven (direcionado a dados). Se você está implementando ações e não está mensurando os resultados, está jogando o seu dinheiro fora. É essencial que os dados sejam mensurados, tanto durante a campanha, para o acompanhamento, quanto avaliando os resultados da estratégia. É importante que você tenha dados anteriores para comparar se houve otimização da performance comparando com outras campanhas.

Sabemos que implementar uma gestão de campanha de marketing é mais fácil na teoria. Você viu que, na prática, é necessário muito conhecimento e organização para que a estratégia alcance o desempenho esperado. É por isso que a Via Agência Digital foi criada: queremos ajudar você a alcançar resultados extraordinários por meio do posicionamento digital da sua marca.

Se quiser saber mais como podemos ajudar o seu negócio a conquistar o crescimento exponencial, entre em contato conosco. Destaque o seu negócio da concorrência: converse com os nossos consultores!

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