Acesse o conteúdo

5 Gargalos no Marketing que podem afastar a empresa dos objetivos

5 Gargalos no Marketing que podem afastar a empresa dos objetivos
5 Gargalos no Marketing que podem afastar a empresa dos objetivos

Você já ouviu falar em gargalos no marketing? Eles são situações que acontecem dentro de uma estratégia ou sistema de produção que interferem diretamente nos resultados finais. Seja atrasando demandas de entrega ou reduzindo a qualidade de uma produção, os gargalos podem afetar a produtividade das ações como um todo, afastando a sua empresa dos seus objetivos.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos apresentar 5 gargalos no marketing que você precisa conhecer e evitar. Continue a leitura e confira!

Destrave todo o potencial do RD Station Marketing Destrave todo o potencial do RD Station Marketing

  1. Acesso insuficiente aos dados

    Os dados são um dos ativos mais importantes quando falamos em marketing atualmente. Isso porque eles orientam todas as estratégias e ações, sejam segmentando ou analisando o resultado de campanhas. Mas, apesar disso, muitas empresas ainda não sabem como gerenciar esse acesso a informações corretamente.

    O acesso insuficiente aos dados pode influenciar negativamente na construção de uma campanha de marketing, distorcendo até mesmo a construção de um público-alvo. É preciso pensar em estratégias que otimizem a coleta de informações de forma eficiente — como a produção de conteúdo relevante —, sempre levando em consideração a nova Lei Geral de Proteção de Dados.

  2. Tempo hábil de trabalho comprometido

    A rotina do marketing envolve diversas atividades. Nem sempre a equipe da conta de concentrar os esforços em etapas que realmente merecem atenção. Gerar tantas demandas diferentes nem sempre é possível e, muitas vezes, o tempo hábil de trabalho fica comprometido.

    A melhor solução para evitar que isso aconteça é a automação. Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado e esse tipo de investimento em tecnologia se tornou indispensável no setor de marketing. Quando você deixa que as tarefas mais simples sejam feitas de forma automática, é possível dedicar tempo de qualidade ao trabalho estratégico.

  3. Informação descentralizada

    Já falamos aqui sobre a importância dos dados para qualquer trabalho de marketing. Mas de nada adianta ter todas essas informações em mãos se ela é gerida de forma inadequada ou está descentralizada.

    Para evitar gargalos, o ideal é que toda informação possa ser acessada de forma simples e fácil pela equipe responsável — é possível fazer isso com sistemas integrados e gestão digital de dados. Afinal, a descentralização afeta a produtividade e pode gerar impactos bem complexos no setor de marketing.

  4. Falhas na comunicação

    Você sabia que algo simples, como a comunicação interna, pode ser tornar um gargalo no marketing? Isso porque nem sempre as equipes conseguem manter um sistema de contato rápido e eficiente.

    É preciso pensar em estratégias que ajudem a otimizar esse processo, investindo em ferramentas que permitam a comunicação instantânea entre os colaboradores e em plataformas que ajudem a dinamizar a rotina de trabalho.

Como você pode perceber, os gargalos no marketing atrapalham diretamente nos resultados da sua empresa, reduzindo a qualidade do trabalho realizado e prejudicando a produtividade das equipes. Para evitar que isso aconteça é essencial manter uma supervisão periódica, a fim de identificar os problemas recorrentes e solucioná-los de forma rápida e eficaz.

Gostou do nosso conteúdo sobre gargalos no marketing? Acesse nosso blog e acompanhe outras dicas e novidades que podem ajudar o seu negócio a crescer!

Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *