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O que é experiência na página e por que é tão valorizada pelo Google?

O que é experiência na página e por que é tão valorizada pelo Google?
O que é experiência na página e por que é tão valorizada pelo Google?

Todo mundo sabe que, para agradar a um potencial cliente, é preciso proporcionar uma experiência que seja valiosa para ele. Essa percepção faz o Google valorizar cada vez mais a experiência na página, que reflete como um usuário aproveita os blogs e sites que acessa.

Sendo assim, esse é um algoritmo muito valorizado e um dos responsáveis pelo bom ranqueamento de um site ou blog. Desse modo, é preciso cuidar de cada detalhe para garantir um bom posicionamento e potencializar as estratégias de marketing.

Neste artigo, vamos explicar o que é experiência na página, por que ela é importante e o que muda para o usuário. Além disso, mostraremos quais práticas contribuem para melhorar esse elemento. Confira!

O que é experiência na página?

A experiência na página é um elemento de ranqueamento que engloba métricas focadas na responsividade, na interatividade, na velocidade e na segurança de sites e blogs. O principal objetivo dessa estratégia é oferecer satisfação para os usuários com as páginas que acessam.

Com esse novo elemento de ranqueamento, o Google continua sua missão de melhorar a web para todos. Isso é feito ao diminuir o alcance de sites que expõem o usuário a situações desagradáveis, como pop-ups irritantes ou cliques indesejados.

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Por que é tão importante?

Por questões de estratégia, o Google não revela todos os elementos que trazem impacto para o ranqueamento dos sites. O SEO é fundamental para que as páginas alcancem um bom posicionamento no motor de busca, sendo que as constantes atualizações no algoritmo levam as empresas a fazerem testes e buscarem as melhores práticas.

Sendo assim, as mudanças são capazes de derrubar ou alavancar o posicionamento de um site de um momento para outro. Para evitar que esses detalhes sejam tão determinantes, é fundamental dominar princípios que dificilmente serão vistos como algo sem valor, como a experiência na página.

Desse modo, vale a pena investir nesse aspecto e garantir que o usuário tenha todo o conforto ao navegar em seu endereço. É importante se lembrar não apenas do desktop, mas também dos acessos feitos por todos os dispositivos, principalmente os móveis. O crescimento do mobile é notório, sendo importante oferecer uma experiência boa para quem acessa o seu endereço por esse meio.

O que muda para o usuário?

O usuário é o grande beneficiado quando um site ou blog investe na experiência na página. Isso acontece porque todos os elementos que prejudicam a navegação, como pop-ups, instabilidade, demora no carregamento e links quebrados, são resolvidos, otimizando a qualidade da navegação.

Com essa preocupação, é normal que ele valorize o seu site ou blog, passando mais tempo nele, o que é muito importante para o Google. Isso acontece, principalmente, quando o usuário encontra o que está procurando sem ser desviado para conteúdos que não têm relação com a pesquisa inicial feita.

Quais são os seus impactos no SEO?

O Google afirma que prioriza os endereços que oferecem as melhores informações para os usuários, mesmo que a experiência na página não seja a melhor. Ainda assim, quando diversos sites oferecem conteúdos de nível similar, ela se torna o fator decisivo para o ranqueamento.

Por isso, os princípios de SEO são fundamentais para que a experiência na página seja positiva. É importante que as informações sejam úteis para o usuário, que elas garantam um conteúdo valioso e que ofereçam as respostas para a pesquisa que foi feita.

Não é inteligente conseguir acessos por palavras que não refletem o conteúdo que será disponibilizado. Entrar em um endereço e não encontrar o que foi buscado é algo frustrante, o que prejudica a imagem da empresa e diminui a probabilidade de novos acessos.

Além disso, também é importante cuidar do design. Os elementos dispostos nas páginas devem ser atraentes, estimulando a interação dos usuários. Com esses cuidados, é possível oferecer um site ou blog de qualidade, que será valorizado tanto pelo Google quanto pelos internautas.

Quais práticas ajudam a melhorar esse aspecto?

Algumas práticas ajudam a melhorar esse aspecto, trazendo bons resultados para os sites. Confira as principais delas!

  • Cuide da velocidade do site

    Um dos principais aspectos que você deve ter cuidado é com a velocidade de carregamento do seu site. Com o imediatismo que faz parte da rotina das pessoas, é muito difícil que os usuários esperem muito tempo para que as principais informações estejam disponíveis.

    Imagens leves, scripts assíncronos e uma hospedagem de qualidade são alguns dos fatores que garantem uma boa velocidade para o seu site. Desse modo, é possível evitar que os usuários entrem e, por causa da demora, abandonem a navegação antes de consumir o conteúdo.

  • Garanta a responsividade

    De acordo com o estudo da Cisco, 70% dos acessos na internet são feitos por dispositivos móveis. Isso demonstra que é imprescindível preparar o seu site ou blog para que a navegação mobile seja tão boa quanto a do desktop.

    A estratégia do Mobile First já é uma realidade em muitas empresas que priorizam esse canal. Portanto, lembre-se sempre de testar a velocidade e a qualidade do seu site em todos os dispositivos possíveis, garantindo que o seu usuário terá o conforto necessário ao acessar sua página.

  • Melhore a usabilidade

    Outro fator que é bastante valorizado pelo Google é a usabilidade do seu site. Portanto, sempre pense na experiência do usuário e torne a visita dele agradável. Isso significa não colocar pop-ups desagradáveis, links quebrados ou outros elementos que podem atrapalhar a visita.

    Procure disponibilizar um menu organizado, com links internos relevantes e que facilitem a busca pelas informações de que o usuário necessita. Essa é uma forma de manter as pessoas por mais tempo em seu endereço, o que também é valorizado pelo Google.

Neste artigo, conhecemos mais sobre como a experiência na página é importante e de que modo ela funciona. Essa métrica mostra a nova fase do mercado digital e suas exigências para o bom ranqueamento de sites e blogs. Portanto, não hesite em adotar as estratégias necessárias para melhorar esse aspecto e conseguir bons resultados na internet.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que explica as diferenças e aplicações do SEO on-page e off-page!

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