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O que faz um gestor de tráfego? Entenda sobre a profissão

O que faz um gestor de tráfego? Entenda sobre a profissão
O que faz um gestor de tráfego? Entenda sobre a profissão

O que faz com que seu produto ou serviços cheguem realmente a clientes interessados? A resposta para esta pergunta é simples: o gestor de tráfego pago!

Afinal, o sucesso de uma empresa depende sempre de três fatores essenciais: produtos e serviços diferenciados, boas estratégias de marketing e uma gestão de recursos eficiente.

Uma pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil mostrou que, em 2020, o país chegou à marca de 152 milhões de usuários de internet, com uma tendência forte de crescimento no ano seguinte.

Com tantos clientes em potencial, contar com um gestor de tráfego experiente é o caminho para levar suas soluções aos clientes que buscam aquilo que sua marca pode oferecer!

Neste artigo, vamos falar sobre o que faz um gestor de tráfego e qual a sua relevância para o sucesso das empresas no marketing digital.

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Mas afinal, o que faz um gestor de tráfego?

Para entender o que faz um gestor de tráfego, a melhor explicação é ver na prática o seu trabalho.

Pense nas seguintes situações: você está vendo suas atualizações nas mídias sociais quando, de repente, se depara com um anúncio de um produto ou serviço que estava procurando, ou então, busca por algo no Google e na primeira posição dos resultados está exatamente a resposta que procura.

Tudo isso parece familiar? Bom, o responsável por levar até você todas as soluções que você procura é o gestor de tráfego.

O Gestor de Tráfego é o profissional responsável por gerar acessos para um site na internet. Sua função é desenvolver, programar, acompanhar e analisar todas as campanhas de anúncios digitais, ou seja, de tráfego pago, em diferentes canais.

Toda e qualquer marca que esteja presente nos canais digitais precisa de estratégias para atrair pessoas interessadas em seus produtos e serviços.

Por meio de anúncios e ações patrocinadas, o gestor de tráfego atua para levar a marca até os clientes potenciais, em canais como Google, Facebook, YouTube, Instagram e muitos outros.

Por que o gestor de tráfego é importante para as empresas?

A atuação de gestor de tráfego não é exatamente nova no mercado do marketing. Antes da grande popularização dos canais digitais entre os consumidores, as marcas já faziam uso de publicidades em diversos meios de comunicação.

Atualmente chamada de mídia off-line, espaços publicitários em revistas, jornais e outdoors sempre fizeram parte das estratégias dos profissionais de marketing.

Porém, pela presença cada vez maior do digital na vida dos consumidores, seja nas mídias sociais, canais de vídeos, site de notícias e muitas outras possibilidades, as marcas migraram seus investimentos para estes espaços.

Somado a isso, os e-commerces se estabeleceram como os grandes players em diversos setores de consumo, o que tornou os anúncios e as campanhas digitais essenciais para o sucesso de qualquer empresa.

Qual a sua importância para o mercado?

Um dos objetivos centrais do marketing digital é desenvolver campanhas e estratégias que atraiam clientes interessados na solução que a marca tem a oferecer.

Com uma infinidade de canais digitais disponíveis, seja mídias sociais, sites, blogs e outras plataformas, somado a um número incalculável de marcas disputando a atenção dos consumidores, fazer o conteúdo certo chegar até um cliente em potencial é bastante complexo.

É neste cenário desafiador que a atuação do gestor de tráfego se mostra fundamental para qualquer estratégia de sucesso de uma empresa.

Esse profissional irá analisar todos os dados referente à empresa, o mercado a qual ela está inserida e o perfil do público-alvo para avaliar qual o melhor canal para os anúncios, os tipos de abordagem mais assertivas e valor necessário para alcançar os objetivos.

Mas os desafios não param por aí. Também faz parte das atribuições do gestor de tráfego analisar os resultados obtidos, através da avaliação das métricas para que seja possível otimizar constantemente os resultados.

Qual o momento certo de contratar um gestor de tráfego?

Para empresas que estão avaliando qual o melhor momento para contratar um gestor de tráfego, a orientação é que ele atue desde o início do desenvolvimento das ações de marketing digital.

Estar presente nos canais digitais já faz parte da rotina de grande parte das marcas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Para garantir que todos os investimentos feitos para a divulgação no ambiente on-line sejam acompanhados de resultados, é essencial contar com a orientação e assessoria de profissionais especializados.

Nos últimos anos, acompanhamos de perto a grande popularização que as ações digitais tiveram. Apresentadas de forma equivocada, muitos julgaram que fazer anúncios e gerar tráfego para sites era algo simples e até mesmo banal.

E o resultado disso não poderia ser mais desastroso: empresários e empreendedores investindo recursos em ações sem qualquer relevância que não traziam qualquer retorno.

Um especialista em tráfego pago, por meio de estudos, análises e estratégia, mapeia o público-alvo certo de cada empresa e entrega a eles anúncios que sejam impossíveis de ignorar!

Como atuar no mercado com gestão de tráfego?

Para aqueles que estão interessados em atuar como gestores de tráfego, uma boa notícia: o mercado de trabalho está muito aquecido e demandando por profissionais de qualidade.

O primeiro passo para empreender nesta profissão é se preparar e aprimorar seus conhecimentos. Existem diversos cursos de gestão de tráfego disponíveis, principalmente para as plataformas mais comuns: Google, Facebook e Instagram.

Além disso, é muito importante ter conhecimento das plataformas que pretende atuar. O Google Skillshop do Google Ads, Analytics e Tag Manager, e o BluePrint do Facebook são ótimas possibilidades.

Somado a isso, ter domínio sobre as teorias e técnicas de marketing é fundamental para fazer uma boa análise de mercado, concorrência e público-alvo das marcas, e embasar suas estratégias em dados e estudos.

Com todos estes atributos, o gestor de tráfego estará apto para conquistar sempre os melhores resultados.

A gestão de tráfego é essencial para todas as marcas que buscam uma ter uma presença digital de relevância.

Por meio de anúncios estratégicos, ela é responsável por levar até a marca clientes realmente interessados. No blog Aquisição de tráfego para o blog: 4 motivos de sua importância, falamos sobre como atrair usuários qualificados pode ser o ponto de virada para uma empresa.

Agora que você já sabe o que faz um gestor de tráfego e sua importância para o marketing digital, não deixe de conferir os outros artigos da Via Agência Digital.

Todos os conteúdos são desenvolvidos para ajudar você a garantir os melhores resultados de marketing e venda para sua empresa!

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