Acesse o conteúdo

Metaverso x Marketing: desafios e oportunidades no mercado!

Metaverso x Marketing: desafios e oportunidades no mercado!
Metaverso x Marketing: desafios e oportunidades no mercado!

Quem pensa que a fusão entre o mundo físico e o digital está relacionada apenas ao entretenimento está deixando de enxergar uma grande oportunidade. O metaverso marketing é o próximo nível de interação com seu público.

Nesse meio virtual as empresas podem avaliar novas hipóteses e realizar testes de mercado com custos bem menores.

Para a sociedade em geral, ele também representará uma nova forma de interação. Só para ilustrar, já imaginou estudar geografia visitando virtualmente a região ou país em questão? Fantástico, não é mesmo?

Confira neste artigo quais os impactos e oportunidades para as empresas. Boa leitura!

Destrave todo o potencial do RD Station Marketing Destrave todo o potencial do RD Station Marketing

Como será o metaverso marketing?

O comércio on-line e o marketing em redes sociais já é uma prática regular. No entanto, não só novos produtos são divulgados e distribuídos nesses espaços, como as marcas clássicas também investem pesado nessas plataformas.

O potencial do metaverso é ainda maior. Com os recursos de realidade virtual e aumentada ele possibilita que o usuário conheça um produto, experimente e efetue a compra, no mesmo local virtual. Tudo isso de uma forma muito mais interativa e emocional.

Sabemos também que o metaverso marketing abrirá novas possibilidades em relação aos formatos, a linguagem e até mesmo para o branding de uma marca. Afinal, você terá que se adaptar ao novo ambiente, certo?

Um exemplo de estratégia de marketing virtual inovadora e bem sucedida é a da Nike. A empresa lançou o seu próprio espaço na plataforma Roblox.

A Nikeland — como foi chamada — permite que os usuários vistam seus avatares com produtos Nike, além de poderem participar de jogos esportivos gratuitos.

Quais os maiores desafios das empresas nesse cenário?

Sempre que há uma nova tecnologia, surgem também alguns desafios. Sendo assim, não seria diferente nesse caso. Alguns obstáculos para as empresas desenvolverem o marketing digital no metaverso são:

  • as limitações em relação a velocidade e capacidade da internet, o que promete deixar de ser um problema com o 5G;
  • acesso ao registro de propriedade intelectual, bem como direitos sobre serviços realizados;
  • a segurança ainda é uma questão em aberto, as empresas precisam aprimorar meios para garantir a segurança dos dados dos usuários;
  • em um ambiente que movimentará muito dinheiro, ainda não há muita certeza como será feita a comprovação dos ganhos.

E as oportunidades? Como se dar bem no metaverso marketing?

Esse novo universo abre um leque de possibilidades para a publicidade. A criatividade deverá ser a melhor aliada para explorar e oferecer diferentes soluções.

Pense que a sua empresa poderá criar uma forma de comunicação própria para essa dimensão. Ela pode até ser parecida com a do mundo físico, mas também permite que seja feito algo completamente novo como:

  • lojas virtuais com itens próprios para aquele ambiente;
  • shows e eventos com acesso exclusivo;
  • test drive de produtos;
  • experiências como voar em um caça ou pilotar um carro de Fórmula 1;
  • criar ativos digitais, como criptomoedas e NFTs.

Mesmo que o metaverso marketing pareça uma coisa distante da sua realidade, não espere para começar a agir. Afinal, esse ambiente não será apenas mais uma rede social, mas sim um mundo novo, que une o trabalho, compras, lazer e interações sociais.

Aproveite que você está por aqui e confira esse artigo com dicas sobre como trabalhar com marketing digital.