Acesse o conteúdo

Smarketing e a revolução em suas vendas!

Smarketing e a revolução em suas vendas!
Smarketing e a revolução em suas vendas!

Uma empresa está geralmente focada no lucro e na fidelização dos clientes, certo. Não tem como um negócio crescer sem poder contar com a clientela que é fiel à marca, e dentro de uma empresa existem dois setores importantíssimos para que os objetivos acima mencionados deem certo: a equipe de vendas e a equipe de marketing.

Enquanto a primeira se interessa em um atendimento individual focando-se na transparência para fechar negócio com cada cliente, a segunda tem como meta conquistar e chamar atenção desse cliente para que eles fiquem interessados em continuar confiando na empresa. Com isso, o marketing de conteúdo e digital andam lado a lado.

Entretanto, por outro lado, a equipe de vendas e a equipe de marketing nunca se deram muito bem, afinal, ambas são muito importantes para a lucratividade do ambiente de trabalho, então pode-se dizer que existe uma certa rixa ou rivalidade. Mas, a verdade é que se elas se juntassem comandando um mesmo objetivo, a receita de empresa aumentaria.

E, se você acha que não existe esta possibilidade, é porque nunca ouviu falar do Smarketing (sales (vendas) + marketing).

Qual o objetivo do Smarketing?

Bom, basicamente o smarketing tem como alvo principal o alinhamento entre essas equipes para que a lucratividade da empresa seja ainda maior. Os benefícios são exatamente aumentar o tráfego de clientes e leitores, concentrando-se em um mesmo funil para que o atendimento tenha êxito.

Mas, para que o alinhamento dê certo, é preciso planejar e montar estratégias em conjunto, como se formassem um time só lutando pelo mesmo objetivo. Confira como implementar o smarketing em sua empresa.

Solicite um orçamento Solicite um orçamento

  • Semelhança de metas

    Tecnicamente, ambas as equipes possuem semelhanças em suas metas, afinal, querem aumentar o lucro. Entretanto, com o smarketing elas devem trabalhar em conjunto, formando objetivos para que unidas possam acelerar a conquista dessas metas e assim melhorar o desempenho da empresa como um todo. Por isso, a comunicação entre elas é tudo nessa hora. Sentar, planejar e propor objetivos é um exemplo.

  • Avaliando os progressos

    Não adianta nada definir as metas se cada equipe não fornecer o progresso para a outra. Sendo assim, para que o smarketing promova resultados satisfatórios, é preciso que o progresso de cada tarefa e objetivo cumprido sejam assinalados e comentados pelas equipes. Resumindo: tanto os triunfos quanto os fracassos (se houver) devem ser compartilhados para que as equipes encontrem uma solução juntas.

    Você pode estar achando que implementar o Smarketing é difícil, entretanto, não é. Basta que as equipes falem a mesma língua, objetivando o mesmo fim, vamos dizer assim. Por isso é tão importante a comunicação entre elas.

  • Trabalho complementar

    Tanto a equipe de vendas quanto a equipe de marketing podem se ajudar também em outro aspecto, complementando-se no que diz respeito ao comprador, consumidor e cliente. Ao mesmo tempo em que o marketing precisa conhecer o público-alvo para definir as ações e conteúdo, as vendas precisam saber as necessidades dos clientes. Logo, cada um pode fornecer informações que irão complementar esse funil estratégico.

Continue por aqui no blog da Via Agência Digital, assim você recebe mais informações sobre o mundo do marketing digital!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *