Acesse o conteúdo

7 ideias (que realmente funcionam) para manter sua equipe motivada

7 ideias (que realmente funcionam) para manter sua equipe motivada
7 ideias (que realmente funcionam) para manter sua equipe motivada

Uma equipe motivada com o trabalho tem uma energia contagiante que sensibiliza positivamente outras pessoas, o que ajuda a cativar todos os públicos de relacionamento da empresa, gerando melhores resultados para a organização.

Nesse sentido, empresas que têm atividades voltadas ao desenvolvimento humano conquistam um aumento na motivação dos funcionários e, consequentemente, otimização dos processos. Mas para isso, a empresa precisa adotar algumas práticas.

Separamos para você 7 ideias (que realmente funcionam) para manter sua equipe motivada. Confira:

  1. Mantenha uma relação de feedback constante

    Faça reuniões periódicas para saber como estão as atividades dos colaboradores e ofereça palavras de apoio e soluções de melhoramento. Não foque nas criticas, pois seus funcionários vão se sentir desencorajados.

    Contudo, não se limite a oferecer só elogios. Construa um processo de comunicação eficiente com a equipe, ganhando a confiança de todos, com atitudes que valorizem o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.

  2. Aposte numa comunicação eficiente

    Comunique-se com clareza para garantir que a equipe absorva os valores e princípios da empresa. Procure implantar canais de comunicação entre a empresa e os colaboradores, de acordo com o perfil do seu público interno.

    Ao estabelecer os canais de comunicação, estes devem ser atualizados periodicamente e ter mensagens relevantes, com abordagem positiva, para sensibilizar positivamente os colaboradores.

  3. Faça do engajamento uma meta

    O engajamento dos colaboradores é um processo de médio e longo prazo e deve ser parte da estratégia da empresa. Faça pesquisas para descobrir quais fatores fazem diferença na relação dos colaboradores com a empresa e geram engajamento. Dessa forma, você poderá concentrar seus esforços nos pontos principais.

  4. Dê autonomia para sua equipe

    O microgerenciamento pode acabar com o engajamento. Quando o colaborador sente que tem liberdade para fazer suas atividades, ele se torna mais eficiente, feliz e engajado. Encontre o equilíbrio entre as metas e objetivo da empresa com a autonomia necessária para o funcionário fazer o trabalho dele.

  5. Mantenha sua palavra

    Nunca faça promessas que não possa cumprir. Se os funcionários sentirem que não podem confiar em você, eles começarão a questionar qual o propósito do trabalho deles. Manter o que foi prometido vai fazer com que seus colaboradores fiquem satisfeitos em ajudar.

  6. Aposte em eventos e ações de endomarketing

    O endomarketing é uma ferramenta eficaz para manter uma equipe motivada. Esse marketing voltado para dentro da organização pode ser feito no lançamento de novos produtos e serviços, com ações especialmente elaboradas para envolver a equipe nos propósitos da companhia.

    Eventos mais descontraídos, como happy hours, ajudam os colaboradores a se conhecerem melhor, socializarem e criarem laços importantes para o engajamento pessoal e profissional.

  7. Mantenha uma remuneração adequada

    Uma remuneração que esteja alinhada com o plano de cargos e salários da empresa ajuda a manter o engajamento e a equipe motivada. Estes servem como reconhecimento do talento dos colaboradores, estimulando-os a se esforçarem para conquistar contribuições significativas para a organização.

Se você gostou desse artigo, vai gostar também de aprender mais as nossas 5 dicas de otimização de tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *