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Funil de e-mail marketing: entenda o que ele é e como planejar o seu

Funil de e-mail marketing: entenda o que ele é e como planejar o seu
Funil de e-mail marketing: entenda o que ele é e como planejar o seu

Você sabe o que é um funil de e-mail marketing? Antes de entender sobre o tema, é importante ter em mente que os e-mails, apesar de muitos gestores pensarem que estão mortos, são uma das principais estratégias usadas no marketing.

Essa tática é capaz de proporcionar um bom ROI (Retorno sobre o Investimento). Segundo uma pesquisa, para cada R$ 1 investido é possível ter um retorno de até R$ 126. No entanto, para conquistar resultados como esse, é fundamental estruturar uma ação da forma correta.

Para ajudá-lo nessa tarefa, explicaremos como planejar um funil de e-mail marketing. Continue a leitura e confira!

O que é um funil de e-mail marketing e como ele funciona?

Uma campanha de e-mail marketing não significa criar vários e-mails aleatórios com o objetivo de atrair mais consumidores e convertê-los. O seu propósito é nutrir leads ao longo do tempo — que dependerá do ciclo de vida do cliente da sua empresa.

Dito isso, um funil de e-mail marketing se trata de uma série de e-mails devidamente elaborados e planejados, e que são enviados de forma estratégica. Geralmente, ele precisa atingir alguns objetivos. São eles:

  • atrair a atenção dos leads;
  • converter assinantes a fim de encaminhá-los para o seu site;
  • proporcionar informações interessantes de modo que o lead entre em contato com seu negócio.

E-mail marketing

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A importância das personas para o funil de e-mail marketing

A fim de gerar resultados a partir do funil de e-mail marketing, é importante entender as necessidades do seu público e antecipá-las. Nesse momento, vale a pena definir personas para a sua empresa. A partir delas, é possível identificar o motivo pelo qual cada consumidor precisa de uma versão personalizada do e-mail para ser convertido.

Por exemplo, uma livraria tem diferentes tipos de clientes, como crianças, jovens e adultos. Sabendo disso, fica mais fácil perceber que cada indivíduo terá uma necessidade de compra. Você é capaz de entender isso sem se aprofundar no perfil de cada comprador.

Portanto, uma vez que um negócio identifica as personas, é possível determinar a melhor linguagem para conversar com elas e, também, incluí-las corretamente no funil de e-mail marketing. Com isso, há uma maior taxa de conversão.

Como planejar um funil de e-mail marketing?

Se você não oferecer os conteúdos certos para o seu público e conforme as fases da jornada do cliente, há chances de perder compradores. Basicamente, cada etapa requer um tipo de conteúdo. Então, acompanhe e veja as principais práticas para criar um funil de e-mail marketing eficiente.

  • Captação de leads

    O primeiro passo é gerar leads no topo do funil de vendas. Nesse estágio, o seu objetivo é obter os contatos dos compradores da sua marca. Para isso, crie uma landing page. Nela, você terá uma única página para captar os possíveis clientes para a sua ação de marketing.

    Além disso, você também pode desenvolver métodos gratuitos que atraem o lead de modo que ele concorde em fornecer algumas informações de contato, como nome, telefone e e-mail. Assim, é possível enviar as suas ofertas e incluí-las nos funis adequados.

  • Nutrição de leads

    Após obter os contatos dos seus potenciais clientes, é necessário nutri-los para as vendas. Para isso, planeje todas as interações que realizará no funil de e-mail marketing. Lembre-se também de desenvolver diversos pontos de contato para manter a sua marca na mente do potencial consumidor.

    Esse estágio exige um período para ser completado e uma estratégia com base em gatilhos mentais para criar proposta de valor. Assim, a sua empresa é capaz de colocar os leads em listas distintas de e-mail. Porém, tenha em mente que o seu ciclo de vendas é quem determinará por quanto tempo e com que frequência precisará nutrir os contatos.

  • Conversão de leads

    Essa etapa do planejamento do seu funil de e-mail marketing é a responsável por converter os leads de modo a fechar vendas. Afinal, eles já foram captados e nutridos, e estão prontos para se tornarem clientes da sua marca.

    Nesse momento, as pessoas com maior probabilidade de serem convertidas são os contatos mais próximos da sua empresa. Por exemplo, os visitantes do seu site que colocam um produto no carrinho e não finalizaram a compra.

    Com um e-mail marketing, é possível mudar a trajetória e encorajar os contatos a voltarem na etapa em que pararam. Para esse fim, use gatilhos de urgência, como o de comunicar que o produto ou desconto está prestes expirar.

    Outra técnica para impulsionar as vendas é oferecer cupons de descontos. Muitas vezes, isso faz com que o consumidor finalize a sua compra e também, inclua outros produtos no carrinho devido ao valor ser mais em conta.

  • Retenção de clientes

    Segundo Philip Kotler, uma grande referência do marketing, converter um novo cliente custa mais caro do que manter um atual. Por isso, é importante aplicar uma estratégia que leve o consumidor para o caminho da retenção. Uma dica é investir em ações de pós-venda. Elas fidelizam os compradores, oferecem mais segurança para o cliente e estabelecem um relacionamento entre a marca e o contato.

    Tenha em mente que a partir dessa etapa também é possível crescer o seu negócio. Para isso, é preciso criar e-mails com a finalidade de ganhar a confiança do consumidor até torná-lo um promotor da sua marca. Em paralelo, continue aumentando a sua lista de contatos e conquiste novos leads para o seu funil de e-mail marketing.

  • Mensuração de resultados

    Por fim, não deixe de avaliar os resultados obtidos na sua campanha de e-mail. Essa etapa é fundamental para observar a eficiência das suas ações e identificar o que é necessário melhorar. Além disso, tenha um planejamento de marketing para orientar as suas atividades e a sua equipe.

    Agora que você sabe o que é um funil de e-mail marketing e como planejá-lo, implemente essa tática na sua empresa. Assim, é possível obter melhores resultados, aumentando as suas vendas e crescendo o seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Leia também o nosso artigo sobre a importância de mensurar os resultados e descubra o que considerar nessa análise!

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