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Google ou Mídias Sociais? Em qual investir?

Google ou Mídias Sociais? Em qual investir?
Google ou Mídias Sociais? Em qual investir?

Desde os primórdios, as empresas e empreendedores necessitam definir suas estratégias e planejamentos para que seu produto ou serviço oferecido se sobressaia em relação aos seus concorrentes e atuem de forma permanente e recorrente na mente do consumidor, no momento da compra e principalmente no “pós” compra, para que torne-se então o favorito.

Lembrando sempre que devem ser investimentos constantes, sem “descanso” ou finalizações, baseando principalmente em concorrentes e público-alvo.

Para o consumidor, os motivos a escolherem uma marca específica para obter seus produtos ou serviços, pesam de maneiras iguais entre ambas as marcas disponíveis no mercado, e apenas quando algum, ou alguns desses motivos se sobressaem dentre todos, a marca é então escolhida.

E, além da empresa possuir o peso de ter que ser escolhida dentre seus concorrentes no mercado, a mesma ainda necessita estar em constante afirmação e marcante na mente dos consumidores, a fim dos mesmos indicarem e serem fiéis.

Os investimentos devem ser estrategicamente planejados e definidos para que no mínimo, a empresa obtenha destaque e lucre, mas, é sempre esperado ser a líder do mercado.

Para isso, não são tarefas simples e devem obter muita atenção da parte dos empreendedores e sua equipe profissional. Um dos motivos de maior destaque e que obtém grande parte dos resultados das maiores e mais bem sucedidas empresas, é o investimento em marketing.

Marketing Digital

O Marketing Digital define-se pela atuação e desenvolvimentos de valores que agregam o produto, serviço referente a empresa, mas, utilizando ambiente e meios digitais para sua atuação, como por exemplo: televisão, internet, tecnologias, entre outros.

Na atualidade, devido a grande popularização e desenvolvimentos das tecnologias e principalmente da internet, o meio mais viável de atuação das empresas é pelo marketing digital, e com isso, nos seus segmentos e métodos que o mesmo disponibiliza.

Uma empresa que não se reinventa, e principalmente que não se mantém atualizada com as tecnologias, tende a perder uma eficaz conexão e comunicação (em muitos casos) direta, com o público (que se faz inserido nas tecnologias e internet).

Como foi dito anteriormente, o marketing digital possui inúmeros segmentos diferentes de atuação, que são diferentemente indicados para situações e nichos diferentes, ou seja, apesar de eficazes, o estudo mercadológico influência na definição para atuação, nem sempre atirar em todas as possibilidades geram resultados.

As vantagens de utilizar o marketing digital são inúmeras: interatividade, análise e mensuração, custo benefício, acessibilidade, conexão, direcionamento, forte marcação, entre outras.

Por isso, é importante analisar as possibilidades e definir o que será mais benéfico para sua empresa, seu nicho e seu público-alvo, para que constantemente hajam resultados eficazes.

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A utilização do Google

Desenvolvido em 1997, o Google é um site caracterizado pela funcionalidade de busca e resultados, são pesquisas que geram resultados a partir de palavras-chaves, que sejam relacionados ao assunto ou conteúdo ou já inseridas no site gerando resultados a partir disso.

Sendo uma plataforma ideal para empresas divulgarem seus produtos e serviços, terem um contato direto de busca com o consumidor (que no qual está a procurar uma marca).

Para isso, o próprio sistema Google desenvolveu ferramentas para que os empreendedores invistam e atuem diretamente para impulsionar os resultados de seus produtos e serviços, ou simplesmente sua marca, no “mar” de concorrentes que já pertencem a plataforma.

As ferramentas são diversas, o empreendedor pode definir e investir na que se conecta melhor com a missão e os valores da empresa, para que ao fim, seja um investimento válido, listando sempre pontos positivos e negativos de cada.

  1. Google Ads

    Uma dessas ferramentas disponibilizadas pelo Google, é o Google Ads. O Google Ads é uma ferramenta no qual os empreendedores investem dinheiro na plataforma para que seus anúncios e divulgações sejam reproduzidos nos resultados de pesquisa do Google, mas que obtenha destaque e em alguns casos, alcance a primeira página, podendo também ser reproduzidos em sites relevantes como o Youtube, Outlook, blogs no geral, entre outros.

    Sendo o Google Ads uma grande plataforma de divulgação, somando no ano de 2016, a receita publicitária de U$79 bilhão de dólares, possui inúmeras vantagens para quem investe, levando em consideração o melhor benefício: estar em destaque perante seus concorrentes em qualquer pesquisa (relacionada com sua empresa, serviços ou produtos), no maior site de buscas (no qual a grande maioria utiliza como referência), obtendo grandes chances de realizarem uma venda. É um investimento em audiência qualificada para sua empresa.

    Essa ferramenta funciona com um investimento feito pelos empreendedores (a quantia determinada pelo mesmo), e em diante, são definidas algumas características, como “palavras-chave”.

    As palavras-chave são denominadas pelos empreendedores e também com a ajuda do Google, e a partir delas, a pesquisa direciona para resultados (seu anúncio).

  2. Google Meu Negócio/Google Business

    O Google Meu Negócio é uma plataforma de divulgação disponibilizada pelo Google de maneira gratuita. Nela, é possível adicionar informações que podem chamar atenção e impulsionar o consumidor a realizar a compra, as informações vão além de apenas o contato, ele mostra também seus diferenciais, recomendações, opiniões feitas a partir de experiências de outros usuários, entre outros.

  3. Google Adsense

    O Google Adsense é uma ferramenta do Google no qual direciona e organiza os anúncios de acordo com suas características para serem anunciados em determinados sites.

    O anúncio pode ser exibido nas páginas de respostas do Google, ou, pode ser direcionado para o portfólio de anunciantes e passa a estar disponível para ser escolhido para anunciar em sites e blogs definidos pelo Google (o próprio Google filtra e seleciona o melhor anúncio para ser relacionado ou contextualizado com o conteúdo e oferecimentos dos blogs ou sites). É feita uma análise e contextualização, sempre priorizando pela relevância, a fim de gerar o melhor tipo de anúncio.

  4. Vantagens do Google

    As vantagens em investir no Google são notáveis e benéficas. Como já foi dito anteriormente, os anúncios do Google circulam bilhões de dólares, dentre resultados e investimentos.

    Os orçamentos de investimentos pelo empreendedor podem ser feitos de maneiras flexíveis, podendo ser alterado quando necessário de acordo com a visão da empresa. Os resultados obtidos nos investimentos são notáveis e podem ser mensurados sempre que necessário, há uma segmentação de público que facilita a atuação dos profissionais em investir. E o principal, os resultados são realmente visíveis e benéficos.

A utilização de mídias sociais

A definição de mídias sociais, é basicamente a conexão direta com os consumidores que permite interação, comunicação, engajamento e compartilhamento das marcas com seus usuários e público-alvo, através das redes sociais, ocupando canais de comunicação como: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Whatsapp, entre outros.

Assim como o Google, os números de usuários inseridos são gritantes, cerca de 3 bilhões ativos em todo o mundo, 90% dos consumidores utilizando como uma referência de busca.

Entretanto, as redes sociais são canais de interações pessoais, fugindo da definição de mídias sociais, foi por isso então que as principais e mais populares redes sociais desenvolveram ferramentas para cadastro e funcionalidades direcionadas para empresas e marcas.

Instagram, Facebook e Youtube possuem meios de cadastro designados para empresas, tornando-o um perfil comercial, e assim, gerando alguns benefícios e maneiras de investimento.

O perfil pode ser criado e desenvolvido então uma interação e conexão com os consumidores, gerando resultados de maneira orgânica (sem qualquer investimento, apenas com o trabalho diário de se manter ativo e conectado com os usuários), mas, também existe a possibilidade de investimento real nessas redes.

Com o investimento, há um maior engajamento e promoção das publicações, anúncios, posts, etc e assim, chegando a vários públicos, e principalmente, o público alvo.

É uma maneira de investir ao ponto de que seu perfil “trabalhe sozinho” no engajamento com os posts e gere resultados a curto prazo. Imperdível para empresas que procuram engajar novos consumidores e gerarem mais impulsionamento.

Vantagens das mídias sociais

Os orçamentos também são realizados de maneiras flexíveis, de acordo com a visão do empreendedor e sua equipe. É como um investimento em inovação, diferencial e frequência nas postagens, sua empresa terá destaque nas redes sociais diante do “mar” de opções, há disponível relatórios sobre informações demográficas dos usuários, como:

  • faixa etária;
  • localização;
  • gênero;
  • educação;
  • informações de lazer;
  • informações de visitas;
  • interações, preferência dos usuários e muitas outras.

A principal: as mídias sociais desenvolvem uma relação direta com os consumidores, com interação e participação, tornando-os parte da empresa, criando laços que impulsionam a compra e obtenção.

Conclusão

Para que os valores e missão da empresa sejam elaborados, primeiramente a empresa deve realizar um estudo mercadológico, que no qual proporciona à empresa dados quantitativos e qualitativos do nicho no qual a empresa pretende ou está atuando (público-alvo, faixa etária, classe social, gênero, concorrentes, entre outros).

A partir daí, planejar e definir o que será de melhor atuação dentre as inúmeras opções disponíveis no marketing, visando investir na opção que será mais benéfica.

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