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Entenda por que a criação de um site deve ser responsabilidade do marketing e não da TI

Afinal, quem é o departamento responsável pela construção do site de uma empresa? Não parece, mas é muito comum que ao iniciar o planejamento da construção de um site, as empresas coloquem esta responsabilidade sob os ombros do pessoal de tecnologia. Isto é um erro, como explicaremos a seguir. Acompanhe!

Para começar, é preciso entender que a criação de um site corporativo deve fazer parte de um esforço mais amplo do que simplesmente colocar uma página no “ar”. O site é o principal cartão de visitas da empresa no mundo virtual, ele coloca a marca no mapa da web, expondo o negócio e deixando claro ao público-alvo quais são os produtos e serviços oferecidos. Por isso, é preciso pensar mais amplo e iniciar a empresa no conceito de marketing digital.

E é aí que os papéis começam a ficar mais definidos. Se a empresa irá utilizar a internet para chegar até seus clientes potenciais, o planejamento do site deve vir do departamento de Marketing. É o pessoal de comunicação e marketing que deve estabelecer o propósito do novo site e, juntamente, com a diretoria e o departamento de vendas, fazer o levantamento das informações que irão contribuir para que a reputação da empresa seja elevada através do site, gerando negócios.

Para que você entenda melhor, listamos três fortes razões pelas quais a criação de sites deve ser responsabilidade do marketing. Veja:

1 – Deve mostrar os valores da marca

Desde a identidade visual até o tom de voz empregado nos conteúdos, tudo dentro de um site corporativo precisa remeter à alma da empresa – o que, basicamente, chamamos de marca.

É o departamento de marketing que cuida da marca corporativa, portanto, é ele que deve estabelecer a forma com que a marca será exposta no site. Preocupações com layout, usabilidade, conteúdo, entre outros não estão na pauta do departamento de TI.

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2 – Deve gerar negócios

Foi-se o tempo em que as empresas tinham um site somente por obrigação — para estar na web. Cada vez mais, negócios de todas as naturezas e portes vêm se conscientizando que um site pode sim ser utilizado para potencializar negócios.

Não é somente as empresas que têm lojas virtuais que podem se beneficiar com um website. Se considerarmos que as pessoas fazem consultas à web antes de fazer suas compras, estar entre os principais resultados do Google pode ser decisivo na hora de fechar uma venda — esta máxima se eleva quando se trata de negócios B2B — business to business.

3 – Deve conter o discurso comercial da empresa

Os profissionais de marketing também cuida do discurso comercial das empresas. Por isso, é natural que na hora de gerar o conteúdo do site, esta seja uma tarefa mais fácil e assertiva para eles.

Então, em que momento o departamento de TI contribui com a construção do site?

O marketing deve se preocupar com planejamento, o levantamento de requisitos, a arquitetura das informações e a contratação de fornecedores para a construção do site, mas em algum momento a TI também é envolvida.

O ideal é que desde o início do projeto, alguém de TI esteja presente para sugerir fornecedores e acompanhar o andamento da criação do site, mas é na hora de estabelecer parâmetros técnicos como contratação de servidores, hospedagem externa e aquisição de hardwares de infraestrutura que sua atuação se torna extremamente necessária.

Depois de tudo finalizado, o site precisará ficar hospedado num bom servidor, que garanta total segurança das informações, estabilidade e também disponibilidade. Esta também é a responsabilidade da equipe de TI.

Vale lembra que a responsabilidade do marketing apenas começa com o site. O passo seguinte é a aplicação da estratégia de Marketing Digital focada em gerar resultado.

Você está pensando em desenvolver um site para sua empresa? Estas dicas te ajudaram? Deixe um comentário!

Quer descobrir como implementar essas táticas e criar um site de alto desempenho que atraia clientes?

Vamos conversar →
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