Foco em resultado: as principais KPIs de um site de sucesso
Mensurar resultados é fundamental. Por isso, empresas de sucesso se preocupam em coletar e analisar mensalmente os números mais valiosos para seus negócios. Existe uma meta? Então é preciso entender mês a mês como a empresa está se aproximando da realização desse objetivo.
A partir dessa análise, será possível tomar medidas de prevenção e realocar os investimentos para garantir que o resultado encontrado no fim do período seja sempre positivo e mais próximo do objetivo real da empresa.
Por esse motivo, é preciso definir bem os KPIs de um site. Com essas informações em mãos, você poderá entender como sua empresa está caminhando e se o seu objetivo é realmente factível. Quer saber mais? Continue a leitura e tire suas dúvidas!
O que são os KPIs?
Os KPIs são os indicadores-chave de performance do seu site. Cada site, para cada empresa e cada tipo de negócio, tem uma especificidade. O comum entre eles é que, independentemente do tipo de negócio, a maior parte das empresas quer o mesmo com suas páginas: vender! E, por isso, alguns indicadores são importantes.
Mas quando os indicadores entram na jogada?
Quando a sua empresa define a meta do ano — se for um aumento X em vendas, por exemplo, é preciso entender quais indicadores mostram que ela está chegando lá. Esses indicadores de performance, que estão no caminho para alcançar o real objetivo da empresa, são os KPIs.
Quais os principais KPIs de um site de sucesso?
-
Origem do tráfego
A origem do tráfego é um dos KPIs básicos para um site. É o momento em que você entende qual canal está te dando mais visitas no site e pode, por exemplo, rever seus investimentos em cada um deles.
Se o canal A te dá 40 visitas por dia, e o canal B apenas um ou dois, talvez seja interessante reduzir os esforços em B e potencializar A o máximo possível.
-
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição do site também é muito importante. Com ela, é possível entender, por exemplo, em quais páginas os possíveis clientes estão abandonando o site. É possível identificar também prováveis erros de usabilidade, como um site pouco intuitivo, com uma quantidade baixa de informações, e até mesmo visualmente confuso.
Entender a taxa de rejeição é importante porque o site é, tradicionalmente, o ponto de contato mais formal no meio virtual entre cliente e empresa, e por isso é fundamental que ele esteja impecável.
-
Número de vendas/levantadas de mão
Outra métrica importante é o número de vendas ou levantadas de mão. Isso significa quantas vendas foram realizadas no seu site, ou pedidos de orçamento/cadastros para o seu produto ou serviço.
Isso é importante para entender se as estratégias de conversão estão boas e o que é preciso mudar para aumentar o número de interessados: há conteúdo claro e suficiente para tirar as dúvidas? Os CTAs estão bem feitos? É possível fazer testes A/B? O texto está realmente convincente?
Todas essas perguntas são possíveis de serem respondidas, e são fundamentais para entender qual o caminho a seguir. Desse modo, utilizar os KPIs de um site da melhor forma possível é a garantia de manter o sucesso da sua empresa!
Gostou desse post e quer receber mais conteúdos exclusivos? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!