Acesse o conteúdo

ChatGPT é a próxima grande revolução na Internet?

ChatGPT é a próxima grande revolução na Internet?
ChatGPT é a próxima grande revolução na Internet?

O ChatGPT é um produto desenvolvido pela OpenIA. Enquanto objetivo da criação, tem o de levar ao público geral uma ferramenta gratuita super avançada. Por meio dela, é possível experimentar diferentes tipos de interação com uma inteligência artificial.

Por meio do ChatGPT conseguimos buscar por respostas precisas e contextuais a partir de perguntas formuladas por nós e respondidas pela IA em tempo real.

É possível utilizar a ferramenta em diferentes aplicações:

  • No processo de criação de uma assistente virtual;

  • Na criação de um chatbot;

  • Em demandas de tradução automática;

  • Na correção de fórmulas e códigos computacionais;

  • Em pesquisas dos mais diversos assuntos;

  • Na criação de conteúdos criativos;

  • Para a automatização de tarefas.

O ChatGPT se alimenta de uma rede neural chamada Transformer. Por meio dessa base de dados, há a compreensão imediata da ferramenta para diferentes demandas solicitadas a ela.

Assim, a IA é capaz de responder a qualquer tipo de pergunta com diferentes tipos de informação.

Atualmente, se discute quais são os limites éticos do uso do ChatGPT e, sobretudo, de que forma podemos utilizar a ferramenta, que até agora é gratuita, de maneiras cada vez mais criativas e voltadas para solucionar problemas do nosso dia a dia.

Quer saber mais? A Via preparou um conteúdo exclusivo para que você possa aprender a utilizar o ChatGPT!

O que é o ChatGPT e para o que ele serve?

Em seu processo de desenvolvimento, o ChatGPT utilizou um modelo de aprendizado profundo. Para a sua criação, a IA lê e armazena milhões de exemplos de conversação e de textos na Internet. Dessa maneira, a ferramenta consegue trazer respostas para perguntas complexas, estruturadas de forma absolutamente natural.

Assim, é possível utilizar a ferramenta para buscar respostas para perguntas a respeito de qualquer tema.

No entanto, algumas questões devem ser levantadas a respeito da sua utilização. Como a ferramenta reproduz, apenas, informações coletadas até o ano de 2021, algumas perguntas não trazem respostas atualizadas.

Dessa maneira, cabe sempre ao usuário que está elaborando a conversação compreender que a ferramenta é apenas uma forma de buscar informações. Isso não quer dizer, no entanto, que seja a única.

Para usuários comuns, que estão buscando apenas processos interativos com a IA, é possível desenvolver desde uma história profunda a respeito dos dilemas humanos até mesmo um guia de estudo para uma prova na escola ou na Universidade.

Já para aquelas pessoas que buscam por uma utilização que possa facilitar seu dia a dia no trabalho, por exemplo, é possível utilizar o ChatGPT como automatizador de tarefas repetitivas, como preencher um formulário ou corrigir uma fórmula em uma planilha.

Atualmente, se pode afirmar que essa é a experiência gratuita mais rica em termos de interatividade com IAs. No entanto, isso não quer dizer que tenhamos apenas vantagens em relação à plataforma, conforme será possível ver a seguir.

Destrave todo o potencial do RD Station Marketing Destrave todo o potencial do RD Station Marketing

Dilemas éticos: Em que medida o ChatGPT pode ser maléfico para o desenvolvimento educacional? E no trabalho?

Uma das maiores atrações do ChatGPT, certamente, está relacionada ao fato de que todas as suas respostas são autênticas, o que não quer dizer, ainda assim, que são verdadeiras, o que pode trazer prejuízos bastante significativos no desenvolvimento educacional e que, sobretudo, nos coloca frente a dilemas éticos.

Na França, por exemplo, a Sciences Po – Instituto de Estudos Políticos de Paris – proibiu o uso do ChatGPT em sua instituição. Caso haja comprovação de que o aluno utilizou a ferramenta em uma produção acadêmica, é possível, até mesmo, que seja expulso da Universidade. E, a depender da forma com que essa interação se deu, até mesmo de todo o sistema de Ensino Superior francês.

Em Seattle, as escolas públicas já criaram meios de impedir o acesso à ferramenta por conta da sua utilização considerada nociva para o desenvolvimento estudantil.

A questão relacionada à proibição, no entanto, vai além do plágio, apenas, e da dificuldade em buscar se o texto apresentado ou a solução apresentada pelo aluno é original.

Isso porque o ChatGPT pode ser bastante convincente na estruturação de uma resposta. Assim, uma poderá ser induzida ao erro, sobretudo se as informações fornecidas pela IA não forem devidamente checadas.

Como em toda e qualquer grande revolução tecnológica, é preciso desvendar também quais são os seus limites operacionais e, sobretudo, ajustar o comportamento da sociedade em relação à sua utilização e experienciação.

Como utilizar o ChatGPT no trabalho?

Em situações profissionais a utilização o ChatGPT pode se dar de diferentes formas, desde programar diferentes reuniões até mesmo escrever a copy de um novo produto que chegará ao mercado.

Outros usos também podem ser observados a partir de demandas de programação e de automatização de recursos desejáveis para nossos clientes, como chatbots mais inteligentes e com capacidade real de solucionar problemas.

No entanto, quando se trata da criatividade, a situação é bastante diferente. Tratar de um tema – qualquer que seja ele – com a profundidade que a mente humana pode alcançar e com as reflexões que podem ser elaboradas, ainda é tarefa meramente humana.

Assim, os aspectos mais criativos ainda dependem, sobretudo, da nossa intervenção e simples ato de colocar a mão na massa.

Dessa maneira, ainda que a IA possa oferecer insights bastante interessantes, a produção pode e deve ficar por nossa conta.

Tecnologias que contribuem com o seu negócio

A revolução tecnológica parece cada vez mais se direcionar para as demandas de automatização de atividades que demandam, normalmente, tempo e esforço humano para além do necessário. Isso faz com que as IAs ganhem espaço em nossa vida e em nossa realidade.

Isso se reflete nas assistentes pessoais que se disseminam nas casas brasileiras e do mundo inteiro e, agora, também no uso de ferramentas ainda mais poderosas, como o ChatGPT.

É fato que quanto mais a tecnologia avança enquanto modelo de investigação e de análise de informações, mais temos a ganhar para, assim, desenvolvermos ainda mais aquelas capacidades que são realmente exclusivas dos seres humanos.

Aqui, na Via, você conta com o suporte de uma equipe altamente especializada para cuidar da presença digital da sua empresa, de forma 100% humanizada, mas sem nunca tirar os olhos da potência da tecnologia como uma forma de fazer sua marca chegar ainda mais longe.

Conheça, agora, todos os nossos serviços para a sua presença digital ser uma referência no mercado!

Solicite um orçamento Solicite um orçamento