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A importância da gestão de leads dentro da sua base de contatos

A importância da gestão de leads dentro da sua base de contatos

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Você já ouviu falar em gestão de leads? Atividade frequente no dia a dia da maioria das empresas, essa é, atualmente, uma das estratégias mais importantes do marketing digital. Além disso, podemos destacar essa técnica de gerenciamento como peça central para o sucesso das suas ações de captação, retenção e fidelização de clientes.

Diante de um cenário tão promissor, preparamos este post para explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, detalhando o que é e porque é importante fazer a gestão de leads dentro da sua base de contatos. Então, continue a leitura e comece hoje mesmo a trabalhar na melhor estratégia para o seu negócio.

O que é gestão de leads?

A gestão de um lead é uma estratégia que envolve todo o trabalho de identificação, organização, segmentação e acompanhamento de potenciais clientes da etapa de captação do contato até a conversão de uma venda. Tudo isso com o objetivo final de direcionar o ciclo de compra e ampliar os resultados com marketing digital de um determinado negócio.

Ao fazer o primeiro contato com a sua empresa, o seu potencial cliente dificilmente estará preparado para finalizar uma compra. E a gestão dos leads surge como uma estratégia para nutrir esses consumidores, educando-os segundo os direcionamentos do seu negócio, até que eles se transformem em consumidores reais e fidelizados.

Porque é importante fazer a gestão de leads?

Como você já deve saber, um lead é uma oportunidade real de negócios para a sua empresa. Ao fornecer informações de contato, o usuário demonstrou algum tipo de interesse no seu segmento, e por isso, ele pode ser classificado como um cliente em potencial para a sua marca.

Uma boa gestão dessas oportunidades é essencial para alcançar resultados positivos com o marketing digital e potencializar as conversões em vendas das suas estratégias. Isso porque, durante o funil de vendas, o lead passa por diversas etapas de pesquisa, buscando por informações relevantes, e quanto mais a sua empresa ajudá-lo nesse processo, maiores serão as chances dele fechar a venda.

No marketing digital, ao trabalhar com uma estratégia direcionada para os leads, é preciso ter em mente que não basta captar esses contatos. Para obter o sucesso das ações é essencial nutrir esses potenciais clientes com conteúdos relevantes, desenvolvendo um processo que os ajude a descer cada vez mais no funil de vendas.

Quais são os benefícios dessa gestão dentro da base de contatos?

Para alcançar as metas e objetivos de uma empresa, uma boa gestão de leads dentro da sua base de contatos é de extrema importância. No entanto, as vantagens dessa prática vão muito além disso. Pensando nisso, listamos os principais benefícios de investir em uma gestão otimizada dos seus potenciais clientes. Vamos conferir?

Segmentação do público

Quando falamos em marketing digital, a segmentação do público é muito importante para o sucesso das suas ações, e a gestão dos leads pode apresentar uma maneira muito eficiente de realizar essas divisões de perfil. Ao investir em ferramentas e técnicas específicas para trabalhar esse gerenciamento, é possível identificar a etapa do funil de vendas de cada potencial cliente, dividi-los em grupos e criar suas estratégias de conteúdos a partir dessa segmentação.

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Autoridade da sua marca

Cada vez que você envia um conteúdo relevante e de qualidade em uma estratégia de e-mail marketing, por exemplo, a sua marca ganha um lugar de destaque na mente do seu potencial cliente. Isso é muito importante para gerar autoridade do seu negócio diante dos consumidores e até do mercado como um todo. Além disso, esse será um fator determinante na hora que o lead decidir por uma marca, produto ou serviço específico.

Engajamento e relacionamento com o público

Gerir ou nutrir os seus leads significa estabelecer uma relação direta e constante com o seu público. Por meio das estratégias de contato e oferta de conteúdo é possível manter os seus potenciais clientes engajados com as ações realizadas e interessados na sua marca.

É preciso que o relacionamento com os consumidores esteja entre os principais objetivos do processo de gerenciamento dos seus leads. Isso porque, ao cuidar do contato da sua base de potenciais clientes, você demonstra interesse pessoal por cada um deles — o que, atualmente, conta muitos pontos em uma jornada de compras.

Feedback instantâneo

Feedback, mensuração de resultados e análises de dados são itens de extrema importância para o marketing digital. E isso não é diferente quando focamos na gestão de leads — portanto, fique atento. Use essa ferramenta ao seu favor desenvolvendo estratégias que ajudem a coletar feedbacks instantâneos dos seus clientes em potencial e, assim, aperfeiçoar cada vez mais os modelos usados.

Além disso, ainda é possível analisar a eficiência dos seus resultados por meio da avaliação simples de itens, como taxa de cliques, abertura de e-mail e caminhos percorridos pelo lead durante a navegação nas páginas do seu negócio.

Início do processo de venda

Por último, mas não menos importante, a gestão de leads beneficia diretamente o processo de venda. Isso porque, ao ser trabalhado durante toda a sua jornada de compra, o cliente estará mais receptivo ao contato da sua equipe de vendas e com mais pretensão de investir nas soluções ofertadas.

Quando você não trabalha na gestão do lead e oferece produtos ou serviços logo no primeiro contato, as chances de conversão são bem menores. É preciso conduzir o cliente por toda a jornada de compra, educando e enfatizando que a sua empresa é a melhor solução que ele pode encontrar.

Diante do cenário atual de rápido crescimento das estratégias online, o marketing digital é uma alternativa viável e eficiente para tornar a sua empresa conhecida no mercado e criar uma base de contatos interessada no seu produto ou serviço. O que, consequentemente, pode aumentar as vendas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da gestão de leads no seu negócio, siga a nossa página nas redes sociais e acompanhe todas as nossas dicas e conteúdos exclusivos sobre marketing digital — estamos no Facebook, Instragram e Linkedin.

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