Acesse o conteúdo

Entenda as 6 principais diferenças entre site estático e dinâmico

Entenda as 6 principais diferenças entre site estático e dinâmico
Entenda as 6 principais diferenças entre site estático e dinâmico

É bem provável que você já tenha ouvido falar em site estático e site dinâmico. Mas você sabe, realmente, quais são as diferenças entre eles e qual seria o mais adequado para o seu negócio?

Cada um desses modelos tem suas particularidades, e a escolha errada pode impactar diretamente nos objetivos que se deseja alcançar.

Por isso, o ideal é conhecer as suas características separadamente para compreender qual dos dois pode ser o mais eficiente para suprir as necessidades da sua empresa.

Vamos ver um pouco mais sobre esse assunto a seguir. Boa leitura!

  1. O que é site estático?

    Site estático é aquele que não possui ferramentas de gerenciamento, isto é, não permite mudanças ou reformulações significativas de conteúdo sem que haja alterações no seu código fonte.

    Qualquer modificação desejada, por exemplo, deve ser realizada por alguém que possua conhecimento em HTML, CSS, Javascript e PHP, entre outros.

  2. Para quem é indicado um site estático?

    Por não permitir grandes alterações em seu conteúdo e possuir algumas limitações quanto à interação com o usuário, um site estático é indicado para empresas que desejam criar uma página que sirva para a apresentação de produtos ou do empreendimento no meio digital, oferecendo apenas informações essenciais.

    Assim, caso você possua uma empresa e precise apenas de um espaço na Internet que ofereça informações básicas a seu respeito para os usuários, um site estático servirá perfeitamente para esse objetivo.

  3. Quais são as vantagens de um site estático?

    As principais vantagens de um site estático estão relacionadas à sua simplicidade e a seu custo, pois, depois de pronto, não há necessidade de fazer gerenciamentos, modificações ou manutenção de conteúdos constantemente.

  4. O que é um site dinâmico?

    Ao contrário do estático, o site dinâmico possui funcionalidades que permitem constantes alterações de conteúdo, além da criação de diversas páginas internas, sem que seja necessário modificar o código fonte.

    Dessa forma, esse tipo de site oferece uma liberdade muito maior para que seu gestor possa moldá-lo à sua maneira, além de ser perfeito para a elaboração de estratégias de conteúdo, pois permite que sejam feitas atualizações com mais facilidade e maior frequência.

  5. Para quem é indicado um site dinâmico?

    De forma resumida, um site dinâmico é indicado para empresas que desejem algo que vá além de um mero cartão de visitas na Internet. Ou seja, para quem precisa de um site que possa conversar, interagir com o público.

    Além do mais, por ser altamente gerenciável, não é necessário um especialista para realizar qualquer tipo de alteração, até uma pessoa leiga pode ter acesso à sua plataforma e modificar as informações.

  6. Quais são as vantagens de um site dinâmico?

    Um site dinâmico possui inúmeras vantagens, sendo elas:

    • melhor ranqueamento pelo Google, permitindo a atualização de conteúdos otimizados em SEO;
    • uma infinidade de ferramentas e plugins, tornando o site mais organizado e atrativo;
    • maior interação nas redes sociais, facilitando o contato com o público e expandindo o seu alcance;
    • permite a criação de sistemas complexos, por isso é ideal para sites de compras e de notícias;
    • maior autonomia e independência de criação e design.
  7. Site estático ou site dinâmico, qual é o mais eficiente?

    A primeira resposta que pode vir à mente, depois do exposto acima, é que o site mais eficiente seria o dinâmico, não é mesmo? Entretanto, não é bem assim. Embora o site dinâmico ofereça mais ferramentas e uma maior liberdade, utilizá-lo em uma página fixa que não necessite desses recursos é o mesmo que pagar por algo que não vai usar.

    Logo, a verdadeira resposta para esse questionamento é: depende!

    Isso porque o site mais eficiente para a sua empresa vai depender da finalidade com que será usado. Por isso, revise os objetivos que deseja alcançar com seu site, analise com calma os prós e contras, tanto do site estático quanto do site dinâmico, e então defina sua escolha tendo como base as características de cada um expostas aqui.

Se quiser saber mais sobre qual site é o ideal para a sua empresa, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em ajudá-lo nessa questão.

Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *