Confira 10 dicas para motivar a sua equipe de vendas

Confira 10 dicas para motivar a sua equipe de vendas
Confira 10 dicas para motivar a sua equipe de vendas

Uma empresa que deseja crescer e sobreviver no mercado competitivo não deve focar apenas nos processos. Os colaboradores compõem um ativo valioso para seu desenvolvimento e seu sucesso, sendo responsáveis por um atendimento primoroso e pelo alcance de metas. Por isso, é importante motivar a equipe de vendas para obter os resultados esperados.

A tarefa não é fácil, uma vez que necessita de muita habilidade do gestor ou proprietário para lidar com diferentes necessidades, talentos e perfis comportamentais. É preciso encontrar o equilíbrio certo entre recompensas financeiras, intelectuais e de valorização dos profissionais, de modo a extrair o potencial máximo desses talentos e manter o faturamento em números crescentes.

Então, em vez de somente cobrar por resultados, que tal descobrir como dar o seu melhor em prol do time? Continue lendo e veja 10 maneiras de como fazer isso!

  1. Capacite os vendedores

    As qualidades de um bom vendedor não são apenas características natas, mas fatores que devem ser construídos com treinamento e capacitação. Em função disso, ofereça cursos periódicos, participação em simpósios e o que mais for necessário para atualizá-los sobre as novidades e técnicas avançadas do setor.

  2. Defina metas claras e alcançáveis

    Algumas empresas constroem o hábito de estabelecer metas irreais — acima da capacidade humana — ou, até mesmo, mensuráveis, mas estruturadas para que o vendedor nunca as atinja e, com isso, não seja necessário arcar com comissões extras. Entretanto, a longo prazo, o efeito acaba saindo contrário ao desejado por essa gestão de vendas.

    Então, quem se motivaria a atingir um objetivo, sabendo que ele é impossível? Por isso, estabeleça-os de forma clara e de modo que engajem o colaborador. Uma tendência nesse sentido é o sistema de gamificação de metas, que oferece uma competição saudável e prêmios para aqueles que conseguirem melhor desempenho dentro do time.

  3. Desenvolva um ambiente de trabalho incrível

    Outra dica para motivar a equipe de vendas está relacionada à qualidade do ambiente de trabalho e do relacionamento interpessoal. Uma atmosfera pesada, além de desgastante, pode levar o trabalhador a perder o interesse no serviço e até a contribuir para a piora da cultura organizacional.

    Portanto, promova a interação entre os funcionários, invista em móveis ergonômicos, cores leves e divertidas e em uma boa iluminação. Além disso, ter uma sala de descompressão também ajuda a relaxar e a descontrair e, geralmente, é muito bem-visto pelo time.

  4. Ofereça benefícios interessantes e inovadores

    Além das comissões, que devem ser realmente atrativas, empregue benefícios que agreguem valor à vida do vendedor e que mostrem como a organização se preocupa com o bem-estar dele.

    Então, recompense os esforços da equipe com um bom plano de saúde, cursos de idiomas, exercícios laborais, crédito consignado e outros serviços que permitam que o time tenha melhores condições — físicas e psicológicas — para trabalhar. Ainda, deixar um espaço na copa com lanchinhos e bebidas também costuma engajar. Com certeza, isso motivará a equipe de vendas, trazendo melhores resultados.

  5. Trabalhe com feedbacks que motivem a equipe de vendas

    O líder deve ter um papel ativo dentro de sua equipe. Então, comemore com ela os resultados obtidos e saiba ouvir suas necessidades, críticas e sugestões. Sem esses pontos básicos, as chances dos seus talentos migrarem para a concorrência se tornam muito maiores.

    Da mesma forma, saber como oferecer os feedbacks é fundamental para promover a valorização do time, bem como para corrigir pontos que precisam de melhorias. Institua esse hábito em uma via de mão dupla com seus funcionários.

  6. Tenha um planejamento e defina as prioridades

    Toda empresa precisa de um planejamento estratégico. Trata-se de um documento que reúne diversas ações para colocar em prática no negócio e serve como um apoio para atender as demandas de acordo com os prazos.

    Além disso, esse método ajuda a apoiar os objetivos e metas da organização, sendo capaz de alinhar o time e outros setores. Isso impacta diretamente no desempenho e produtividade dos colaboradores.

    Portanto, sem um plano bem definido, não há como motivar a equipe de vendas e a chance de fracasso é maior. Por isso, é fundamental estabelecer estratégias para que os funcionários saibam como agir e atingir os resultados esperados.

    No planejamento, é necessário atribuir responsabilidades e tarefas às pessoas responsáveis, controlar os prazos e a agenda e gerenciar os projetos. Assim, cada membro da equipe terá um objetivo real ser alcançado de acordo com as prioridades da empresa.

  7. Desenvolva uma política de remuneração justa

    Todo colaborador deseja ser recompensado pelos seus esforços. Então, gestor pode criar programas de comissão, que estimulem o profissional a se esforçar e superar as metas. Lembre-se de que esse tema é bastante complexo e exige atenção para que seja bem definido, de modo que motive a equipe.

  8. Dê exemplos que inspirem

    A pessoa responsável pela liderança do time deve ser vista com confiança e credibilidade. Por isso, é interessante que ela inspire os colaboradores e sirva como um bom exemplo.

    Além disso, é importante ter em mente que essa relação não deve ser estritamente profissional e fria. Com uma gestão mais humanizada, a empresa é capaz de motivar a equipe de vendas e enxergar o colaborador como um ser humano individual.

    Portanto, mostre que cada pessoa é importante para a organização. Isso será um incentivo e certamente melhorará o desempenho nas tarefas.

  9. Realize reuniões com frequência

    Essa dica é importante para que os gestores informem as metas, dê feedbacks, comunique as oportunidades e dificuldades do trabalho durante os próximos dias. Além disso, os profissionais também devem ter espaço para falar suas opiniões e sugestões. Assim, eles se sentem ouvidos e ficam mais envolvidos nos processos da organização.

    Nesse momento, também é interessante valorizar aqueles colaboradores que obtêm bons resultados e se esforçam para dar seu melhor. Portanto, realize reuniões frequentes para alinhar o time e os setores da empresa.

  10. Desenvolva inteligência emocional

    Por fim, a inteligência emocional é outro ponto fundamental para motivar a equipe de vendas. Ela é a capacidade dos indivíduos de identificar e lidar com suas emoções. Esse conceito também é a habilidade de compreender os sentimentos das outras pessoas.

    Então, um colaborador que desenvolveu bem sua inteligência emocional é capaz de pensar, sentir e agir com inteligência e consciência. Assim, ele não deixa suas emoções controlarem suas ações. Isso evita estresse no trabalho, conflitos e melhora as relações.

    Por isso, é importante que líderes se preocupem em melhorar essa competência nos seus colaboradores de modo que eles aumentem a motivação e o engajamento do time. Isso é essencial, pois, eles são responsáveis por mediar conflitos, dialogar com os colegas e lidar com dificuldades no ambiente de trabalho.

    Portanto, um líder é uma peça fundamental para motivar a equipe de vendas. Afinal, ele é uma figura que inspira os indivíduos, dá exemplos e cresce com seus colaboradores. Então, coloque as dicas apresentadas neste artigo em prática e observe as melhorias no desempenho dos profissionais da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Leia também nosso texto sobre como liderar uma equipe de forma efetiva e aprenda as melhores técnicas!

Receba novidades