Acesse o conteúdo

Hospedagem de sites: tire aqui suas dúvidas sobre o assunto!

Hospedagem de sites: tire aqui suas dúvidas sobre o assunto!
Hospedagem de sites: tire aqui suas dúvidas sobre o assunto!

O bom e velho provérbio que diz que “contra fatos não há argumentos” pode até parecer batido, mas quando o assunto é hospedagem de sites, ele vale perfeitamente para os dias de hoje. Afinal, está mais do que provado que saber escolher o tipo ideal de hospedagem é essencial para manter a harmonia, a velocidade e o bom desempenho da sua página. Mas se você ainda tem dúvidas sobre esse assunto, acabou de encontrar o post perfeito para saná-las. A seguir, abordaremos tudo que você precisa entender sobre hospedagem de sites para ter mais confiança na hora de definir a sua. Vamos começar?

O que é hospedagem de sites?

Hospedagem de sites nada mais é do que um servidor preparado para receber uma grande quantidade de informações de vários sites ao mesmo tempo. Quando um usuário digita o endereço de um site qualquer, há uma conexão entre seu computador e o servidor que hospeda esse site. Dessa forma, a página será entregue a ele por meio do navegador, ou seja, o site precisa de um provedor (host) para que os usuários possam ter acesso a todas as informações contidas nele.

Quais são os tipos de hospedagem de sites?

Há vários tipos de hospedagem de sites. Abaixo, listamos os mais comuns:

  • Compartilhada

    No caso de uma hospedagem compartilhada, o espaço do servidor, como o próprio nome já indica, é compartilhado por diversos sites ao mesmo tempo. É a melhor opção para sites menores, pois possui um custo-benefício muito interessante.

  • Servidor VPS

    O Servidor Virtual Privado ou VPS (Virtual Private Server) funciona a partir de um servidor físico que é dividido em vários servidores virtuais. Por isso, a hospedagem é chamada de virtualização. Nela, o espaço será compartilhado com outros sites também, porém em uma quantidade infinitamente menor do que no servidor de hospedagem compartilhada.

  • Servidor dedicado

    No servidor dedicado, não há a necessidade de compartilhamento de espaço — ele hospedará apenas o seu site e, por isso, pode ser um dos tipos mais caros. Geralmente, essa é uma opção válida para empresas maiores e que necessitam armazenar muitos dados. Caso contrário, a hospedagem compartilhada e o VPS servem tranquilamente. Também existem outras opções de hospedagem de sites que podem variar muito de acordo com as necessidades e expectativas de cada empresa, como:

    • hospedagem cloud;
    • hospedagem WordPress;
    • hospedagem Magento;
    • revenda de hospedagem.

Você não deveria desperdiçar dinheiro em um site que não gera nenhum valor para você.

Vamos conversar →

Quais são os principais recursos de hospedagem de sites?

Veja alguns itens importantes a serem observados nesse caso:

  • Espaço em disco

    Um host deve ter espaço suficiente para armazenar todos os dados do seu site, ou seu desempenho e funcionalidade ficarão bastante comprometidos. Há alguns planos de hospedagem que oferecem espaços limitados em disco por cliente, ou seja, determinam a quantidade de espaço que seu site poderá utilizar. Você deve definir se esse tipo de plano é o mais indicado para seu site ou não, de acordo com suas especificidades e objetivos. Por outro lado, existem os planos de hospedagem ilimitados que não estipulam a priori o espaço de armazenamento. Porém, há um adendo a ser feito aqui: esse espaço é ilimitado, mas não infinito. Portanto, há certas regras estipuladas pela empresa de hospedagem para quem opta por essa alternativa.

  • E-mails

    É muito comum que as empresas ofereçam, gratuitamente, junto a seus planos de hospedagem, contas de e-mail personalizadas, o que já é um grande ganho. Verifique também se o plano de hospedagem tem capacidade de armazenamento suficiente para suportar a quantidade de contas de e-mail que você possui e as que por ventura venha a ter. Assim, não será pego de surpresa quando precisar aumentar esses dados.

  • Limite de transferência

    O limite de transferência ou de tráfego refere-se à quantidade de dados (bytes) que poderão ser transferidos para um usuário quando ele acessa seu site. Se o limite de tráfego for inferior ao que seu site precisa, podem ocorrer alguns transtornos quando o usuário tentar visualizar sua página ou quiser fazer o download de arquivos, por exemplo. Portanto, se seu site possui um tráfego mais carregado, é bom optar por um plano de hospedagem mais potente e que possa oferecer melhores condições de usabilidade.

  • Tempo de disponibilidade do servidor

    Todo site deve estar sempre disponível quando alguém for acessá-lo. Assim, o servidor que for hospedá-lo deverá garantir uma boa performance, evitando, dessa forma, que o site fique offline ou quedas inesperadas aconteçam. É importante também evitar que o site fique inativo por muito tempo, para não afetar sua credibilidade junto ao cliente — o que prejudica bastante a empresa, que deixa de realizar muitos negócios nesse período.

  • Quantidade de domínios

    A quantidade de domínios também é outro item para ser estudado na hora de verificar os melhores recursos de hospedagem de sites. No caso da sua empresa possuir somente um site, não é necessário se preocupar com isso. Mas, se ela precisar ter mais de um domínio, você pode escolher um plano diferenciado e que atenda suas prioridades.

Qual é a diferença entre domínio e hospedagem de sites?

Para que um usuário consiga acessar seu site no servidor onde ele está hospedado, é preciso que digite seu endereço, ou seja, seu nome de domínio. Uma alusão simples entre ambos, para que você consiga visualizar melhor o que estamos mencionando, é a relação de uma casa e seus móveis. O domínio seria similar ao endereço da sua casa, enquanto o espaço utilizado para colocar os móveis se refere à hospedagem. Há dois tipos de domínios de sites: os nacionais e os internacionais. Os nacionais são fáceis de identificar, pois todos terminam com a extensão “.br”. Já os internacionais podem ter como terminações o “.com”, “.net” ou “.org”, por exemplo.

Como escolher a melhor hospedagem para seu site?

Ao escolher uma hospedagem, é bom ficar de olho não só nos aspectos de otimização do site, mas também em outros pontos que podem ser cruciais para o desenvolvimento do seu negócio, como:

  • informações sobre a empresa no mercado;
  • valores dos planos de hospedagem;
  • desconto, promoção ou alguma vantagem em relação às outras empresas;
  • garantia dos serviços prestados;
  • serviços de suporte oferecidos aos clientes.

Em resumo, ter um site funcional não é tarefa tão simples. É necessário se preocupar tanto com aspectos relacionados ao seu design, layout, desempenho e resultados, assim como o melhor lugar para que seja hospedado. Afinal, ele é o espelho da sua empresa e refletirá para o cliente exatamente aquilo que ela é. Um excelente trabalho de inbound marketing associado a uma ótima hospedagem de sites, ambos realizados por empresas com grande know-how, focadas no sucesso do cliente, é o que você precisa para impulsionar o crescimento do seu negócio. Agora que você já esclareceu suas dúvidas sobre hospedagem de sites, que tal encontrar a solução ideal para o seu negócio? Agende uma conversa conosco e descubra como podemos ajudar você a vencer os desafios do mercado e alcançar resultados efetivos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *