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Reputação digital: saiba o porquê de construir uma imagem positiva

Reputação digital: saiba o porquê de construir uma imagem positiva
Reputação digital: saiba o porquê de construir uma imagem positiva

A percepção das pessoas acerca de determinada empresa na internet é de extrema importância para garantir que o empreendimento seja bem-sucedido. Isso porque é por meio de uma reputação digital que você consegue um bom posicionamento online perante os diferentes canais de comunicação. Assim, é possível garantir que a marca terá uma boa avaliação dos consumidores, aumentando suas vendas tanto online quanto nas lojas físicas.

Quer entender melhor sobre reputação digital? Então, continue a leitura do artigo e saiba por que é fundamental construir uma imagem positiva. Boa leitura!

Entenda o que é reputação digital e como construir uma imagem positiva do negócio

Já pensou o que acontece quando você compra um produto ou serviço de que não gosta e vai a um site de avaliações na internet reclamar sobre aquela empresa? Esse é um dos fatores que levam o empreendimento a ter uma má reputação digital. Isso significa que esse conceito está atrelado à imagem transmitida pela sua marca aos consumidores, por meio de ações do seu negócio, da mídia ou de outras pessoas que já foram atendidas pelo seu estabelecimento.

Por isso, é importante ter bastante atenção sobre as informações que são divulgadas pela empresa e postadas pelos clientes e pela mídia, para poder traçar um bom planejamento sobre suas estratégias de negócio. Então, se você deseja entender melhor como é possível construir uma imagem positiva do negócio, veja os tópicos a seguir!

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  1. Marketing de conteúdo

    Com a era digital, as pessoas estão cada vez mais conectadas e consumindo materiais de forma online. Então, se você deseja otimizar a reputação digital da companhia, é fundamental entender do que a sua clientela precisa e transformar isso em conteúdos ricos e que sirvam para sanar as ‘dores’ do seu público-alvo.

    Por isso, é preciso usar o marketing de conteúdo em sites, blogs e mídias sociais da empresa. Você também não pode se esquecer de fazer uma boa pesquisa de mercado para descobrir as reais necessidades da sua clientela a fim de entregar um material de qualidade, que impacte a vida das pessoas e, consequentemente, tenha uma boa avaliação dos consumidores.

  2. Interação com os clientes

    Manter uma interação com os clientes é indispensável para construir uma boa reputação digital. Para isso, sua empresa precisa estar inserida nas redes sociais. Com a ajuda dessas plataformas, as pessoas vão poder conhecer melhor o negócio e se identificar com o perfil de sua marca.

    Contudo, para que isso aconteça de forma efetiva, você precisa manter uma boa comunicação com o seu público-alvo. Ou seja, quando alguém fizer um comentário em suas publicações, não deixe essa pessoa sem resposta. Interaja com ela, fale algo positivo e aposte nos emojis para dar mais emoção ao que você quer expressar.

    Outra forma de interagir com os clientes é apostando no e-mail marketing. Ele o ajuda a deixar as pessoas mais interessadas no que sua empresa tem a dizer, seja por meio de um artigo personalizado, seja por meio de um desconto em algum produto etc. O importante é mostrar, de forma natural, o quanto o seu empreendimento pode gerar valor para aquele consumidor e, com isso, converter em vendas para a companhia.

  3. Contratação de uma agência de marketing digital

    Uma das dicas principais para construir uma boa reputação digital é contratar uma boa agência de marketing digital. Ao fazer isso, você pode ter inúmeras funcionalidades no seu negócio e ajudar a converter os seus visitantes em clientes, fazendo com que os consumidores vejam sua marca como algo que traz benefícios para sua vida.

    Isso é possível graças à criação de websites profissionais com otimizações de SEO, para uma ter um melhor posicionamento no Google. Além disso, é possível ter publicidade online, contar com técnicas de Inbound Marketing para atrair clientes com o funil de vendas, entre outras vantagens.

Descubra como a reputação digital pode afetar uma empresa

Agora que você já sabe como ter uma boa reputação digital, é preciso descobrir como ela tem influência no seu negócio! Por isso, continue a leitura e veja como essa estratégia pode afetar uma empresa.

  1. Decisão de compras dos clientes

    Quando um empreendimento tem boas avaliações na internet, isso significa que ele pode aumentar seus lucros de forma significativa. Um exemplo disso é um estudo da Harvard University, que constatou que uma estrela a mais na nota da empresa pode levar a um aumento de cerca de 9% no número de vendas. A partir desse dado, percebe-se o quanto a reputação do negócio influencia a decisão de compra do cliente.

  2. Ranking das buscas orgânicas

    Ficar no topo de buscas orgânicas do Google deve estar sempre entre os principais objetivos de uma organização. Isso porque essa estratégia leva as pessoas a encontrarem o seu negócio com mais facilidade na web e poderem efetivar uma compra no seu portal ou loja física.

    Contudo, para que isso se torne realidade, é preciso contar com uma boa qualidade do serviço prestado. Isso porque o Google Meu Negócio usa a qualidade e a quantidade das avaliações feitas pelos clientes como parâmetros para deixar a empresa no topo dos buscadores online e, assim, para ser mais recomendada do que os seus concorrentes.

  3. Atendimento ao cliente

    Sabemos que agradar aos clientes nem sempre é uma tarefa fácil, pois existem pessoas que são mais exigentes do que outras, visto que cada consumidor tem uma visão diferente sobre determinado produto e serviço. Por isso, em algum momento, você pode receber uma avaliação negativa e precisa estar preparado para isso.

    Portanto, é preciso ofertar um atendimento de qualidade, sempre atento às necessidades da sua clientela, resolvendo problemas e encontrando soluções. Quando um empreendimento percebe a necessidade de investir nessa estratégia, a sua reputação digital melhora. Da mesma forma, as pessoas sentem mais prazer em serem clientes do seu estabelecimento, pois percebem que a companhia se importa em atendê-las com presteza e eficiência.

  4. Destaque nas buscas do Google

    Quando você procura por um negócio local na internet, é comum se deparar com uma lista feita pelo Google Meu Negócio, que vai indicar as três empresas da área pesquisada e que estão próximas de sua localização.

    Agora, você já prestou atenção e percebeu que, abaixo do nome de cada empreendimento, está o número de estrelas dos estabelecimentos? Pois é! Essa pontuação tem grande impacto na hora de o cliente avaliar sua reputação digital e escolher se quer comprar na sua loja ou na do concorrente.

Portanto, se você deseja ter as melhores estratégias para garantir a satisfação dos clientes e a manutenção da reputação digital da sua empresa, é essencial contar com uma consultoria em marketing digital. Isso porque, dessa forma, é possível ter à sua disposição os profissionais mais capacitados e experientes do mercado para fazer com que a marca seja bem avaliada e recomendada pelos futuros e atuais clientes.

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