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Entenda por que a criação de um site deve ser responsabilidade do marketing e não da TI

Entenda por que a criação de um site deve ser responsabilidade do marketing e não da TI
Entenda por que a criação de um site deve ser responsabilidade do marketing e não da TI

Afinal, quem é o departamento responsável pela construção do site de uma empresa? Não parece, mas é muito comum que ao iniciar o planejamento da construção de um site, as empresas coloquem esta responsabilidade sob os ombros do pessoal de tecnologia. Isto é um erro, como explicaremos a seguir. Acompanhe!

Para começar, é preciso entender que a criação de um site corporativo deve fazer parte de um esforço mais amplo do que simplesmente colocar uma página no “ar”. O site é o principal cartão de visitas da empresa no mundo virtual, ele coloca a marca no mapa da web, expondo o negócio e deixando claro ao público-alvo quais são os produtos e serviços oferecidos. Por isso, é preciso pensar mais amplo e iniciar a empresa no conceito de marketing digital.

E é aí que os papéis começam a ficar mais definidos. Se a empresa irá utilizar a internet para chegar até seus clientes potenciais, o planejamento do site deve vir do departamento de Marketing. É o pessoal de comunicação e marketing que deve estabelecer o propósito do novo site e, juntamente, com a diretoria e o departamento de vendas, fazer o levantamento das informações que irão contribuir para que a reputação da empresa seja elevada através do site, gerando negócios.

Para que você entenda melhor, listamos três fortes razões pelas quais a criação de sites deve ser responsabilidade do marketing.Veja:

  1. Deve mostrar os valores da marca

    Desde a identidade visual até o tom de voz empregado nos conteúdos, tudo dentro de um site corporativo precisa remeter à alma da empresa – o que, basicamente, chamamos de marca.

    É o departamento de marketing que cuida da marca corporativa, portanto, é ele que deve estabelecer a forma com que a marca será exposta no site. Preocupações com layout, usabilidade, conteúdo, entre outros não estão na pauta do departamento de TI.

  2. Deve gerar negócios

    Foi-se o tempo em que as empresas tinham um site somente por obrigação — para estar na web. Cada vez mais, negócios de todas as naturezas e portes vêm se conscientizando que um site pode sim ser utilizado para potencializar negócios.

    Não é somente as empresas que têm lojas virtuais que podem se beneficiar com um website. Se considerarmos que as pessoas fazem consultas à web antes de fazer suas compras, estar entre os principais resultados do Google pode ser decisivo na hora de fechar uma venda — esta máxima se eleva quando se trata de negócios B2B — business to business.

  3. Deve conter o discurso comercial da empresa

    Os profissionais de marketing também cuida do discurso comercial das empresas. Por isso, é natural que na hora de gerar o conteúdo do site, esta seja uma tarefa mais fácil e assertiva para eles.

Então, em que momento o departamento de TI contribui com a construção do site?

O marketing deve se preocupar com planejamento, o levantamento de requisitos, a arquitetura das informações e a contratação de fornecedores para a construção do site, mas em algum momento a TI também é envolvida.

O ideal é que desde o início do projeto, alguém de TI esteja presente para sugerir fornecedores e acompanhar o andamento da criação do site, mas é na hora de estabelecer parâmetros técnicos como contratação de servidores, hospedagem externa e aquisição de hardwares de infraestrutura que sua atuação se torna extremamente necessária.

Depois de tudo finalizado, o site precisará ficar hospedado num bom servidor, que garanta total segurança das informações, estabilidade e também disponibilidade. Esta também é a responsabilidade da equipe de TI.

Vale lembra que a responsabilidade do marketing apenas começa com o site. O passo seguinte é a aplicação da estratégia de Marketing Digital focada em gerar resultado.

Você está pensando em desenvolver um site para sua empresa? Estas dicas te ajudaram? Deixe um comentário!

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