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Descubra a importância da jornada do cliente

Descubra a importância da jornada do cliente
Descubra a importância da jornada do cliente

Você já parou para pensar em como o seu cliente compra o seu produto? Já analisou todo o processo que ele precisa passar até que efetue a compra? Como a necessidade encontra a solução? Entendendo a Jornada Do Cliente, fica mais fácil compreender como são feitas as vendas e direcionar as ações de marketing para a otimização deste processo.

Para você entender a Jornada do Cliente é preciso se colocar no lugar dele. Ele passa por 4 etapas básicas, as vezes, com algumas variações. Essas etapas são:

Etapa 1 – Descoberta e Aprendizado

Aqui é quando o cliente descobre uma necessidade ou uma boa oportunidade. A partir deste ponto, ele vai realizar pesquisas a respeito das soluções disponíveis. Nessa etapa, é muito importante que ele encontre um conteúdo de qualidade, que seja do seu interesse e que passe informações relevantes sobre o serviço ou produto que ele está procurando. Nesse ponto ele está interessado apenas no produto ou serviço que corresponda às suas necessidades. Ele ainda não optou por uma empresa.

E, é nessa etapa que você tem a oportunidade de “fisgar” o cliente. Se você mostra para ele um conteúdo de qualidade e o alimenta com newsletters por e-mail, a probabilidade de ele comprar o seu produto são muito maiores.

Etapa 2 – Consideração da Solução

Nessa etapa o comprador já se aprofundou mais em suas pesquisas e já selecionou algumas soluções e começa a analisá-las. Ele já está disposto a aceitar a sua solução, caso não encontre nenhuma oportunidade melhor.

Então você precisa convencê-lo de que é a melhor, mesmo. Uma dica é despertar um sentido de urgência. Assim ele avança logo na etapa de compra e não tem tempo de analisar os seus concorrentes.

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Etapa 3 – Decisão

É agora ou nunca. Nesta etapa o comprador já escolheu a empresa e o produto ou o serviço corresponde às suas necessidades. Nesse momento, o comprador vai pesquisar a opinião de outras pessoas sobre a empresa. Se a reputação da empresa for impecável, é só correr para o abraço. O comprador passa para 4ª e última etapa.

Etapa 4 – Ação

O comprador fechou o negócio. Agora, cabe a empresa acompanhar se ele está satisfeito ou não com a aquisição. Pois, quanto mais ele gostar do que comprou, mais vezes ele voltará para comprar outros produtos e serviços. Além disso, também o indicará para seus amigos, normalmente, através das redes sociais.

Viu como entender o funcionamento da Jornada do Cliente é importante? Conhecendo e respeitando cada detalhe destas etapas, você tem a oportunidade de conduzir o comprador ao momento da compra muito mais fácil e rápido.

Mas atenção: seus clientes utilizam várias tecnologias, desde desktops à smartphones. Eles buscam uma experiência completa de interação com a sua marca. Quanto mais presente sua marca estiver, em diferentes formatos, como em redes sociais, vídeos, newsletters, mais o consumidor interage com ela, o que lhe transmite confiança e credibilidade.

Agora que você tem consciência da importância da Jornada do Cliente, entre em contato com a Via Digital para aplicar cada uma destas etapas e tenha resultados cada vez melhores. Conheça nossos serviços!

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