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Empreendedorismo e inovação: 4 dicas essenciais para empreendedores e gestores

Empreendedorismo e inovação: 4 dicas essenciais para empreendedores e gestores

Empreendedorismo e inovação: 4 dicas essenciais para empreendedores e gestores

Quando o cenário é de crise, novas soluções se fazem necessárias para que as empresas consigam sobreviver no mercado. Mesmo em situações favoráveis, a união de elementos de empreendedorismo e inovação se configura como uma estratégia eficiente e fundamental para o sucesso de um negócio.

Por meio dessas mudanças, é possível sobressair entre os concorrentes, dar conta das demandas e conquistar ainda mais seus clientes. Quer entender como esses dois pilares podem ser estabelecidos na sua organização? Confira as dicas abaixo e comece a trabalhar com empreendedorismo e inovação agora mesmo!

1. Analise empresas que deram certo

Quando se estabelecer no mercado é a sua meta, é importante estudar exemplos para se inspirar. Mesmo diante de vários percalços, há muitas empresas que deram certo porque seus gestores apostaram em empreendedorismo e inovação.

Faça uma lista de empresas que atuam em diversos setores e exercem atividades variadas, em diferentes regiões do país. Pesquise seus diferenciais, as ações internas e os motivos que contribuíram para que alcançassem tanto destaque.

Veja também onde erraram e o que fizeram para reparar quaisquer danos causados em consequência. Em seguida, compare com as atitudes tomadas dentro do seu negócio, em uma situação similar.

Isso o ajudará a definir as melhores soluções para eventuais impasses de trabalho e também trará novas ideias para que incremente o que já oferece.

2. Defina seus KPIs de inovação

Imagine um empreendedor que não acompanha o desempenho que sua organização entrega. É difícil colher bons frutos com esse panorama, já que não se pode entender com profundidade como sua equipe tem trabalhado.

O gestor provavelmente se perderá entre as etapas e os processos da empresa e não conseguirá identificar aquelas atividades que não contribuem significativamente para seu crescimento. A partir disso, mesmo que o faturamento seja positivo, pode não haver prosperidade por conta da falta de inovação.

Para fugir desse cenário, portanto, invista na definição de KPIs: eles permitem a criação de ações de melhorias em pontos considerados como problemáticos ou mais promissores.

São esses indicadores-chave de desempenho que farão com que a empresa consiga ter maior competitividade no mercado e traga um fluxo linear de ações.

3. Invista pesado no digital

As marcas mais importantes do mundo já investem bastante na divulgação feita na internet e na comunicação mobile, seja para criar valor de marca, seja para atrair novos clientes.

Você perderá terreno enquanto não apostar na presença digital, ter um site corporativo com blog e criar páginas nas redes sociais. Quando essas ações são tomadas, engajar consumidores e transformar seguidores em clientes se torna uma tarefa muito mais simples.

O blog e as redes sociais são canais incríveis para que você conte histórias, eduque seu público e aproxime sua audiência da verdadeira experiência de consumo.

Não se esqueça de comprar a sua causa: seja qual for o seu setor, abrace o que vende e invista realmente em seu desenvolvimento. Compartilhar esse processo na internet é fazer com que sua mensagem chegue de forma rápida a quem precisa conhecê-la.

4. Tenha uma equipe interessada por empreendedorismo e inovação

Uma equipe engajada e que tenha os mesmos interesses da empresa agrega muito valor ao processo de mudança interna.

Implantar uma cultura de inovação com foco em desafios e novas soluções é uma maneira de trazer entusiasmo a todos e fazer com que entendam o real propósito que existe em inovar. É por meio das pequenas conquistas diárias que a sua equipe mostrará mais produtividade e influenciará os processos do negócio de forma positiva.

Investir em empreendedorismo e inovação não é uma tarefa de outro mundo: basta ter foco, determinação, manter-se atualizado e acompanhar tendências. Quer contar com ajuda especializada para começar? Assine a nossa newsletter e receba dicas exclusivas sobre as maiores novidades do mercado!

Junior Venturin Daniel

Formado em Marketing pela Universidade Vila Velha/ES. Trabalha com web desde 1999 e já participou de centenas de projetos digitais. Atualmente, dedica-se a ajudar os clientes a extraírem o máximo das oportunidades da Internet e, sobretudo, a se adaptarem às mudanças impostas pela transformação digital.