Você já ouviu falar em geomarketing? Essa abordagem de marketing tem ganhado cada vez mais destaque em um cenário em que, para melhorar os resultados de uma empresa, é primordial pensar em estratégias relevantes, criativas e eficientes para identificar e comunicar-se com os consumidores.
O geomarketing usa a localização geográfica dos seus clientes, reais e potenciais, e até mesmo da concorrência para identificar perfis e comportamentos dos consumidores, criar abordagens ainda mais acertadas de marketing e aprimorar a tomada de decisões empresariais.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? A seguir, listamos as principais formas de utilizá-lo a favor do seu negócio. Confira e inspire-se!
Geotargeting
O geotargeting é, provavelmente, uma das formas mais conhecidas de uso do geomarketing e transformou a forma de realizar campanhas a nível local. Com ele, é possível segmentar o público-alvo da sua marca a partir de uma localização específica.
Na prática, isso significa que você pode fazer uma campanha ou ação de marketing totalmente segmentada a partir de um país, uma cidade ou até de um bairro de interesse. Assim, o geotargeting pode filtrar um determinado público de acordo com os objetivos da sua estratégia, otimizando os resultados obtidos.
Site personalizado
Você já acessou um site e recebeu uma notificação solicitando sua localização? Esse tipo de ação é característica de sites personalizados e tem como objetivo oferecer conteúdos customizados de acordo com a localização atual dos usuários.
Esse formato de geomarketing pode ser muito eficiente para definir o idioma de um site, apresentar os anúncios adequados e, até mesmo, direcionar os consumidores para uma apresentação de produtos personalizada, em caso de e-commerces.
Geotagging
Muito comum em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, o geotagging é um formato de geomarketing que permite a marcação da localização de um usuário em uma determinada publicação. Esse tipo de ação é muito comum em estabelecimentos comerciais, cidades e pontos turísticos, além de eventos.
Um dos principais benefícios do uso desse recurso para as empresas é a divulgação espontânea. Além de permitir que novos consumidores descubram sua marca, ainda é possível obter feedback da experiência dos clientes atuais por meio do seu relato nas redes.
Check-in
Com uma proposta parecida com o geotagging, o check-in se popularizou com o aplicativo Foursquare e, hoje, está presente em diferentes redes sociais da web. A ideia é que, por meio desse recurso, os usuários informem aos seus amigos e seguidores que estão em um determinado local.
Tendo como objetivo engajar os consumidores, muitos estabelecimentos estão apostando em ofertas e recompensas exclusivas para quem realizar o check-in. Com a obtenção de acesso gratuito à internet ou com o ganho de um brinde da casa, o importante é mostrar ao mundo que você está ali.
Como você pôde perceber, o uso eficiente da tecnologia baseada na localização possibilita a aquisição de novos clientes e a sua fidelização. Por isso, é importante investir nesse conceito o quanto antes para ampliar a rentabilidade do seu negócio com a redução dos custos para um segmento específico.
Ainda tem dúvidas sobre geomarketing? Deixe um comentário no post contando para a gente o que você quer saber.