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Descubra o que é prospect e como impulsionar as vendas com ele

Descubra o que é prospect e como impulsionar as vendas com ele
Descubra o que é prospect e como impulsionar as vendas com ele

Desde a popularização da Internet, muitas coisas nunca mais foram as mesmas. Hoje, o mundo está conectado. Por um aplicativo, é possível entrar em contato imediato com alguém que esteja do outro lado do mundo. O universo digital modificou o comportamento da sociedade e, com isso, algumas rotinas mudaram drasticamente.

Um exemplo disso é como se tornou comum fazer compras sem sair de casa, utilizando a internet. A partir deste fato, o marketing tradicional teve que se adaptar a uma versão virtual. O marketing digital desenvolveu novas estratégias para otimizar suas vendas e, por meio de métricas, consegue identificar quem são as pessoas mais propensas a se tornarem seus clientes: os prospects, ou prospectos.

Neste artigo abordaremos o conceito de prospects, informando a você como suas vendas podem ser impulsionadas por eles, utilizando as estratégias de modo correto. Continue com a gente para conferir!

Alguns conceitos importantes

Antes de iniciarmos, traremos alguns conceitos, para que fique evidente a diferença entre eles, já que pode parecer um pouco confuso os elementos que diferenciam os prospects, os leads e os suspects. Então abordaremos cada um deles para que as suas dúvidas sejam sanadas. Veja:

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  • O que é prospect?

    Acima, já adiantamos um pouco do conceito para você. Mas, para definir, de fato, quem são seus prospects, é necessário saber diferenciar esse termo de outros muito utilizados no marketing digital. Os leads, por exemplo, que também são potenciais clientes para o seu negócio, mas, o grau de maturidade deles com o seu produto ainda está em um estágio inicial.

    O prospect sabe realmente o que quer. Ele se encontra em um estágio mais avançado no funil de vendas e está mais propenso a se converter em cliente do seu negócio. A principal diferença entre o lead e o prospect é o momento da abordagem. Como o lead ainda não tem certeza de que o seu produto é a solução de que ele precisa, ele não recebe nenhuma abordagem direta da equipe de vendas.

  • O que é lead?

    Um lead é alguém que demonstrou interesse no seu produto ou serviço e sentiu-se atraído por algo que fez com que ele oferecesse determinadas informações para você. Tais informações podem ter sido ofertadas em formulários, avaliações gratuitas, páginas de conversão, entre outras.

    Então, o lead é um potencial consumidor, que está tão interessado que já disponibilizou informações pessoais, as quais poderão ser utilizadas nas suas estratégias de marketing para convertê-lo em cliente.

  • O que é suspect

    Outro termo que costuma gerar alguma confusão é o suspect, ou suspeito. Basicamente, ele diz respeito a qualquer oportunidade de negócio. Ele corresponde ao público-alvo do seu produto. Já não é mais um lead, pois está em outro momento da jornada de compra.

    Ou seja, dentro das estratégias de marketing digital, o suspect já demonstrou algum interesse no seu negócio, mas ainda não apresenta perspectiva de compra. No entanto, não existem impedimentos para que sua opinião mude.

Como ter mais prospects?

Para conseguir mais prospects, é imprescindível desenvolver uma estratégia de marketing digital. Sem um planejamento profissional, é praticamente impossível ter eficácia e alcançar mais prospectos. Para isso, é necessário incluir, no seu plano de ação, algumas dicas valiosas. Confira abaixo!

  1. Entenda a sua persona

    Para acertar o alvo, é primordial conhecer quem é ele. Assim, ao desenvolver seu plano de marketing, faça um estudo e construa a persona para o seu produto. Vale lembrar que persona e público-alvo não são a mesma coisa. A persona possui um perfil mais elaborado, mais próximo, o que otimiza a sua estratégia, porque o seu produto vai estar alinhado às suas expectativas.

    Ela é criada a partir de estudos e pesquisas preenchidos pelo seu público, com vistas a criar um perfil fictício que irá delinear as características gerais dos seus potenciais consumidores. Assim, ficará mais simples direcionar as ações de conversão, já que se tem um entendimento melhor do que essas pessoas desejam.

    Esse estudo deverá contemplar algumas informações, como, por exemplo, a faixa etária do público, gênero, localização, entre outras que comporão esse perfil. Conhecer a persona é uma estratégia fundamental do marketing digital.

  2. Utilize materiais ricos

    O prospect é aquela pessoa que está em busca de mais informações sobre um tema, assunto ou produto. Então, ele não vai se contentar com conteúdos rasos. Ofereça uma informação valiosa para ele e materiais ricos, como e-books de conteúdo avançado. Construir um planejamento de marketing de conteúdo com qualidade é o segredo para atrair mais prospectos ao seu negócio e reforçar a sua presença digital.

    É importante salientar que a informação, é hoje uma arma poderosa no processo de conversão. E, como a internet está permeada por ela, você deve oferecer algo original, fundamentado e didático, a fim de comunicar com mais clareza o possível o conteúdo compartilhado.

  3. Ofereça materiais gratuitos online

    Essa dica se relaciona com a anterior e é muito importante. Não basta você oferecer um material rico, com informações essenciais e claras. Muitas vezes é necessário que o acesso a esses materiais ocorra de maneira gratuita. Isso irá garantir que barreiras econômicas não interfiram no processo de conversão.

    Assim, o conteúdo do material é bastante importante, mas o acesso a ele também deve ser facilitado. Uma estratégia válida e muito utilizada, por exemplo, é a solicitação de alguma informação, como, por exemplo, o e-mail, para obtenção de acesso ao conteúdo. Assim, com esse dado, você já pode tentar uma aproximação maior com o prospecto.

  4. Invista sempre em SEO (Search Engine Optimization)

    Pode até parecer pleonasmo quando falamos em SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, e estratégia de marca online, mas isso precisa ser reforçado. O SEO é o básico quando o assunto é eficácia em marketing digital. Para conseguir conquistar leads, prospects e clientes, o seu negócio precisa investir nessa técnica para ranquear nos primeiros lugares do Google e de outros dispositivos de busca.

    Um conteúdo, seja para um e-commerce ou para um blog, construído levando-se em consideração o SEO, tende a ser mais visto, porque os mecanismos de busca o valorizam. Isso acontece porque essas ferramentas querem oferecer a melhor experiência para o usuário.

  5. Tenha mais de um canal de comunicação

    O mundo da internet oferece uma multiplicidade de canais para que você possa se comunicar com o público e levar a sua marca a pessoas que, com as estratégias do marketing tradicional, não seria possível, devido às barreiras de cunho geográfico, por exemplo. Então, não economize nas opções e invista suas estratégias nelas.

    Você pode criar uma página nas redes sociais mais populares (LinkedIn, Instagram, Facebook), investir no desenvolvimento de sites e blogs, enfim. Mostre-se ao público e aumente as possibilidades de conversão em seu negócio.

Então, o conceito de prospect configura-se essencial na elaboração de estratégia de conversão e melhora dos resultados dentro de uma organização. Investir nessas estratégias é não apenas melhorar os lucros, mas, sobretudo trabalhar a imagem da organização frente a um mercado cada vez mais competitivo. Não podemos esquecer que um cliente satisfeito num processo de compra é um potencial promotor da sua marca!

Gostou do nosso post? Tem alguma dúvida ou alguma experiência que deseja compartilhar? Então deixe seu comentário para que possamos trocar essas informações ou entre em contato com o nosso time!

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