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Algoritmo do Instagram: 3 fatores para usar a favor da sua empresa

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de utilizar as redes sociais para se relacionar com o público-alvo da sua empresa, certo? Mas sabia que o algoritmo do Instagram pode ser um importante aliado nesse processo, aumentando a visibilidade das suas postagens?

Ficou curioso e quer saber mais? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o algoritmo do Instagram, destacando os principais fatores que podem ser usados a favor do seu negócio. Continue a leitura e confira!

Como as redes sociais trabalham para as empresas?

Com a popularização da internet nos últimos anos, as redes sociais se transformaram em um importante canal de comunicação. Hoje, é impensável uma marca não estar presente em pelo menos uma das plataformas mais comuns, como Facebook, Instagram ou Twitter. Afinal, elas são um eficiente meio de contato direto e de relacionamento com os clientes.

No entanto, o que as empresas vêm descobrindo com a experiência digital é que não basta simplesmente fazer uma página em uma rede social e esperar o resultado cair do céu. É necessário haver muito trabalho duro, pesquisa e, principalmente, investimento em um conteúdo de qualidade.

Sobre o Instagram

O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo e conta com mais de 800 milhões de usuários ativos. Segundo pesquisa da Opinion Box de 2019, a plataforma é a segunda mais usada pelos brasileiros e quase 50% dos entrevistados afirmaram já ter consumido produtos ou serviços que conheceram nas redes.

Ao longo dos anos, o Instagram passou por importantes modificações. Se, antes, as postagens eram exibidas em ordem cronológica, agora, a rede está muito mais interessada na qualidade e na relevância do conteúdo oferecido. E toda essa mudança tem dado resultados: atualmente, é a rede social que mais engaja os usuários.

Com tantos números e informações importantes sobre essa badalada rede social, não restam dúvidas da urgência de entender como todo esse sistema funciona, não é mesmo?

Quais são os fatores que influenciam o algoritmo do Instagram?

Quando o Instagram foi criado, ele era orientado exclusivamente pela cronologia das postagens. Os usuários entravam em suas contas e visualizavam os últimos conteúdos postados. Sempre em ordem. A partir de 2016, a rede social passou a ser conduzida por um algoritmo que prioriza a exibição de vídeos e fotos de acordo com a sua relevância.

Com essa mudança, os usuários passaram a ver preferencialmente os conteúdos postados por seus amigos, familiares e marcas preferidas. E, segundo dados da própria rede social, isso gerou um aumento considerável na visualização das postagens.

Entender como funciona esse algoritmo na prática é essencial para que essa rede social seja usada como uma ferramenta de marketing digital eficiente. Pensando nisso, listamos, a seguir, 3 fatores que influenciam o algoritmo do Instagram e você pode — e deve!— usar a favor da sua empresa. Vamos conferir?

1. Engajamento dos usuários

O engajamento de uma postagem está relacionado com a forma com que os usuários reagem e interagem com ela. Quanto maior for o engajamento, maior o seu potencial para alcançar novas pessoas. Isso porque o Instagram entende que o seu conteúdo é relevante e pode interessar a outros perfis.

Na prática, isso significa que posts com muitas curtidas e comentários serão exibidos para mais usuários, principalmente quando essa interação acontece nos primeiros momentos após a postagem.

2. Cronologia de conteúdos

Já falamos por aqui que o Instagram deixou a ordem cronológica das postagens para trás, certo? Mas isso não significa que essa cronologia não tem mais importância. O algoritmo da rede entende que os usuários estão interessados em conteúdos novos e recentes, logo, não adianta não ter uma frequência de postagens.

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3. Interesse da audiência

Se você usa bastante o Instagram, já deve ter percebido que as postagens dos seus amigos próximos e até mesmo daquelas marcas preferidas são as que mais aparecem no seu feed, certo? E isso acontece porque o algoritmo trabalha de acordo com o interesse dos usuários.

O Instagram faz uma análise dos conteúdos com os quais você interage, dos perfis que busca e dos comentários que faz para oferecer postagens semelhantes e, assim, melhorar a sua experiência na plataforma como um todo.

Como trabalhar esses fatores?

Agora que você já conhece como os algoritmos do Instagram funcionam, deve estar se perguntando como é possível trabalhar esses fatores na prática, certo? Existem diversas estratégias que podem ser aplicadas para melhorar o desempenho da sua marca nas redes. Conheça as principais a seguir.

Poste em horários de maior acesso

Descobrir quais são os melhores horários de postagens, de acordo com as preferências e o perfil do seu público-alvo, é essencial para garantir o engajamento inicial dos seus conteúdos e aumentar a sua relevância.

Para identificar os horários ideais, é importante fazer testes de postagem, analisando o comportamento da sua audiência. Também é possível visualizar os insights oferecidos pela própria plataforma sobre o acesso do seu público.

Interaja constantemente com os seguidores

Quando falamos na presença de marcas em redes sociais, a interação com os seguidores precisa ser impecável. Além de esse contato ser importante para manter a boa imagem da sua empresa, o Instagram prioriza a exibição de conteúdos para perfis que interagem entre si.

Crie um conteúdo de qualidade

Tão importante quanto gerar engajamento é despertar o interesse dos usuários em compartilhar as suas postagens. Mas, para isso acontecer, é essencial contar com um conteúdo de qualidade, que seja capaz de envolver o seu público.

Observe as suas postagens com mais comentários, marcações, compartilhamentos nos stories e até mesmo curtidas. Seguir o mesmo modelo de conteúdo pode trazer bons resultados.

Use o story diariamente

O story é um importante recurso do Instagram que está sendo explorado de forma cada vez mais eficiente pelas marcas e por influenciadores. Por meio dele, é possível ter um contato mais próximo com os seus seguidores, fortalecendo o relacionamento e aumentando o engajamento com a sua página.

Para o Instagram Stories, é válido investir em conteúdos mais descontraídos e customizados, como a exibição de bastidores, o uso de enquetes, uma central para tirar dúvidas sobre os seus produtos e serviços etc.

Incrível, não é mesmo? Como você pôde perceber, o Instagram oferece uma infinidade de possibilidades para as empresas se desenvolverem. Conhecer o funcionamento dos algoritmos é um passo importante para desenvolver estratégias cada vez mais acertadas.

Lembre-se de que uma estratégia de marketing para redes sociais deve sempre priorizar o relacionamento com o consumidor, oferecendo um conteúdo relevante para o seu público antes de vender.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento do algoritmo do Instagram, confira o nosso próximo artigo e descubra como gerar novas oportunidades nessa potente rede social.

Algoritmo do Instagram: 3 fatores para usar a favor da sua empresa

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