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Confira 10 dicas para motivar a sua equipe de vendas

Confira 10 dicas para motivar a sua equipe de vendas Confira 10 dicas para motivar a sua equipe de vendas
Confira 10 dicas para motivar a sua equipe de vendas

A forma como as pessoas consomem produtos e serviços mudou muito nos últimos anos. Com isso, as qualidades de um bom vendedor também mudaram. Essas qualidades são imprescindíveis para alcançar os resultados desejados em qualquer negócio, pois o bom comportamento do vendedor também é um aspecto essencial para conquistar os objetivos de um empreendimento.

Dessa maneira, é inegável a importância de investir em uma equipe de vendas devidamente qualificada. Se preparada da melhor forma, essa equipe é capaz de trazer uma série de benefícios para o seu negócio. É o caso da fidelização da clientela, altas taxas de conversão, clientes mais satisfeitos, crescimento do negócio e muito mais.

Para ajudar você a qualificar cada vez mais a sua equipe de vendedores, separamos as 10 qualidades de um bom vendedor nas quais é necessário investir em busca do crescimento do negócio. Acompanhe!

1. Conhecimento profundo do seu público

Esta é, definitivamente, uma das qualidades mais importantes que um vendedor deve cultivar por uma série de razões. Um dos motivos é que, ao conhecer o público do seu negócio, o vendedor será capaz de identificar as melhores abordagens a serem utilizadas.

Por isso, o profissional precisa observar os clientes sempre com um olhar atento. A partir de suas conclusões, é necessário traçar estratégias de vendas de acordo com seu público.

2. Exercício da escuta ativa 

De nada adianta chegar para o cliente com um discurso pronto, mas sem ter a capacidade básica de escutar seus problemas e necessidades reais, não é mesmo? Por isso, a escuta ativa é uma das grandes qualidades de um bom vendedor.

É essa característica que vai proporcionar uma comunicação de qualidade entre vendedores e clientes, permitindo uma real interação entre ambas as partes. Isso porque, ao exercitar a escuta ativa, o vendedor não vai apenas comunicar a sua mensagem, mas também escutar verdadeiramente os contrapontos do consumidor e buscar uma solução verdadeira para ele. Ou seja, nada de entregar uma “receita de bolo”.

3. Argumentação sincera

Todos nós já fomos abordados por um vendedor que doura demais a pílula. Nesses casos, é possível perceber essa estratégia na mesma hora — e é por isso que a verdade é o melhor caminho durante uma venda.

Ressaltar os benefícios do seu negócio realmente é algo muito importante, mas isso nada tem a ver com inventar ou aumentar fatos. Assim, incentive a honestidade nos seus vendedores para que sua empresa tenha clientes que confiam em você e voltem mais vezes.

4. Resiliência e força de vontade

Essa é outra das grandes qualidades de um bom vendedor. O processo de vendas nem sempre é feito apenas de vitórias, o que torna necessário que a equipe esteja sempre preparada para lidar com os momentos de vacas magras da melhor forma possível. Nesse sentido, é importante que os profissionais não se deixem abater, façam uma análise do que funcionou ou não e sigam em frente.

5. Paciência e disposição em servir

Por fim, nenhuma empresa consegue fechar um negócio caso sua equipe de vendas esteja impaciente, mostrando-se incapaz de escutar, não estando disposta e aberta a servir e querendo apenas vender quanto antes, sem estabelecer uma relação sincera com o cliente, não é mesmo?

Portanto, lembre-se de que paciência e disposição são características fundamentais. Elas mostram que a relação que se deseja construir ali é muito maior que uma única venda e planta a semente de vendas futuras.

6. Conhecimento técnico

A busca por aprendizado é uma habilidade muito valorizada em todos os ramos do mercado, e a situação não poderia ser diferente quando o assunto são vendas. Hoje em dia, como vivemos em uma era de grande informação, é possível acessar, de maneira fácil e prática, materiais de estudo sobre os mais variados temas relacionados às vendas.

Na busca por conhecimento e habilidades para aumentar a efetividade nos negócios, vale de tudo. Ler livros técnicos, participar de cursos presenciais ou online, marcar presença em palestras e congressos e acessar conteúdos em sites especializados são algumas opções interessantes.

7. Ética

É impossível falar em qualidades de um bom vendedor sem citar a ética. Afinal, os bons vendedores devem ser éticos e honestos. Em vendas, a ética deve ser um norteador para o comportamento do profissional, pois ela faz com que uma pessoa seja considerada boa ou má, justa ou injusta.

Se um vendedor aceita uma propina ou age em conflito de interesses com o negócio, ele está deixando a ética de lado em sua atuação. Já um profissional que avisa sobre um troco errado e não tira proveito dos consumidores está mostrando ter um comportamento ético.

8. Carisma

Um discurso simpático, fluido e convincente é a marca registrada dos carismáticos. Quando um vendedor tem essa característica, ele é capaz de chamar a atenção dos clientes e convencê-los mais facilmente a fechar uma venda. Por isso, é sempre uma boa ideia ter profissionais na equipe com esta característica.

A mensagem também é mais facilmente recebida pelos consumidores quando o carisma está presente nas vendas. Aumentar os sorrisos, fazer pausas durante as falas e diminuir a entonação da voz ao final das frases são boas dicas para ter carisma em vendas.

9. Paixão pelo que faz

Para que um vendedor seja capaz de tudo para convencer os clientes de que o produto da empresa é o melhor do mercado, é necessário que ele vista a camisa do negócio. Isso só será possível se o profissional tiver paixão pelo que faz.

A verdade é que ninguém é bem-sucedido se não for apaixonado pela profissão. No caso dos vendedores, eles não devem encarar seu trabalho apenas como “vender”, mas como uma oportunidade de alcançar os seus sonhos e desejos pessoais.

10. Comprometimento

Depois que o cliente assina um contrato ou adquire um produto, não é raro encontrar no mercado empresas que oferecem serviços ou mercadorias completamente diferentes daquilo que anunciavam. Para piorar, o vendedor acaba se esquecendo do cliente depois de receber sua comissão. Você não quer que isso aconteça em sua empresa, certo?

É por isso que o comprometimento é outra qualidade imprescindível entre os vendedores. Além de se mostrarem comprometidos com os resultados do negócio, eles também precisam defender os clientes e fazer de tudo para que eles tenham a melhor experiência de compra.

Treine as qualidades de um bom vendedor

Agora que você já descobriu quais são algumas das principais qualidades de um bom vendedor, é hora de investir no desenvolvimento dessas qualidades junto à sua equipe de vendas.

Para isso, invista em treinamento de qualidade, adequado ao seu tipo de negócio. Afinal, a sua equipe deve conhecer os seus produtos ou serviços na ponta da língua, além de ter disponíveis as melhores tecnologias para realizar as vendas e uma estrutura de trabalho adequada.

Depois de conferir o nosso post, não restam dúvidas de que o desempenho da sua equipe vai melhorar consideravelmente. Que tal aproveitar para ficar por dentro de outras dicas e novidades para melhorar cada vez mais os resultados de seu negócio? Então, siga as nossas redes sociais — estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.

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