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Confira 5 dicas para motivar a sua equipe de vendas

Confira 5 dicas para motivar a sua equipe de vendas

Confira 5 dicas para motivar a sua equipe de vendas

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Para garantir crescimento e sobrevivência competitiva, a empresa não deve focar apenas os processos. As pessoas compõem um ativo valioso para seu desenvolvimento e seu sucesso, sendo responsáveis por um atendimento primoroso e pelo alcance de metas. E, por falar em pessoas e metas, motivar a equipe de vendas deve ser um elemento-chave do seu negócio.

A tarefa não é fácil, uma vez que necessita de muita habilidade do gestor ou proprietário para lidar com diferentes necessidades, talentos e perfis comportamentais. É preciso encontrar o equilíbrio certo entre recompensas financeiras, intelectuais e de valorização desses profissionais, de modo a extrair o potencial máximo desses talentos e manter o faturamento em números crescentes.

Então, em vez de somente cobrar por resultados, que tal descobrir como dar o seu melhor em prol do time? Permaneça neste artigo e veja 5 maneiras de como fazer isso!

1. Capacite os vendedores

As qualidades de um bom vendedor não são apenas características natas, mas fatores que devem ser construídos com treinamento e capacitação. Em função disso, ofereça cursos periódicos, participação em simpósios e o que mais for necessário para atualizá-los sobre as novidades e técnicas avançadas do setor.

2. Defina metas claras e alcançáveis

Algumas empresas constroem o hábito de estabelecer metas irreais — acima da capacidade humana — ou, até mesmo, mensuráveis, mas estruturadas para que o vendedor nunca as atinja e, com isso, não seja necessário arcar com comissões extras. Entretanto, no longo prazo, o efeito acaba saindo contrário ao desejado por essa gestão de vendas.

Quem se motivaria a atingir um objetivo, sabendo que ele é impossível? Por isso, estabeleça-os de forma clara e de modo que engajem o colaborador. Uma tendência nesse sentido é o sistema de gamificação de metas, que oferece uma competição saudável e prêmios para aqueles que conseguirem melhor desempenho dentro da equipe.

3. Desenvolva um ambiente de trabalho incrível

Grande parte da motivação da equipe de vendas está relacionada à qualidade do ambiente de trabalho e do relacionamento interpessoal. Uma atmosfera pesada, além de desgastante, pode levar o trabalhador a perder o interesse no trabalho e até a contribuir para a piora da cultura organizacional.

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Promova a interação entre os funcionários. Invista em móveis ergonômicos, cores leves e divertidas e em uma boa iluminação. Ter uma sala de descompressão também ajuda a relaxar e a descontrair e, geralmente, é muito bem-visto pelo time.

4. Ofereça benefícios interessantes e inovadores

Além das comissões, que devem ser realmente atrativas, invista em benefícios que agreguem valor à vida do vendedor e mostrem como a organização se preocupa com o bem-estar dele.

Recompense, então, os esforços da equipe com um bom plano de saúde, cursos de idiomas, exercícios laborais, crédito consignado e outros serviços que permitam que o time tenha melhores condições — físicas e psicológicas — para trabalhar. Deixar um espaço na copa com lanchinhos e bebidas costuma também engajar.

5. Trabalhe com feedbacks que motivem a equipe de vendas

O líder deve ter um papel ativo dentro de sua equipe. Comemore com ela os resultados obtidos e saiba ouvir suas necessidades, críticas e sugestões. Sem esses pontos básicos, as chances de os seus talentos migrarem para a concorrência se tornam muito maiores.

Da mesma forma, saber como oferecer os feedbacks é fundamental para promover a valorização do time, bem como para corrigir pontos que precisam de melhorias. Institua esse hábito em uma via de mão dupla com seus funcionários.

Motivar a equipe de vendas é realmente essencial para obter bons resultados. Afinal, os clientes percebem quando o profissional envolvido na negociação está engajado e satisfeito, o que os leva a enxergarem a empresa com melhores olhos. Promova as dicas aqui apresentadas e, quando possível, volte para relatar os efeitos no seu negócio.

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