• Banner Posts

Como melhorar a gestão da sua empresa?

Como melhorar a gestão da sua empresa?

Para conseguir melhorar a gestão da sua empresa é preciso ter espírito empreendedor. Mas, só isso as vezes não basta.
É necessário ter dicas que te ajudem a identificar os problemas para conseguir resolvê-los rapidamente. Somente assim a sua empresa conseguirá expandir os horizontes e conquistar o maior número de clientes possível.
Empresas que não possuem um bom planejamento e monitoramento financeiro acabam fechando as portas. Afinal, além de ter uma visão ampla para o mercado, é necessário conseguir administrar o dinheiro conquistado.

7 dicas para melhorar a gestão da sua empresa

Além de investir em um bom treinamento da equipe, é importante se atentar em como anda a vida financeira da sua empresa.
Afinal, mesmo que os funcionários estejam todos motivado, se as finanças estiverem bagunçadas não há como ter sucesso empresarial.
Por isso, é importante sempre buscar conselhos com um contador para conseguir enxergar a situação atual da sua empresa.
Além disso, você mesmo precisa ser capaz de conseguir organizar os dados financeiros para tomar decisões importantes que podem mudar o rumo do seu negócio.
Toda empresa precisa ter uma gestão empresarial bem definida. Por isso, iremos te dar dicas sobre este assunto. Veja:

1. Organize o estoque

A primeira coisa que você precisa fazer para ter uma boa gestão financeira empresarial é ter um estoque bem organizado. É importante estar sempre acompanhando os produtos que entram e saem do seu estabelecimento.
Isso garante que você não compre produtos excessivamente. A questão é que produto parado representa seu investimento sem retorno e, por isso, o controle de estoque permite é essencial para qualquer estabelecimento.
Isso porque observando o estoque poderá identificar quais são os produtos que não estão sendo muito vendidos, evitar taxas extras com entregas urgentes e até gastos com funcionários temporários a fim de repor um estoque que você poderia ter planejado melhor.
Além disso, é possível coletar informações do inventário de estoque e usá-las como ferramenta auxiliar para sua estratégia de marketing. A questão é que ao ter um completo inventário você consegue saber quais artigos da sua loja precisam de divulgação e, assim como, quais não precisam de tanto investimento.
Ademais, como um sistema de controle de estoque você também conseguirá sempre ter os produtos mais procurados em almoxarifado. Dessa forma, não deixará nenhum cliente sair da sua empresa sem o produto que foi buscar.

2. Mantenha o seu fluxo de caixa atualizado

Atualize sempre o seu fluxo de caixa para ter o controle financeiro. Uma forma de melhorar a gestão da sua empresa é garantir que realmente haja lucros.
Para isso, é preciso estar ciente de quanto dinheiro a sua empresa gasta e quanto lucra. Esse parâmetro te ajuda a organizar as contas da empresa e ainda te dá margem de quanta verba você tem para investir em melhorias.
Isso significa que uma para ter uma boa gestão financeira você precisa reunir informações de contas as pagar, contas fixas, contas a receber, contas bancários e os demais departamentos financeiros em um só lugar.

3. Cuide das suas contas bancárias.

É importante sempre saber como anda as suas contas bancárias, isso pode te ajudar a melhorar a gestão da sua empresa.
Muitas pessoas acabam adquirindo produtos ou fazendo negociações sem ter certeza de como estão as suas contas. Por isso, o ideal é que você use um software que te ajude a fazer a conciliação bancária. Dessa forma, você não precisará estar sempre indo ao banco para saber como estão as coisas.
Além disso, consegue resolver todos os problemas em um só lugar. Normalmente estes softwares possuem integração com vários bancos.

4. Negocie com os seus fornecedores

Sempre negocie diretamente com os fornecedores, assim você consegue comprar produtos por um bom preço.
Além disso, estará sempre preparado para repor o estoque, pois pedirá com antecedência para o fornecedor.
Sendo assim, uma boa sugestão é buscar por programas que já possuam cotação online, no qual é possível receber várias propostas dos fornecedores e escolher a melhor para sua empresa. Você pode conhecer um pouco mais sobre esse tipo de prática em:

5. Crie relatórios

Os relatórios ajudam a tomar uma decisão rápida. Por isso, uma forma de melhorar a gestão da sua empresa é criando tendo sempre relatórios a mão.
Para facilitar esta estratégia você pode utilizar ferramentas que automatizam este processo, dessa forma terá relatórios em tempo real, para quando preciso.
Contudo, muitos empreendedores acabam tendo dificuldade em cruzar as informações dos dados coletados em planilhas para construírem completos relatórios. Por isso, uma boa dica é buscar softwares integrados que geram relatórios completos em apenas alguns cliques.
É possível, por exemplo, emitir inventários sobre quais produtos são mais vendidos, comissão de vendedores, sobre todos os dados financeiros, cadastros, estoque e muito mais. Outra vantagem é conseguir filtrar as informações de acordo com o que você precisa saber.

6. Separe sua vida pessoal da empresarial

Para conseguir melhorar a gestão da sua empresa nunca misture as contas empresariais com as contas pessoais. Isso é um erro!
Pague as faturas da empresa com o dinheiro reservado para isso proveniente do faturamento da empresa.

7. Implantar um ERP online

ERP é a sigla para o termo: “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Quando você automatiza os processos de gestão empresarial tem menos dores de cabeça.
Se você costuma usar planilhas confusas para fazer o controle do caixa e estoque da sua empresa, está sujeito a perder estes dados ou não conseguir usá-los em momento de necessidade.
Ou seja, um sistema ERP online consegue automatizar e realizar com mais eficiência todas as dicas supracitadas. Por isso, use a tecnologia a seu favor e invista em um software de gestão empresarial.

Dica extra: Qual software de gestão devo escolher?

Para melhorar a gestão da sua empresa você precisa de um software completo, que te dê condições de tomar decisões rápidas.
Um dos EPR que se destacam é o GestãoClick. Trata-se de um software que te ajudará a realizar a gestão financeira completa da sua empresa.
Além de fazer o controle online do fluxo de caixa e do estoque, você ainda consegue emitir notas fiscais e ter diversos relatórios em mãos, em tempo real!
Se ainda não conhece este sistema clique aqui e experimente gratuitamente!

Assine e receba no seu e-mail um conteúdo de primeira:

27 3045-5730
VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO

A Via é uma Agência Digital especializada na Criação de Sites, Marketing Digital, Inbound Marketing, Otimização de Sites (SEO) e Links Patrocinados com foco em resultados efetivos.