Acesse o conteúdo

Webflow para iniciantes: saiba como começar a usar

Webflow para iniciantes: saiba como começar a usar
Webflow para iniciantes: saiba como começar a usar

Não ter um site na internet hoje em dia é o mesmo que não existir, certo? Felizmente, existem recursos que facilitam a criação de páginas na web até mesmo para quem não domina essa arte. É o caso, por exemplo, do Webflow.

O Webflow é uma ferramenta que ajuda a concretizar a sua visão para o seu site na internet. Ou seja, ele possibilita arrastar e soltar os elementos que você quer para cada página, além de gerenciar todo o seu conteúdo e a hospedagem dos seus recursos.

Então, familiarizar-se com as noções de Webflow para iniciantes é um ótimo caminho para garantir uma presença de qualidade para a sua marca na internet. Dessa forma, é possível se dedicar a essa tarefa tão importante sem gastar tempo nem dinheiro demais.

Vamos lá? A seguir, reunimos tudo o que você precisa saber para começar a usar o Webflow para fazer o seu site. Confira!

O que é o Webflow?

Webflow é o nome de uma plataforma de construção e hospedagem de sites. Em resumo, o grande destaque é o seu editor online que possibilita desenvolver completamente o visual de páginas da web, indo desde a organização dos elementos até a inclusão de textos e imagens.

Com o Webflow, o usuário pode concretizar a sua visão para o seu site na internet. Ele não exige conhecimentos em programação nem a manipulação de códigos, já que todo seu funcionamento se baseia em construir cada bloco que compõe as páginas.

Ele é semelhante a ferramentas como Wix.com e WordPress, tendo como diferencial a grande liberdade de desenvolvimento de layouts e a possibilidade de cuidar da hospedagem dos sites de forma independente.

Recursos do Webflow

  • construção de páginas de forma intuitiva com arrastar e soltar;
  • integração de códigos HTML e CSS;
  • sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS);
  • funcionalidade voltada para design responsivo;
  • hospedagem e manutenção do site;
  • recurso para organização de múltiplos idiomas para páginas;
  • plataforma voltada para aprovação de layouts junto a clientes; entre outras.

Quais são as vantagens de usar o Webflow?

Mesmo sabendo o que é o Webflow, pode não ficar tão claro quais são os benefícios de usar essa ferramenta. Então, para ajudar você a entender o valor desse recurso para o seu dia a dia, separamos a seguir as principais vantagens dela. Veja só:

Facilidade de uso

A construção de sites usando o Webflow é bastante simples, envolvendo literalmente o processo de arrastar e soltar até montar o resultado que você está procurando. Além de proporcionar mais agilidade para o seu projeto, é algo que ajuda a concretizar a sua visão com facilidade.

Isso não significa que o Webflow seja básico. Pelo contrário, a sua facilidade de uso também é uma vantagem para profissionais da área de Design, que poderão realizar suas tarefas com maior eficácia.

Ajuda na publicação do site

Com o Webflow, você pode realizar todos os passos necessários para colocar o seu site no ar, indo desde a construção dele até a hospedagem em um servidor. Ou seja, você terá todos os recursos que precisa para colocar as suas páginas no ar.

Isso evita que você precise contar com vários serviços vindos de diversas empresas diferentes. Dessa forma, ao concentrar tudo no Webflow, você organiza o seu fluxo de trabalho e contribui para a sua produtividade.

Economia de recursos

O Webflow pode ser utilizado completamente sem conhecimento de programação. Ou seja, um leigo pode desenvolver o próprio site sem a necessidade de contratar profissionais especializados para isso.

Dessa forma, você consegue economizar em recursos que poderão ser dedicados a outras áreas do seu negócio.

Qual é o passo a passo do Webflow para iniciantes?

Agora, resta saber como integrar o seu Webflow à sua rotina. Mesmo sendo capaz de criar sites com qualidade profissional e ter excelentes recursos avançados, basta aprender alguns passos simples para começar a utilizá-la. Confira:

  1. Acessando o editor

    O editor do Webflow, chamado de Designer, pode ser acessado a partir do seu Dashboard. Ou seja, é aqui em que você pode criar um novo projeto ou abrir um projeto que você já criou.

    A plataforma toda é acessível a partir do seu navegador de internet. Ou seja, não é preciso baixar nenhum software para executar o Webflow.

  2. Inserindo elementos

    Para montar o seu site, você precisa adicionar os elementos que deseja. Isto é, basta voltar a sua atenção para a barra de ferramentas da esquerda e clicar em “Add elements panel”.

    Isso exibirá uma nova janela com elementos avulsos e layouts prontos para você aproveitar na construção do seu site. Em seguida, é só arrastar aqueles que você deseja e editá-los na sua página.

  3. Organizando as suas páginas

    A construção da hierarquia do seu site é feita a partir do painel “Pages”. Da mesma forma, ele também é acessível a partir da barra de ferramentas da esquerda.

    Ele mostrará todas as páginas que você criar, permitindo que você determine quais são as principais e quais são subpáginas.

  4. Criando conteúdo para seu site

    O Webflow também atua como um CMS como o WordPress. Desse modo, para usar essa funcionalidade, abra o painel “CMS” que fica acessível da barra de ferramentas da esquerda.

    Nele, basta criar “Collections” que consistem em grupos de conteúdo. Assim sendo, elas ficarão acessíveis ao montar o layout das suas páginas.

  5. Visualizando sua página

    Você pode acessar um preview da sua página ao clicar no botão de “Preview”, que tem o símbolo de um olho no topo da interface.

    Essa ação mostrará o seu site como ele será visualizado pelo usuário, de acordo com os elementos que você inseriu até esse momento.

  6. Salvando e publicando o site

    Depois que finalizar a criação das suas páginas, você deve utilizar o botão “Save” para salvar cada modificação.

    Depois disso, use o botão “Publish” para enviar as mudanças diretamente para o servidor. Em seguida, as configurações daqui serão definidas no momento da instalação do Webflow.

Viu só como é fácil trabalhar com o Webflow? Essa ferramenta pode ser uma grande aliada para o seu processo de criação de sites, além de garantir muito mais facilidade para a presença online da sua marca. Assim sendo, aproveite as nossas dicas para otimizar esse trabalho.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Webflow? Desse modo, deixe um comentário com a sua pergunta para que possamos respondê-la.

Uma Nova e Poderosa alternativa ao Wordpress Uma Nova e Poderosa alternativa ao Wordpress