Como montar uma estratégia de conteúdo para YouTube

Como montar uma estratégia de conteúdo para YouTube
Como montar uma estratégia de conteúdo para YouTube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos e conteúdos da internet, por conta disso, ele se tornou muito importante para as estratégias de marketing das empresas.

Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Why Video, de 2020, realizada pela Talkshoppe, essa plataforma foi eleita como a mais importante para os brasileiros.

Os vídeos são o tipo de conteúdo mais consumido pelas pessoas, e sua empresa deve investir neles e veiculá-los pelo YouTube. Por isso, neste artigo, vamos mostrar a importância do YouTube para os negócios e como montar uma estratégia.

A importância do YouTube para as empresas

Muitas empresas têm investido no YouTube, e com isso os empreendedores têm conquistado mais engajamento de seu público.

Isso se deve a vários motivos, por exemplo, porque se uma empresa de planejamento tributário e fiscal conta com um canal nesse site, mostra ser organizada e estar por dentro das principais tendências de comunicação.

Além disso, é uma plataforma gratuita, ou seja, você tem a oportunidade de criar materiais de qualidade, no formato que mais agrada as pessoas e veiculá-los sem gastar muito com isso.

O YouTube conta com ferramentas e funções que ajudam a divulgar os vídeos e fazer com que eles cheguem a um número maior de pessoas. Sem falar que seu negócio pode contar com toda a estabilidade dessa plataforma, que pertence ao Google.

Agora que você já sabe a importância do YouTube para as empresas, no próximo tópico, vamos mostrar como criar uma boa estratégia para esse canal. Acompanhe!

Dicas de estratégias para o YouTube

Para conseguir bons resultados no YouTube e gerar mais leads, um fabricante de mochilas executivas para notebook, bem como qualquer outra empresa, pode investir em diversas estratégias. Pensando nisso, listamos as mais comuns:

Prezar pela qualidade dos vídeos

O material divulgado precisa ser inédito, ter boa qualidade, ser interessante e possuir um visual atrativo.

Ao criar o vídeo, priorize a experiência do usuário, e a melhor forma de fazer isso é se colocar no lugar dele. Sendo assim, invista em equipamentos adequados, tais como:  

  • Boa câmera;
  • Cenário apropriado;
  • Boa iluminação;
  • Ferramentas de edição.

Esses são itens básicos para fazer um bom vídeo, entretanto, existem outras estratégias que não devem ser deixadas de lado. Veja a seguir.

Apostar em formatos diferentes

Diversificar o tipo de vídeo é importante para que os usuários não se cansem do canal, parem de seguir ou deixem de assistir os vídeos.

Sendo assim, uma gráfica de banner promocional pode criar tutoriais, ensinando algum assunto na prática. Isso traz autoridade de marca para o negócio.

Outro formato que faz muito sucesso é o vlog, onde você pode falar um pouco sobre a rotina da empresa, contar experiências com clientes e permitir que os usuários interajam.

Conhecer o público-alvo

Para abordar assuntos realmente interessantes para o público-alvo, é necessário conhecê-lo, no que diz respeito aos seus interesses, hábitos, problemas e preferências.

Com base nessas informações, é possível escolher os assuntos certos, uma linguagem apropriada e um formato mais adequado.

Criar um calendário de postagens

É importante ter um calendário de publicações, que defina bem a periodicidade de postagens de vídeos e pautas.

Com base nesse cronograma, um fabricante de sinalização de segurança consegue organizar a produção dos conteúdos e divulgá-los no tempo certo.

O ideal é criar uma agenda semanal, por exemplo, definindo um dia da semana para postagem de vlog e um dia específico para tutoriais. A escolha do dia e do formato fica a seu critério.

Também é importante determinar uma quantidade e um horário, e segui-los à risca. É dessa forma que seu canal cria consistência e os seguidores saberão sobre novos vídeos.

Estudar os concorrentes

Por fim, mas não menos importante, estude e entenda o que a concorrência está divulgando. Entretanto, isso não significa que você pode copiar os conteúdos deles ou adotar o mesmo estilo.

Saber como seus concorrentes trabalham no YouTube vai nortear suas ações e ajudar a entender do que a sua audiência gosta ou não. Também é uma forma de ficar por dentro das novidades do setor.

Conclusão

O YouTube é a principal plataforma de vídeos do mundo, sendo muito importante para veicular conteúdos de qualidade e bem elaborados para o seu público-alvo.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre ele e como investir nesse tipo de material. Fazer vídeos para a sua audiência significa atender às preferências dela e conquistar mais engajamento, que ajuda a gerar leads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Receba novidades