Acesse o conteúdo

O que você deve saber para criar a sua campanha de marketing

O que você deve saber para criar a sua campanha de marketing
O que você deve saber para criar a sua campanha de marketing

Uma campanha de marketing consiste na criação de uma ação promocional para divulgar a sua marca. Ela tem um objetivo específico e deve ser desenvolvida com critérios bem claros para atingir o resultado esperado.

Para alcançar a alta performance, as campanhas de marketing devem ser desenvolvidas considerando ações integradas. Somente assim é possível alcançar e engajar o seu público-alvo. Nesse sentido, a sincronicidade é essencial para que ela seja eficaz.

Neste post, você confere quais são as principais vantagens da campanha de marketing com foco no contexto digital e como implementá-la na sua estratégia.

Continue a leitura e fique por dentro do assunto! Vamos lá?

Quais as vantagens de campanhas digitais?

Para investir esforços em uma ação é primordial que ela proporcione benefícios para o seu negócio, não é verdade? Nesse sentido, saiba que a campanha de marketing, quando bem-estruturada, é capaz de atuar diretamente no crescimento do ROI (Return Over Investiment, ou Retorno sobre o Investimento) do seu negócio. Para que você possa entender melhor como isso acontece, segmentamos os seus principais pontos de impacto. Veja só!

Não tem retorno mais rápido do que Publicidade Online. Então não perca tempo!

Vamos conversar →
Modelo CTA
  • Maior alcance de pessoas

    As campanhas de marketing têm o poder de alcançar mais pessoas, de atrair a atenção delas para a sua marca. Para tanto, você pode usar estratégias de Inbound, sendo elas a segmentação de leads, as propagandas nativas, a produção de conteúdo e os Ads, por exemplo. É importante destacar que essas ações conversam diretamente com o seu público-alvo.

  • Permite a personalização

    É possível coletar informações sobre o consumidor e criar a segmentação dos conteúdos, para interagir de maneira eficaz com as diversas personas do seu público-alvo, com as campanhas de marketing. Assim, você consegue montar uma comunicação personalizada e até mais humanizada, mesmo usando canais considerados “frios”.

  • Menor custo de aquisição

    Qual é o seu CAC (Custo de Aquisição de Cliente) atualmente? Com as campanhas de marketing é possível reduzir esse valor. Além disso, você pode usá-las para a estratégia de ABM (Account-Based Marketing, ou Marketing para Gestão de Contas). Nela, você pode trabalhar o upsell e crossell com quem já é cliente, aumentando o seu LTV (Lifetime Value, ou Valor do Cliente no Tempo).

  • Fortalece seu posicionamento

    Com certeza, você já deve ter ouvido a seguinte frase: “Quem não é visto, não é lembrado”. As campanhas de marketing tem como frente melhorar o posicionamento digital da sua marca. As pessoas precisam conhecer o seu negócio. Um ponto interessante é associá-las com o marketing de conteúdo para fortalecer a sua marca como referência em determinado assunto. Quando o cliente precisar, a tendência é que ele se lembre do seu negócio em primeiro lugar.

Como criar uma campanha de marketing?

Para criar uma campanha de marketing é imprescindível organização e conhecimento em relação ao seu negócio e ao seu público-alvo. Você deve realizar a gestão da campanha como se fosse um projeto. É necessário definir as diretrizes, os recursos a serem usados e as atividades de cada colaborador. Além disso, o monitoramento das ações é primordial, pois o timing é essencial para que a estratégia dê certo.

A seguir, veja como criar uma campanha de marketing.

  1. Tenha objetivos claros

    Toda campanha de marketing deve ter um propósito. Quais são os objetivos da sua campanha? É atrair mais leads? Aumentar a taxa de conversão? Criar oportunidades de upsell e crossell? A finalidade da campanha vai definir qual a estratégia mais aderente a ser implementada.

    O ideal é que você faça uma campanha que esteja alinhada com as metas do planejamento estratégico do seu negócio. O alinhamento com as áreas de interface é essencial: é preciso deixar as lideranças cientes que há uma campanha em desenvolvimento. O motivo é simples: elas precisam estar preparadas para o aumento das interações. A área de vendas, por exemplo, pode receber um crescimento nos acionamentos, e você deve se programar para isso.

  2. Defina um orçamento

    O orçamento é uma das etapas mais importantes para criar uma campanha de marketing. Até quanto a sua empresa está disposta a investir nessa campanha? O investimento é tanto de recursos humanos como de ferramentas para desenvolver a campanha. Caso você opte por uma campanha com Ads ainda há de se considerar esse valor. É importante ter parcimônia e ser realista: é praticamente impossível colher os resultados sem investimentos.

  3. Delimite a duração

    No início deste tópico, citamos que você deve considerar a gestão de uma campanha de marketing similar a de projetos. Nesse sentido, ela deve ter uma data de início e fim. É importante que, além de definir a sua duração, sejam definidos os horários e dias de veiculação. Por exemplo, no caso de e-mail marketing, é necessário ter um calendário de disparo predefinido.

  4. Escolha os canais adequados

    Em quais ambientes o seu público-alvo está? É nas redes sociais? É no e-mail? Ter isso mapeado é primordial para que a sua campanha de marketing atinja a alta performance. Não adianta investir esforços quando o meio de comunicação não é o que as suas personas estão concentradas. Assim, ter um estudo analítico de comportamento dos consumidores da sua marca é fundamental para a sua campanha de marketing.

  5. Faça testes A/B

    Uma dica interessante para potencializar os seus resultados, principalmente para as próximas campanhas, é aproveitar a ação e incluir testes A/B. Por exemplo, suponhamos que a sua campanha de marketing esteja atuando em duas frentes, sendo elas o e-mail marketing e a propaganda nativa.

    Na primeira, você pode implementar um teste A/B — segmentando em dois grupos — e ter como variante o horário de disparo. Na segunda, você pode apenas mudar o posicionamento da propaganda nativa. A partir dessas ações, é possível coletar mais dados sobre o comportamento da sua audiência e, assim, desenvolver estratégias mais precisas no futuro.

  6. Mensure os resultados

    O marketing digital é data driven (direcionado a dados). Se você está implementando ações e não está mensurando os resultados, está jogando o seu dinheiro fora. É essencial que os dados sejam mensurados, tanto durante a campanha, para o acompanhamento, quanto avaliando os resultados da estratégia. É importante que você tenha dados anteriores para comparar se houve otimização da performance comparando com outras campanhas.

Sabemos que implementar uma gestão de campanha de marketing é mais fácil na teoria. Você viu que, na prática, é necessário muito conhecimento e organização para que a estratégia alcance o desempenho esperado. É por isso que a Via Agência Digital foi criada: queremos ajudar você a alcançar resultados extraordinários por meio do posicionamento digital da sua marca.

Se quiser saber mais como podemos ajudar o seu negócio a conquistar o crescimento exponencial, entre em contato conosco. Destaque o seu negócio da concorrência: converse com os nossos consultores!

Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *