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Geomarketing: o que é e como usar como estratégia de marketing?

Geomarketing: o que é e como usar como estratégia de marketing?
Geomarketing: o que é e como usar como estratégia de marketing?

Você já ouviu falar em geomarketing? Essa abordagem de marketing tem ganhado cada vez mais destaque em um cenário em que, para melhorar os resultados de uma empresa, é primordial pensar em estratégias relevantes, criativas e eficientes para identificar e comunicar-se com os consumidores.

O geomarketing usa a localização geográfica dos seus clientes, reais e potenciais, e até mesmo da concorrência para identificar perfis e comportamentos dos consumidores, criar abordagens ainda mais acertadas de marketing e aprimorar a tomada de decisões empresariais.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? A seguir, listamos as principais formas de utilizá-lo a favor do seu negócio. Confira e inspire-se!

Geotargeting

O geotargeting é, provavelmente, uma das formas mais conhecidas de uso do geomarketing e transformou a forma de realizar campanhas a nível local. Com ele, é possível segmentar o público-alvo da sua marca a partir de uma localização específica.

Na prática, isso significa que você pode fazer uma campanha ou ação de marketing totalmente segmentada a partir de um país, uma cidade ou até de um bairro de interesse. Assim, o geotargeting pode filtrar um determinado público de acordo com os objetivos da sua estratégia, otimizando os resultados obtidos.

Site personalizado

Você já acessou um site e recebeu uma notificação solicitando sua localização? Esse tipo de ação é característica de sites personalizados e tem como objetivo oferecer conteúdos customizados de acordo com a localização atual dos usuários.

Esse formato de geomarketing pode ser muito eficiente para definir o idioma de um site, apresentar os anúncios adequados e, até mesmo, direcionar os consumidores para uma apresentação de produtos personalizada, em caso de e-commerces.

Geotagging

Muito comum em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, o geotagging é um formato de geomarketing que permite a marcação da localização de um usuário em uma determinada publicação. Esse tipo de ação é muito comum em estabelecimentos comerciais, cidades e pontos turísticos, além de eventos.

Um dos principais benefícios do uso desse recurso para as empresas é a divulgação espontânea. Além de permitir que novos consumidores descubram sua marca, ainda é possível obter feedback da experiência dos clientes atuais por meio do seu relato nas redes.

Check-in

Com uma proposta parecida com o geotagging, o check-in se popularizou com o aplicativo Foursquare e, hoje, está presente em diferentes redes sociais da web. A ideia é que, por meio desse recurso, os usuários informem aos seus amigos e seguidores que estão em um determinado local.

Tendo como objetivo engajar os consumidores, muitos estabelecimentos estão apostando em ofertas e recompensas exclusivas para quem realizar o check-in. Com a obtenção de acesso gratuito à internet ou com o ganho de um brinde da casa, o importante é mostrar ao mundo que você está ali.

Como você pôde perceber, o uso eficiente da tecnologia baseada na localização possibilita a aquisição de novos clientes e a sua fidelização. Por isso, é importante investir nesse conceito o quanto antes para ampliar a rentabilidade do seu negócio com a redução dos custos para um segmento específico.

Ainda tem dúvidas sobre geomarketing? Deixe um comentário no post contando para a gente o que você quer saber.

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