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Como ter um e-mail marketing mais efetivo na estratégia digital?

Como ter um e-mail marketing mais efetivo na estratégia digital?

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Há anos temos escutado que o e-mail marketing estaria fadado a ser substituído por outras ferramentas mais modernas. No entanto, ele continua aí, firme e forte, mostrando que essa previsão não passou de especulação.

Sabemos como é importante ter diversas frentes de comunicação com o público — e o e-mail marketing continua sendo uma das estratégias mais eficazes para ampliar a aproximação com o cliente e potencializar o ROI de marketing da empresa.

Então, como não considerá-lo em uma estratégia digital? Vamos saber mais sobre esse assunto abaixo! Acompanhe!

O que é e-mail marketing e qual o seu objetivo?

E-mail marketing é uma estratégia utilizada para fazer o que chamamos de marketing direto. É uma forma de comunicação por meio de mensagens que visa a melhorar o relacionamento com os clientes já existentes, a conquistar outros novos, a incentivar a fidelidade e a realizar novas vendas.

O marketing por e-mail tem atuado como protagonista desde a explosão da Internet pelo mundo afora. Mas, mesmo assim, ainda vemos muitas empresas errando a mão e realizando péssimas campanhas.

Dessa forma, é preciso entender como ele funciona na prática e como fazê-lo de maneira correta.

Como funciona e quais as vantagens do e-mail marketing?

Além do que foi citado anteriormente, o e-mail marketing também funciona como um canal para que sua empresa possa engajar mais leads e promover conteúdos relevantes para nutrir e educar seu público-alvo.

Ele tem um custo-benefício bastante significativo, pois, além de ser uma ferramenta barata, simples de ser otimizada e de fácil mensuração, ainda gera mais retorno do que muitas estratégias de marketing.

Em comparação às mídias sociais, por exemplo, ele converte 40 vezes mais clientes.

Para colocar em prática uma estratégia de e-mail marketing eficiente, é necessário adquirir um domínio e ter uma ferramenta de disparo intuitiva que permita a integração com outras ferramentas — como o Google Analytics, para que se possa mensurar e analisar os resultados das campanhas.

Como começar uma estratégia de e-mail marketing?

Identifique seu público-alvo

Antes de iniciar sua estratégia de e-mail marketing, você precisa identificar quem é seu público-alvo e construir sua persona. Assim, poderá entender suas necessidades e objetivos e entregar conteúdos personalizados com uma linguagem mais próxima a ela.

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Construa listas segmentadas

A segmentação é crucial para que sua estratégia digital dê certo, pois, dessa forma, você saberá qual tipo de conteúdo deverá ser entregue para cada perfil de cliente.

Outro motivo para segmentar sua lista é que, assim, poderá também trabalhar na segmentação dos disparos e garantir que sua mensagem seja recebida e aberta, aumentando o retorno.

Otimize seu conteúdo

Quanto mais claro e objetivo for seu conteúdo, melhor. Procure ser conciso nas mensagens — vá direto ao que interessa. Não seja prolixo, mas estabeleça uma conversa que incite mais interação.

Outro ponto é a otimização do conteúdo entregue. Evite enviar somente imagens, pois essas podem ser consideradas SPAM — se optar por colocá-las, que sejam acompanhadas por um texto curto seguido de links ou de um CTA chamativo que ajude na conversão.

Estabeleça periodicidade de envio

O ideal é fazer um cronograma de disparo. Faça isso de acordo com o objetivo que deseja alcançar. A periodicidade pode variar de campanha para campanha, mas jamais peque no excesso.

Dias e horários também devem ser planejados, pois, ao realizar disparos nos momentos certos, você poderá obter maior receptividade e potencializar a taxa de conversão.

Faça testes para verificar quais horários e períodos de disparo funcionam melhor para sua estratégia.

Defina seu template

Para escrever seus e-mails, você precisará definir qual template utilizar. Você pode criar o seu ou buscar um já pronto e gratuito no mercado, como o Mailchimp.

Apenas cuide para que ele seja responsivo e adapte-se a qualquer dispositivo móvel — dessa forma, terá uma taxa de abertura maior, pois, segundo pesquisas, 71% das pessoas tendem a descartar um e-mail quando ele não é exibido corretamente em seu mobile.

O e-mail marketing há anos vem mudando a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Por isso, não abra mão de fazer a diferença, mostrar o potencial e expandir sua marca por meio dessa estratégia.

Gostou do nosso post? Então, que tal aprender também como fidelizar clientes usando uma ferramenta de e-mail marketing?

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