Acesse o conteúdo

Profissões do marketing digital: conheça 7 opções para ter sucesso na área

Profissões do marketing digital: conheça 7 opções para ter sucesso na área
Profissões do marketing digital: conheça 7 opções para ter sucesso na área

Existem muitas profissões do marketing digital que estão em destaque no mercado de trabalho. Afinal, esta área está em constante crescimento, visto que os brasileiros, cerca de 77%, estão ativamente na internet.

Diante desse cenário, os negócios não perdem tempo de marcar presença no mercado digital para promover a marca e ter melhores resultados.

Ao mesmo passo que o marketing digital avança, cresce a procura por profissionais no mercado de trabalho que entreguem serviços de qualidade. Assim, existem inúmeros cargos que você pode escolher, e construir uma carreira de sucesso.

Neste texto, conheça 6 profissões do marketing digital e entenda qual delas é a ideal para o seu perfil. Continue acompanhando!

6 profissões do marketing digital

Assim como em outras áreas profissionais, o marketing digital é composto por diferentes vertentes. Podemos citar algumas:

  • design;

  • programação;

  • conteúdo;

  • gestão;

  • SEO.

Diante desse cenário, as profissões do marketing digital são oportunidades para muitos profissionais. Por isso, abaixo, a equipe da Via preparou 6 opções para você analisar e compreender qual se encaixa com o seu perfil. Vamos lá?!

Problemas em mensurar os dados do seu site?
Podemos ajudar!
Saiba mais
  1. Designer gráfico

    Se você é do tipo de pessoa que tem um perfil criativo, a área do design no marketing digital pode ser uma profissão ideal.

    Profissionais de design no marketing digital, normalmente, são responsáveis pela produção das peças de arte, com base na identidade visual da marca, para site, redes sociais, produtos e demais canais de comunicação.

    Além disso, o designer também pode ser o colaborador responsável por avaliar a estratégia na comunicação visual da empresa.

  2. Analista de tráfego pago

    Entre as profissões do marketing digital, se te apetece trabalhar com o anúncio de marcas, comunicação e tem um perfil analítico, o tráfego pago pode ser a sua profissão dos sonhos.

    Atualmente, para que uma determinada marca consiga vender bastante, é indispensável realizar campanhas de tráfego pago, isto é, propaganda na internet. E o responsável por administrar os anúncios e analisar o retorno é o analista de tráfego.

  3. Conteúdo

    A produção de conteúdo é um aspecto fundamental para qualquer campanha de marketing digital. Profissionais criativos e competentes são necessários para criar conteúdos que sejam interessantes e relevantes para o público-alvo.

    Diante disso, um profissional de conteúdo de marketing digital precisará ter excelentes habilidades de escrita, além de conhecer os mecanismos de SEO para garantir que os conteúdos sejam encontrados facilmente.

    Além disso, eles também precisarão ter experiência em plataformas de mídia social e ser capaz de criar conteúdos que sejam otimizados para essas plataformas. Para aqueles que buscam emprego em marketing digital, a produção de conteúdo pode ser uma ótima oportunidade para usar suas habilidades criativas para alcançar resultados.

  4. Programação

    A programação é outra grande parte do marketing digital. Profissionais de programação serão responsáveis por desenvolver e manter sites, aplicativos móveis, plataformas de mídia social e outros projetos digitais.

    Além disso, nesta profissão é primordial ter conhecimento sobre as principais linguagens de programação, tais como:

    • HTML;

    • CSS e

    • JavaScript.

    Além disso, quem assume essa função também deve entender a respeito de plataformas de gerenciamento de conteúdo, como WordPress, e também saber como acessar e analisar os dados de usuários.

    Para aqueles interessados em trabalhar com programação, esta é uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades em um campo em crescimento ascendente.

  5. Social media

    Os profissionais que trabalham com as redes sociais, em geral, são chamados de social media. Estes precisarão entender como as plataformas funcionam, quais ferramentas estão disponíveis e como usá-las para alcançar seus objetivos.

    Assim, os profissionais de mídia social também precisarão ser capazes de criar conteúdos interessantes para atrair usuários para cada plataforma e acompanhar e medir a eficácia da campanha.

    Desta maneira, para quem busca um emprego no campo de marketing digital, está antenado nas últimas novidades e gosta das redes sociais, essa pode ser a chance de usar as habilidades de comunicação, criatividade e análise para alcançar grandes resultados.

  6. Gestão e relacionamento de contas

    Uma profissão importante e promissora para o marketing digital é a gestão e relacionamento. Estes profissionais serão responsáveis por construir e manter relacionamentos com os clientes e potenciais clientes (leads e prospects), bem como gerenciar as interações entre a empresa e o público.

    Além disso, um gestor de conta pode ser responsável pela administração de todas campanhas, incluindo o desenvolvimento de estratégias, a criação de conteúdo, a análise de dados e a execução de campanhas (orgânicas ou pagas).

    Normalmente, os gestores de contas no marketing digital têm fortes habilidades interpessoais e de comunicação, além de ter experiência no uso de plataformas de mídia social e de gestão de leads para criar e manter relacionamentos de sucesso.

  7. Especialista em SEO

    O especialista em SEO é uma das profissões mais importantes do marketing digital. Afinal, o profissional de SEO tem a função de ajudar as empresas a melhorar a visibilidade dos seus websites nos mecanismos de busca (Google, Bing etc). Para isso, utiliza-se conteúdos relevantes e estratégias de otimização com base em pesquisas de palavras-chave.

    Assim, com o serviço de um especialista em SEO, as empresas podem aumentar o tráfego de seu site, gerar mais leads e aumentar as vendas. Além disso, este especialista também é responsável pela implementação de estratégias de SEO para melhorar o ranking do site nas SERPs.

    Por fim, para poder exercer essa profissão o profissional precisa ter amplo conhecimento sobre SEO, análise de dados, comunicação e programação (principalmente html).

Continue aprendendo sobre marketing digital com a Via

Ao longo deste texto, ensinamos que existem várias profissões do marketing digital e que elas demandam diferentes habilidades e conhecimentos. Mas, não importa qual seja o seu perfil, existe uma área para você.

Para finalizar este texto, lembre-se que é importante conhecer melhor as profissões e se especializar para se destacar no mercado. A equipe da Via possui diversos conteúdos que podem ser úteis para quem está começando na área de marketing digital, então acesse o blog da Via e prepare-se para o mercado de trabalho digital.