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Cross selling: descubra como funciona a venda cruzada

Cross selling: descubra como funciona a venda cruzada

Cross selling: descubra como funciona a venda cruzada

Você sabe o que é cross selling? Entender essa estratégia pode ser muito interessante para a sua empresa. Em um mercado altamente competitivo, aumentar as vendas e deixar o caixa com um saldo positivo e um bom lucro no final do mês é a chave para o sucesso de todo negócio.

Gostaria de realizar mais vendas e com melhor qualidade para os seus clientes? Neste artigo que preparamos, entenda o que é cross selling e confira as melhores dicas para aplicá-lo no seu empreendimento. Boa leitura!

O que é cross selling?

Quantas vezes entramos em alguma loja para comprar algo e levamos, para casa, outros produtos também? Ou, após comprarmos um prato em algum restaurante, não resistimos ao desconto oferecido pela sobremesa? Provavelmente, essas empresas estavam colocando em prática a estratégia de cross selling.

Cross selling — ou venda cruzada — é uma tática de vendas utilizada para oferecer outros produtos ou serviços que influenciam a decisão de compra. Eles complementam a experiência e, geralmente, estão relacionados ao objetivo inicial da procura pela empresa. Quando bem aplicada, a estratégia desenvolve, no cliente, um desejo novo ou revela alguma necessidade de que ele ainda não tinha consciência.

Mercados são exemplos de empresas que usam muito a venda cruzada. É comum encontrar, próximo ao açougue, carvão, sal grosso, acessórios para churrasqueiras e bebidas.

Empresas de e-commerce geralmente também fazem uso da estratégia. Ao buscarmos por algo, nos é oferecida a famosa lista de produtos relacionados. Quando escolhemos um tênis, por exemplo, aparecem, como sugestões, meias, camisetas ou outro acessório que combina com o tênis escolhido.

Quais os benefícios do cross selling?

Em uma primeira análise superficial, os benefícios da venda cruzada podem ser notados por meio do aumento do valor da compra e do ticket médio. Porém, os pontos positivos vão além.

É uma estratégia voltada também para a experiência do cliente. Ao resolver um problema ou oferecer uma solução mais vantajosa, leva valor à marca. As chances de o mesmo cliente voltar a fazer negócios ou indicá-la para conhecidos aumentam bastante.

Outro ponto positivo é a exposição dos demais produtos da empresa. Esse é um fator que aumenta a visibilidade de todos os itens à venda sem necessariamente precisar de um vendedor. No primeiro momento, o cliente pode até não levá-los, mas se lembrará da marca quando precisar.

Como aplicar na empresa?

Conheça os seus clientes. Assim, é possível mapear quais produtos chamam atenção. Entenda os perfis de forma detalhada, como o que gostam e quanto pretendem gastar.

Motive a sua equipe e mapeie os produtos. É importante que todos saibam bem as funcionalidades, quais combinam entre si e em qual momento podem ser oferecidos. As possibilidades são inúmeras. Afinal, quanto maior o domínio sobre o que a empresa oferece, melhor a abordagem ao cliente.

Ofereça os produtos de forma simples. Lembre-se de que é uma estratégia que interfere diretamente na experiência. Apresente combos e pacotes e ofertas de urgência, e não deixe de facilitar o pagamento. Seja para comércio físico, seja para lojas virtuais, essas dicas trazem bons resultados.

Agora, você já sabe o que é cross selling e os seus benefícios. Já pensou em conhecer, de forma mais aprofundada, essa e outras estratégias de vendas? Entre em contato conosco. Juntos, analisaremos todas as possibilidades de negócio e transformaremos a sua empresa.

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Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.