Acesse o conteúdo

Zero Click: Por que algumas pesquisas no Google não recebem cliques?

Zero Click: Por que algumas pesquisas no Google não recebem cliques?
Zero Click: Por que algumas pesquisas no Google não recebem cliques?

Já imaginou investir em ações de conteúdo, gastar tempo e dinheiro com estratégias digitais e, ao verificar seus primeiros resultados, notar que não recebeu sequer uma visita? Pois bem, esse “fenômeno” ocorre com mais frequência do que se imagina e tem até nome: Zero Click Search!

Aliás, para se ter uma ideia, a maior parte das pesquisas na plataforma de buscas sofre com isso, como apontam levantamentos recentes, que também serão tema deste post.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre o assunto e, principalmente, não precisar passar por este tipo de problema em sua campanha, continue até o final.

Boa leitura!

Como bem resumimos, o fenômeno do Zero Click Search é quando um determinado conteúdo, seja ele de atração ou de conversão, simplesmente não recebe qualquer tipo de ação ou interação do lead.

Em outras palavras, o conteúdo está ali “solto” e sem trazer nenhum tipo de benefício ou resposta à empresa ou profissional de marketing.

E na prática, isso colocou em xeque uma série de questões. Afinal, seria uma mudança de comportamento dos usuários? Novas regras de SEO do Google foram publicadas e não divulgadas devidamente? Ou ainda seria pela competitividade das publicações, que dificultam o bom ranqueamento das palavras-chaves?

Em suma, podemos dizer que é um pouco de cada coisa, mas que há como “consertar” esse caminho com novas estratégias, como veremos mais à frente!

SEO Técnico: o guia

As estratégias de SEO são fundamentais para o sucesso de um negócio online

O que o Google diz sobre o Zero Click?

De acordo com uma pesquisa recente encomendada pela Spark Toro em parceria com a Similar Web, mostrou que quase 65% de todas as pesquisas feitas no Google não geram nenhum tipo de clique no conteúdo.

Que o fenômeno pudesse ocorrer, disso nenhum profissional de marketing com o mínimo de experiência duvidaria. No entanto, o que pegou de surpresa, de fato, foi o volume apresentado.

Ou seja, mais que a metade de tudo o que é publicado na plataforma de busca não está servindo para muita coisa, concorda?

Mas quais seriam os motivos para esse “boicote” de cliques? Segundo justificativas do próprio Google, deu a entender que, cada vez mais, há uma filtragem mais exigente sobre os conteúdos ranqueados da plataforma.

Como bem destacou o especialista e funcionário do Google Danny Sullivan, a plataforma tem levado mais e mais tráfego á toda a internet e que esse volume cresce a cada ano.

De acordo com ele, as recentes pesquisas de Zero Click não exploram devidamente o comportamento dos leads e os tipos de buscas que eles costumam fazer hoje.

Na prática, segundo o especialista, esse seria o grande motivo de algumas buscas não darem resultados algum aos sites.

Ele complementa ainda destacando algumas dessas razões:

  • Os usuários estão reformulando mais as suas pesquisas – Em geral, a pessoa não fica satisfeita com os primeiros resultados e reformula uma nova busca, deixando aquela primeira pesquisa sem nenhum clique;

  • Os usuários procuram informações rápidas – Outro tipo de busca que termina na própria SERP. Ou seja, são as respostas que aparecem na primeira página, sem a necessidade que o usuário clique e acesse o site;

  • As pessoas estão se conectando diretamente aos negócios – Segundo o especialista, mais de 84% dos leads buscam pela localização da empresa e tratam suas dúvidas diretamente por outros canais.

  • Os aplicativos estão mais populares – O especialista explica que as pesquisas sobre o Zero Click não consideram os acessos de usuários por meio de aplicativos instalados em seus gadgets.

Além do Google, quem mais tem responsabilidade sobre o Zero Click?

Ainda que o Google tenha se justificado com os aspectos acima, ele acaba carregando a maior responsabilidade dos conteúdos de Zero Click em sua plataforma.

Mas justiça seja feita, não podemos limitar o problema a eles somente, concorda? Afinal, é mais do que sabido que, nos últimos anos, o volume de publicações online e das exigências mais rígidas de SEO aumentou significativamente.

E claro, isso torna a internet mais competitiva e, digamos, mais difícil de se destacar entre os leads.

Portanto, é mais do que óbvio hoje que, se a sua campanha não tiver o devido planejamento e investir em estratégias certeiras, muito certamente seus conteúdos também não trarão resultados positivos. E isso inclui a possibilidade do Zero Click!

Sendo assim, ao notar que suas páginas não recebem cliques ou, pelo menos, não como você esperava, é bom mudar algumas estratégias, bem como:

Revisar suas ações e estratégias de marketing

Insistir no erro não é o melhor caminho! Sendo assim, se as suas estratégias atuais não geram resultados satisfatórios, é hora de pensar em mudanças significativas.

E na prática, isso pode englobar diferentes ações. Por exemplo, troca de redatores, dos tipos de conteúdos, revisão das publicações com baixo engajamento, investimento em links patrocinados, entre outras.

Investir na parceria de uma agência especializada

Como bem destacado acima, a internet tem se tornado um ambiente cada vez mais competitivo e exigente! Portanto, direcionar suas estratégias tende a ser uma ação vantajosa e com melhores resultados.

Hoje, existem centenas de milhares de agências especializadas em setores da economia e áreas de atuação específicas. E isso pode ajudar a melhorar a qualidade e a relevância de seus conteúdos, além de ter um suporte e monitoramento de especialistas sobre seus resultados.

Apostar na automação de sua campanha

Contar com sistemas de automação de marketing é fator estratégico indispensável para qualquer campanha hoje. E mais do que automatizar determinadas ações e tarefas, essas plataformas permitem também planejar melhor suas ações e, ainda, acompanhar seus resultados.

Assim, ao definir sua nova agência de marketing, converse com um especialista e se informe sobre as ferramentas usadas por ela.

Em resumo, essas são algumas dicas sobre o fenômeno do Zero Click Search do Google e com isso pode afetar por completo a sua campanha. Porém, mais do que buscar os motivos e “culpados” pelo problema, é fundamental sempre rever suas próprias estratégias e investir na renovação de suas ações.

E para saber mais e contar com um suporte de especialistas para aumentar os cliques de suas páginas, acesse agora o site da Via e confira de perto as melhores estratégias digitais para o seu negócio.

Solicite um orçamento Solicite um orçamento