Reputação digital: saiba o porquê de construir uma imagem positiva
A percepção das pessoas acerca de determinada empresa na internet é de extrema importância para garantir que o empreendimento seja bem-sucedido. Isso porque é por meio de uma reputação digital que você consegue um bom posicionamento online perante os diferentes canais de comunicação. Assim, é possível garantir que a marca terá uma boa avaliação dos consumidores, aumentando suas vendas tanto online quanto nas lojas físicas.
Quer entender melhor sobre reputação digital? Então, continue a leitura do artigo e saiba por que é fundamental construir uma imagem positiva. Boa leitura!
Neste artigo, falaremos sobre:
Entenda o que é reputação digital e como construir uma imagem positiva do negócio
Já pensou o que acontece quando você compra um produto ou serviço de que não gosta e vai a um site de avaliações na internet reclamar sobre aquela empresa? Esse é um dos fatores que levam o empreendimento a ter uma má reputação digital. Isso significa que esse conceito está atrelado à imagem transmitida pela sua marca aos consumidores, por meio de ações do seu negócio, da mídia ou de outras pessoas que já foram atendidas pelo seu estabelecimento.
Por isso, é importante ter bastante atenção sobre as informações que são divulgadas pela empresa e postadas pelos clientes e pela mídia, para poder traçar um bom planejamento sobre suas estratégias de negócio. Então, se você deseja entender melhor como é possível construir uma imagem positiva do negócio, veja os tópicos a seguir!
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Marketing de conteúdo
Com a era digital, as pessoas estão cada vez mais conectadas e consumindo materiais de forma online. Então, se você deseja otimizar a reputação digital da companhia, é fundamental entender do que a sua clientela precisa e transformar isso em conteúdos ricos e que sirvam para sanar as ‘dores’ do seu público-alvo.
Por isso, é preciso usar o marketing de conteúdo em sites, blogs e mídias sociais da empresa. Você também não pode se esquecer de fazer uma boa pesquisa de mercado para descobrir as reais necessidades da sua clientela a fim de entregar um material de qualidade, que impacte a vida das pessoas e, consequentemente, tenha uma boa avaliação dos consumidores.
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Interação com os clientes
Manter uma interação com os clientes é indispensável para construir uma boa reputação digital. Para isso, sua empresa precisa estar inserida nas redes sociais. Com a ajuda dessas plataformas, as pessoas vão poder conhecer melhor o negócio e se identificar com o perfil de sua marca.
Contudo, para que isso aconteça de forma efetiva, você precisa manter uma boa comunicação com o seu público-alvo. Ou seja, quando alguém fizer um comentário em suas publicações, não deixe essa pessoa sem resposta. Interaja com ela, fale algo positivo e aposte nos emojis para dar mais emoção ao que você quer expressar.
Outra forma de interagir com os clientes é apostando no e-mail marketing. Ele o ajuda a deixar as pessoas mais interessadas no que sua empresa tem a dizer, seja por meio de um artigo personalizado, seja por meio de um desconto em algum produto etc. O importante é mostrar, de forma natural, o quanto o seu empreendimento pode gerar valor para aquele consumidor e, com isso, converter em vendas para a companhia.
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Contratação de uma agência de marketing digital
Uma das dicas principais para construir uma boa reputação digital é contratar uma boa agência de marketing digital. Ao fazer isso, você pode ter inúmeras funcionalidades no seu negócio e ajudar a converter os seus visitantes em clientes, fazendo com que os consumidores vejam sua marca como algo que traz benefícios para sua vida.
Isso é possível graças à criação de websites profissionais com otimizações de SEO, para uma ter um melhor posicionamento no Google. Além disso, é possível ter publicidade online, contar com técnicas de Inbound Marketing para atrair clientes com o funil de vendas, entre outras vantagens.
Descubra como a reputação digital pode afetar uma empresa
Agora que você já sabe como ter uma boa reputação digital, é preciso descobrir como ela tem influência no seu negócio! Por isso, continue a leitura e veja como essa estratégia pode afetar uma empresa.
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Decisão de compras dos clientes
Quando um empreendimento tem boas avaliações na internet, isso significa que ele pode aumentar seus lucros de forma significativa. Um exemplo disso é um estudo da Harvard University, que constatou que uma estrela a mais na nota da empresa pode levar a um aumento de cerca de 9% no número de vendas. A partir desse dado, percebe-se o quanto a reputação do negócio influencia a decisão de compra do cliente.
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Ranking das buscas orgânicas
Ficar no topo de buscas orgânicas do Google deve estar sempre entre os principais objetivos de uma organização. Isso porque essa estratégia leva as pessoas a encontrarem o seu negócio com mais facilidade na web e poderem efetivar uma compra no seu portal ou loja física.
Contudo, para que isso se torne realidade, é preciso contar com uma boa qualidade do serviço prestado. Isso porque o Google Meu Negócio usa a qualidade e a quantidade das avaliações feitas pelos clientes como parâmetros para deixar a empresa no topo dos buscadores online e, assim, para ser mais recomendada do que os seus concorrentes.
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Atendimento ao cliente
Sabemos que agradar aos clientes nem sempre é uma tarefa fácil, pois existem pessoas que são mais exigentes do que outras, visto que cada consumidor tem uma visão diferente sobre determinado produto e serviço. Por isso, em algum momento, você pode receber uma avaliação negativa e precisa estar preparado para isso.
Portanto, é preciso ofertar um atendimento de qualidade, sempre atento às necessidades da sua clientela, resolvendo problemas e encontrando soluções. Quando um empreendimento percebe a necessidade de investir nessa estratégia, a sua reputação digital melhora. Da mesma forma, as pessoas sentem mais prazer em serem clientes do seu estabelecimento, pois percebem que a companhia se importa em atendê-las com presteza e eficiência.
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Destaque nas buscas do Google
Quando você procura por um negócio local na internet, é comum se deparar com uma lista feita pelo Google Meu Negócio, que vai indicar as três empresas da área pesquisada e que estão próximas de sua localização.
Agora, você já prestou atenção e percebeu que, abaixo do nome de cada empreendimento, está o número de estrelas dos estabelecimentos? Pois é! Essa pontuação tem grande impacto na hora de o cliente avaliar sua reputação digital e escolher se quer comprar na sua loja ou na do concorrente.
Portanto, se você deseja ter as melhores estratégias para garantir a satisfação dos clientes e a manutenção da reputação digital da sua empresa, é essencial contar com uma consultoria em marketing digital. Isso porque, dessa forma, é possível ter à sua disposição os profissionais mais capacitados e experientes do mercado para fazer com que a marca seja bem avaliada e recomendada pelos futuros e atuais clientes.
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