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Como fazer um planejamento de marketing digital eficaz? Veja aqui!

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De acordo com dados divulgados pela revista Exame, o investimento em mídias digitais tende a crescer 12% até o ano de 2021. Será que sua empresa está realmente preparada para essa mudança? Como está seu planejamento de marketing digital?

O planejamento estratégico voltado para a área digital consiste em definir as devidas orientações a serem seguidas, a fim de aumentar a probabilidade das ações empregadas resultarem em vendas. Para tanto, é preciso que haja organização, atenção e uma boa análise das oportunidades de mercado.

Se você não faz ideia de quais serão seus passos no ambiente online, não se preocupe! No artigo de hoje vamos esclarecer melhor o tema e dar algumas dicas do que precisa ter em um planejamento de marketing digital. Confira!

Defina seus objetivos e metas

Muito antes de dar o pontapé inicial e tentar emplacar suas estratégias, você precisa fazer uma autoanálise sobre a situação atual da empresa e, com isso, compreender como o marketing digital pode solucionar as vendas. É indispensável ter um prévio conhecimento de onde a companhia pretende chegar a curto, médio e longo prazo.

A construção de objetivos permite que você tenha um direcionamento do que pode ser feito, ou seja, pode-se utilizar o marketing digital para melhorar a gestão de leads, aumentar o reconhecimento da marca, educar o mercado sobre os seus produtos, reduzir custos, entre outros aspectos. Todavia, lembre-se que para as metas darem certo elas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Saiba quem é o seu público-alvo

Tão importante quanto descobrir o porquê de investir em uma presença online é saber para quem você está vendendo, afinal, um planejamento direcionado para o público errado pode custar caro no final das contas. A segmentação é algo crucial para ofertar produtos ou serviços cada vez melhores, visando as características apresentadas por quem costuma comprar da empresa.

Muito além de observar padrões comportamentais, buscar informações demográficas e direcionar as promoções para uma determinada classe social, você precisa desenvolver personas, isto é, um modelo semifictício do seu público ideal. Com dados coletados por meio de pesquisas de mercado, redes sociais, avaliações de desempenho e demais formas você pode construir um perfil que tenha a ver com o que oferta.

Determine os canais de comunicação

Tendo em mente aonde quer ir e quem vai se beneficiar de fato com as soluções que oferta, você há de convir que é necessário descobrir também de que forma fará isso, não é mesmo? Os canais de comunicação dizem respeito ao caminho pelo qual um conteúdo chega ao público ou como ele será encontrado nesse mundaréu de informações.

Vale lembrar que dentro de cada canal existem algumas subdivisões de mídias, sendo que elas costumam ser classificadas em três tipos distintos: próprias, pagas e adquiridas. Um bom planejamento de marketing digital envolve esses grupos para alinhar as estratégias do site, blog, e-mail marketing, redes sociais, anúncios, menções, compartilhamentos e assim por diante.

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Estruture os conteúdos

Na hora de colocar a mão na massa, você e sua equipe precisam definir os tipos de conteúdos que podem engajar mais o público, mas sempre levando em consideração as ações anteriores. Visando um bom ranqueamento no Google, atente às boas práticas de SEO, como a relevância do conteúdo, o uso de links amigáveis, a formatação, a escolha de palavras-chave com volume de busca atrativo etc.

O perfil da persona conta muito nesse momento, pois, não faz sentido, por exemplo, você desenvolver algo excessivamente sério se o seu público costuma curtir memes e gifs nas redes sociais. Além do mais, independentemente se o recurso de comunicação utilizado será por meio de blog posts, imagens, vídeos ou áudios, lembre-se de falar a linguagem do público e entregar algo que gere valor.

Faça um cronograma

Vamos imaginar que a empresa seja voltada para a comercialização de produtos náuticos, por exemplo, você acha mesmo que um belo dia o potencial cliente vai acordar e pensar do nada: “acho que vou comprar um jet ski”? Se a sua resposta foi “sim”, então melhor rever seus conceitos, pois a venda é a consequência da idealização de uma estratégia que seja capaz de engajar o público.

É essencial que você considere a jornada do consumidor e o estágio do funil de vendas em que se encontra, tendo como base um cronograma organizado de postagens. Para suprir as necessidades do público, é preciso identificar quando ele está no patamar da decisão de compra, ou seja, entenda que 80% dos conteúdos serão para atrair e 20% vão trabalhar o lead até a concretização da venda em si.

Alinhe as informações entre os colaboradores

Quando as coisas dão errado, sempre surge aquele burburinho pelos corredores da empresa e um coloca a culpa no outro pelo mal desempenho nas vendas, não é verdade? Muito mais do que inovar nos produtos e criar soluções irresistíveis, você jamais pode esquecer da sua equipe, afinal, eles são os responsáveis pelo andamento do negócio.

Todas as informações inerentes ao planejamento de marketing digital precisam estar claras entre os colaboradores, com o propósito de orientá-los a respeito dos seus papéis dentro da empresa. Para melhorar a produtividade, os departamentos precisam estar motivados e terem sinergia entre si, pois cada equipe complementa a outra e os resultados só virão quando houver a união dos esforços.

Estabeleça métricas de análise

A venda jamais se encerra no momento de aceitação do cliente, pois é no pós-venda que sua empresa pode se beneficiar de verdade. Para otimizar o relacionamento com o cliente e alcançar os objetivos definidos lá no início, é preciso remodelar as estratégias sempre, sendo que isso só é possível ao darmos o devido valor às métricas.

Qualquer decisão que você queira tomar ao decorrer da jornada precisa ser amparada por índices quantitativos, visando aperfeiçoar o plano de ações e, aos poucos, tornar os clientes fiéis à marca. Sendo assim, analise como está o retorno sobre o investimento aplicado, o valor médio pago por cliente, a taxa de conversão de mídia paga, o número de assinantes da newsletter, entre outros indicadores.

Por fim, perceba quanta coisa está envolvida em um planejamento de marketing digital eficiente e que, ao desenvolver uma boa estratégia, torna-se possível reverter o quadro de vendas ao seu favor. No mais, sempre que necessário, conte com a experiência de uma agência, a fim de gerenciar o tempo e ter conteúdos de qualidade.

Se você não vê a hora de colocar tudo isso em prática, mas ainda está com um certo receio e várias dúvidas pairando a cabeça, então, entre em contato com a gente! Teremos o prazer de mostrar o caminho do sucesso no marketing digital!

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