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Entenda sobre marketing reverso e como a estratégia possui resultados benéficos nas vendas

Entenda sobre marketing reverso e como a estratégia possui resultados benéficos nas vendas Entenda sobre marketing reverso e como a estratégia possui resultados benéficos nas vendas
Entenda sobre marketing reverso e como a estratégia possui resultados benéficos nas vendas

Quando o assunto é publicidade e divulgação de empresas, a quantidade de soluções existentes pode confundir muita gente. Mas uma modalidade que realmente merece nossa atenção é a do Marketing Reverso.

Aplicamos o termo “modalidade” pois não se trata de um método específico, mas de algo como uma filosofia, que inclui várias estratégias e possibilidades dentro dela.

De modo geral, ele inclui outros conceitos fundamentais, como o de marketing de conteúdo, de inbound marketing e até de funil de vendas, sem o que o seu sucesso poderia ficar seriamente comprometido.

É justamente dessas relações que vamos tratar adiante, exemplificando como o seu negócio pode se beneficiar do marketing reverso. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é exclusivo de grandes marcas ou multinacionais.

Seja para estreitar os laços com o público-alvo de uma indústria ou de uma oficina de toldo para loja, essa filosofia e sua metodologia podem trazer resultados bastante práticos no curto, no médio e até no longo prazo.

Para compreender como exatamente, basta seguir adiante na leitura.

Afinal, o que é o marketing reverso?

Talvez você nunca tenha ouvido falar no termo outbound marketing, que em tradução livre seria algo como “marketing de saída”. Mas certamente você é impactado por ele todos os dias, tanto dentro quanto fora de casa.

Trata-se do oposto do inbound, o “marketing de entrada”, que é justamente o estilo “reverso” de que estamos falando aqui. O outbound consiste na prospecção ativa, e costuma vir nos seguintes formatos:

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Panfletagem;
  • Outdoors;
  • Entre outros.

Atualmente, ele também está presente na esfera digital, como nos links patrocinados dos grandes buscadores, onde é possível encontrar todo tipo de solução, desde cursos livres até placas personalizadas e soluções comerciais.

Sua natureza é o marketing apelativo em termos comerciais, que explora as vantagens do produto em relação à concorrência, e a suposta superioridade da marca.

Já o inbound faz o caminho inverso, explorando a “prospecção passiva”, que consiste em valorizar o cliente em primeiro lugar.

Para isso, ele cria materiais e conteúdos que sirvam como isca, fazendo com que o cliente venha até a marca. Daí o termo marketing “de entrada”, e não “de saída”.

Por dentro da sua funcionalidade real

Ao descrever o inbound, o marketing reverso e a geração de conteúdo, pode parecer que tudo não passa de uma ilusão. Afinal, se a marca não “matar um leão por dia”, como se diz, nunca os clientes virão até ela, não é mesmo?

Na verdade, essa visão está ultrapassada, e a internet está aí para provar isso. O que ocorre é que hoje o tabuleiro realmente inverteu, pois o cliente tem todas as ferramentas de que precisa para ser a parte ativa de uma pesquisa, e não o contrário.

Logo, é ele quem decide o que vai ler e consumir. Ao precisar de etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, é pouco provável que um panfleto chegue às mãos dele, por pura coincidência, antes que ele simplesmente pesquise isso no Google.

Trata-se das famosas Gerações Y e Z, que cresceram com acesso a microcomputadores, smartphones e tablets. O que elas querem é uma relação personalizada, não coercitiva e pautada em experiências marcantes.

Como implementar em minha empresa?

Como vimos no começo, o marketing reverso é uma metodologia, já suas estratégias são muitas. Para você dar o primeiro passo para o seu próprio negócio, o mais indicado é focar em blogs e nas redes sociais.

Seus conteúdos gerados precisam ser originais e realmente agregar algo ao seu público-alvo. Por isso mesmo, artigos do tipo “10 modos de fazer impressão de banner” costumam ter excelentes resultados, gerando um ótimo engajamento.

No geral, os formatos que o conteúdo pode assumir são:

  • Blog posts;
  • Vlogs e áudios;
  • Podcasts;
  • Posts nas redes sociais;
  • E-books;
  • Infográficos e slides;
  • Entre outros.

Ademais, para obter resultados benéficos no comercial, você precisa levar em conta o funil de vendas, que se divide entre topo, meio e fundo. Assim, cada conteúdo criado precisa servir ou para gerar leads, ou para alimentar os prospects, ou para o fechamento.

Cumprir e dominar essas etapas é algo fundamental. Essa dica de ouro é o que impede que você crie conteúdos de maneira dispersiva, esquecendo-se da finalidade comercial da estratégia, que é a de todo tipo de marketing.

Tudo isso deixa claro como o marketing reverso e suas estratégias realmente podem mudar uma empresa de patamar, desde que ela leve em conta as dicas dadas acima.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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