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Confira 5 ferramentas de marketing digital e tudo o que precisa saber sobre elas

Confira 5 ferramentas de marketing digital e tudo o que precisa saber sobre elas
Confira 5 ferramentas de marketing digital e tudo o que precisa saber sobre elas

Nunca se falou tanto em ferramentas de marketing digital como hoje em dia, não é mesmo? Os especialistas povoam os feeds e vídeos das redes sociais com promessas que vão desde as mais mirabolantes e milagrosas até pequenas ações isoladas. Piscou, tem alguém com uma ideia infalível.

Mas será que é simples assim mesmo? Aquela solução tecnológica trending topic é a resposta para colocar você frente a frente com seu público e garantir a conversão? Não se decepcione, mas a resposta é: depende.

Como tudo na nossa vida, essa questão também precisa ser avaliada sob a luz do dilema de cada um. Ou seja, “conhece-te a ti mesmo” e saberás qual a ferramenta de marketing digital certa para o seu negócio.

Sendo assim, este conteúdo apresenta alguns dos recursos mais utilizados para alavancar as campanhas. Dessa forma, você consegue entender qual se encaixa melhor nas suas estratégias de marketing. Confira!

O que são ferramentas de marketing digital?

As ferramentas de marketing digital são soluções tecnológicas voltadas para melhorar o desempenho das campanhas e ações publicitárias, adequadas às atividades do mercado e aos objetivos do seu negócio.

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Quais as 5 principais ferramentas de marketing digital?

O marketing digital cresceu vertiginosamente nos últimos anos. Na mesma velocidade surgiram ferramentas que prometem ajudar na árdua tarefa de obter os melhores resultados. Confira algumas.

  1. Google Analytics

    O Google Analytics é, sem sombra de dúvidas, a ferramenta de marketing digital gratuita mais utilizada pelos profissionais da área. Afinal, a maioria dos dados gerados diariamente em milhares de sites, aplicativos e e-commerces passam pela gigante da internet.

    A plataforma disponibiliza relatórios que monitoram o tráfego de blogs e sites, além de permitir a personalização dos dashboards de acordo com as suas necessidades.

    O pacote é bastante completo e entrega informações sobre seu público, que vão desde a idade e o gênero até os seus maiores interesses. Dessa forma, você consegue ver exatamente o que está funcionando e onde precisa melhorar.

    Para começar a usá-lo, basta acessar a página do Analytics utilizando sua conta Google e seguir as etapas recomendadas.

  2. Google Search Console

    O Google Search Console é uma ferramenta de marketing digital gratuita para checar como está a presença do seu site nos resultados de busca. Além disso, ele ajuda você a realizar as ações necessárias para que ele apareça no ranking do Google.

    O Search Console está diretamente relacionado com as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) e oferece um painel de informações completo com dados sobre o ranqueamento. Confira:

    1. Search Appearance — mostra como o algoritmo lê cada sessão: títulos, descrições, imagens etc.;
    2. Search Traffic — identifica o que a audiência está procurando e o que leva ou não ela a entrar no seu site;
    3. Google Index — como é o desempenho do Google no processo de indexação das páginas e identificação das palavras-chave mais frequentes;
    4. Crawl — sinaliza se há problemas, e quais são, que podem prejudicar o desempenho dos robôs do Google, enquanto eles vasculham as páginas do seu site em busca de conteúdo significativo;
    5. Problemas de segurança — informa sobre problemas de segurança detectados em sua URL.

      Para configurar a ferramenta, você precisa acessar o serviço e logar com a sua conta do Google. A partir daí, basta indicar o site que deseja rastrear.

  3. Google Tag Manager

    Essa solução também é gratuita e permite que você inclua um código simplificado no site. Dessa forma, poderá instalar ou alterar diversos serviços e tags de acompanhamento sem ter de mexer na linha de código.

    Com esse recurso, não só o time de marketing ganhará mais autonomia, como também será possível reduzir custos na área de TI. Afinal, qualquer profissional que tenha acesso à plataforma poderá fazer a alteração.

    Da mesma forma que nas outras ferramentas de marketing digital, você precisa criar uma conta na plataforma e, então, começar a configuração com os dados solicitados.

    A partir daí você personaliza o contêiner onde você vai guardar todos os parâmetros e tags que serão utilizados no site.

  4. Google Optimize

    Assim como as outras ferramentas de marketing digital, o Google Optimize é gratuito. O foco é ajudar na otimização da taxa de conversão (CRO). Para isso, ele permite que você teste diferentes versões de páginas no seu site e mede o desempenho delas.

    O mecanismo usa um snippet de rastreamento, bem como algumas configurações de segmentação de página e audiência. Ou seja, se você tiver ativado a ferramenta e um visitante que atende os parâmetros chegar até o site, ele vai acionar o teste.

    Na medida em que o ensaio acontece e coleta informações, o Google Optimize começa a fornecer uma previsão de qual versão da página tem maior potencial de oferecer o melhor desempenho no decorrer do tempo.

    Para criar sua conta no Google Optimize você precisa usar seu login do Google e, em seguida, começar o processo de configuração a partir da liberação de algumas permissões. Basta seguir as orientações, lembrando que você terá de vinculá-lo ao seu Google Analytics.

  5. Google Ads

    O Google Ads é a plataforma de anúncios da gigante do Vale do Silício, além de ser também a maior da internet no segmento de links patrocinados.

    Com essa ferramenta de marketing digital você consegue criar anúncios em diversos canais como YouTube, Gmail e Play Store. Além disso, a cobrança é feita quando alguém clica no seu anúncio, acessa seu site ou entra em contato com você.

    Dependendo do objetivo da sua campanha, ele pode ser uma ótima solução, já que você poderá segmentar bem o público. Dessa forma, seu anúncio será exibido para quem está procurando exatamente aquilo que você oferece.

    Você pode optar por usar a versão simplificada da plataforma, que facilita muito para quem não tem afinidade com a ferramenta. Para criar uma conta no Ads, basta ter um e-mail válido e um site.

Ufa, é muita informação, não é mesmo? Conforme a transformação digital vai avançando, o número de ferramentas de marketing digital também aumenta e os recursos ficam cada vez mais complexos. Para quem atua na área, seja por meio de uma agência, seja de forma independente, é importante sempre buscar atualização.

Aproveita que você já está por aqui e confira o conteúdo sobre como trabalhar com marketing digital.