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Descubra como a estratégia de negócio pode mudar o rumo da sua empresa

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Se você não faz a mínima ideia de como prosperar em sua empresa e já está batendo aquela preocupação de a crise chegar ao seu empreendimento, então, está na hora de remodelar a sua estratégia de negócio antes que seja tarde.

O conceito de estratégia vem do militarismo e significa coordenar todas as ações possíveis que possam trazer condições vantajosas de lidar com os adversários. Para gerir uma empresa com eficácia, você precisa ter isso na ponta da língua e entender que os clientes só vão se interessar pelo seu negócio se houver um valor percebido.

Neste texto, trouxemos algumas dicas primordiais para você se dar bem nesse assunto e ainda melhorar o seu posicionamento digital. Confira!

Defina seu planejamento

O primeiro passo para construir uma estratégia de negócio eficiente é pensar no planejamento da empresa, ou seja, desde a construção da missão, da visão e dos valores até a gestão dos canais de marketing e possíveis intermediários. Estruturar o negócio é algo importantíssimo, pois, assim como a construção de uma casa, você não pode pensar em colocar o telhado sem ter feito a fundação, não é mesmo?

Sendo assim, faça reuniões com a parte estratégica da companhia e estipule qual a direção que pretendem seguir, buscando uma autoanálise das forças e fraquezas do empreendimento e identificando possíveis oportunidades e ameaças. Se possível, trabalhe com a estratégia omnichannel, pois será uma ótima forma de agregar valor ao produto e fidelizar clientes.

Identifique o seu público-alvo

Desconhecer o público que se interessaria pelos seus produtos ou serviços é um tremendo erro, afinal, a chance de dar um murro em ponta de faca e desperdiçar dinheiro com as campanhas de marketing é muito grande. Antes mesmo de montar um ponto físico ou buscar as melhores plataformas digitais, você precisa saber quem é a sua audiência e como lidar com ela.

Para que isso ocorra, o ideal é segmentar o mercado e fazer pesquisas que norteiem as estratégias em torno de boas campanhas, a fim de impulsionar as pessoas a tomarem a decisão de compra. Trabalhe com o conceito de personas, isto é, uma representação semi-fictícia do seu público ideal, verificando, assim, os problemas e objetivos que possam ser supridos ao longo da jornada de consumo.

Crie metas coerentes

Uma das grandes lições que uma boa estratégia de negócio traz é saber exatamente qual caminho percorrer, buscando resultados em curto, médio e longo prazo. A criação de objetivos e, principalmente, as metas coerentes fazem todo sentido no momento de desenvolver formas de atrair os clientes, maximizar as vendas e gerar lucros expansivos.

No entanto, verifique quais metas impactam positivamente o seu negócio, sendo que elas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Você pode, por exemplo, estipular uma redução no custo de aquisição de clientes de 10% ao mês, aumentar o investimento em 15% para ações de merchandising no varejo durante o trimestre, destinar 7% para a compra de novos softwares de controle de estoque etc.

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Analise sua concorrência

Com o propósito de tornar a sua produção linear e ter bons insights, nada melhor que dar aquela espiadinha no que as concorrentes andam fazendo de novo. O benchmarking é uma estratégia muito utilizada por gestores de sucesso, pois permite que você compare as suas ações com as de outras empresas e possa redesenhar seus processos produtivos sempre que houver necessidade.

É interessante conhecer a fundo os produtos ou serviços mais vendidos pelos concorrentes, como é o atendimento, se a divulgação é eficiente, entre outros aspectos. Porém, jamais encare as outras empresas como inimigas e nem queira copiar suas estratégias, pois focar na inovação de mercado é a melhor escolha para engajar o público.

Amplie sua rede de contatos

Ter a expertise de ampliar o seu networking ao longo do tempo é uma atitude que pode gerar excelentes negócios, afinal, nunca se sabe quando você precisará de alguém ou quando podem contar com sua empresa. Além de otimizar o relacionamento com o cliente, você precisa estabelecer bons contatos com as pessoas que se interessam pelo seu negócio, tais como organizações parceiras, fornecedores, governo e assim por diante.

Para tanto, frequente alguns eventos corporativos de diversos segmentos, participe de workshops, assista a palestras de profissionais renomados, faça cursos, entre outras formas de ter contato com o maior número de profissionais possível. Todavia, saiba trabalhar o seu marketing pessoal, pois isso pode agregar bastante ao seu poder de barganha durante uma negociação.

Capacite sua equipe

Se você tem se esforçado em manter boas estratégias nos canais offline e online, mas, mesmo assim, isso não tem surtido o efeito esperado nas vendas, talvez os seus colaboradores não tenham entendido bem o conceito que deseja implementar. Evitar ruídos na comunicação é um dos primeiros aspectos que você precisa levar em conta, pois permite que as instruções sejam assimiladas melhor por todos os setores.

Caso seja preciso, invista em um treinamento de vendas e busque entender quais são as principais dúvidas dos seus times em relação ao produto, a fim de integrar as ações e construir um ambiente de sinergia na empresa. Lembre-se de que a motivação nem sempre é só interna, por isso, é necessário oferecer oportunidades de crescimento, qualidade de vida e remunerações justas aos funcionários.

Faça uma boa gestão financeira

Claro que, antes de se aventurar pelo mundo do marketing e criar campanhas engajadoras, você precisa verificar como está a saúde financeira do seu empreendimento. Cuidar da parte contábil da empresa é algo de suma importância na hora de obter o sucesso que tanto almeja, tendo em vista que é preciso otimizar os custos para não passar apertos no futuro.

Sendo assim, faça um bom controle financeiro dos ativos e passivos da empresa, analisando possíveis cortes que possam impactar na forma de conduzir o ritmo produtivo. Com um orçamento devidamente em ordem, você consegue pensar melhor na estratégia de negócio e até arriscar novas táticas, tal como utilizar mídia paga, contratar uma agência especializada, modernizar o site e assim por diante.

Para finalizarmos, vale ressaltar que a presença da sua empresa no ambiente digital é muito importante, pois, assim, você estará de acordo com as tendências de mercado e construirá uma estratégia de negócio contundente para atrair clientes qualificados.

Se você curtiu este texto e quer compartilhar um pouco da sua experiência no segmento em que atua, então, deixe o seu comentário no post para conversarmos melhor sobre o assunto!

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