Descubra como criar uma Jornada do Cliente em 5 passos

Descubra como criar uma Jornada do Cliente em 5 passos
Descubra como criar uma Jornada do Cliente em 5 passos

A jornada do cliente é um instrumento essencial para melhorar a qualidade dos negócios de uma empresa. Ela não só permite que mais vendas sejam feitas, como também consegue melhorar a relação da empresa com o cliente que dá abertura a novos negócios.

Para implementar a jornada do cliente é preciso conhecer os seus detalhes, saber como ela funciona, para que serve exatamente e como ela pode ajudar o seu negócio. A partir daí, é possível entender os conceitos em que ela se divide para fazer um bom trabalho usando a jornada do cliente para melhorar a estrutura do seu negócio.

Abaixo nós discutiremos o que é a jornada do cliente, quais são suas características e ensinamentos de como criar uma jornada do cliente em cinco passos.

Da mesma forma, você vai perceber que cada conceito te ajudará a entender um pouco mais tanto sobre o cliente quanto sobre o seu negócio, o que vai te dar oportunidade de modificar o que for preciso para fazer o seu crescimento fluir melhor e acelerar.

O que é Jornada do Cliente?

A Jornada do Cliente é um mapa que transforma em linha do tempo a relação entre um negócio e seus clientes. Ela tem início na necessidade que o consumidor tem por um produto ou serviço que vai resolver seu problema ou satisfazer um desejo e tem seu final dividido em etapas de pós venda.

Então, a Jornada do Cliente se mostra como uma ferramenta para roteirizar essa interação entre a empresa e o cliente de modo que ela se torne mais ativa, incentivando o consumidor a avançar nos estágios para completar sua compra e sair beneficiado com os bons resultados do seu consumo.

Dessa forma, a Jornada do Cliente ajuda a gerenciar as estratégias de marketing adequadas para cada estágio de comportamento do consumidor de modo a melhorar o fluxo dessa interação com a empresa.

O desenvolvimento da Jornada do Cliente é o reflexo do melhor comportamento do consumidor. Ela foi desenvolvida por meio de muitas pesquisas e para ser criada em cada empresa, é preciso que o time de marketing também faça estudos sobre os detalhes do negócio.
Sendo assim, a empresa ganha melhores oportunidades de interagir com o seu público de modo a atender melhor suas necessidades ao reconhecer suas preferências e comportamentos.

Contudo, é importante entender a Jornada do Cliente para implementar essa estratégia em seu negócio. Abaixo nós vamos discutir alguns passos de como criar essa jornada de forma mais fácil.

Como criar a sua Jornada do Cliente?

Para quem não conhece muito bem o processo de criação da jornada do cliente, pode ser interessante começar a aprender sobre sua estruturação por meio de softwares que fazem essa tarefa. O Jornio é uma boa ferramenta para entender tanto a jornada do cliente como a criação de persona, etapa essencial neste processo.

O ideal é que você utilize o Jornio como auxiliar na criação da jornada do cliente. Ainda assim, é interessante conhecer os cinco passos para a criação da jornada do cliente que vão ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais.

  1. Encontre a sua persona

    O primeiro passo da criação da Jornada do cliente é encontrar sua persona. A persona é o alvo da sua estratégia e funciona como o estreitamento das características do seu público-alvo, de modo a entender mais detalhes do seu cliente ideal para que qualquer estratégia de marketing que você criar tenha mais sucesso.

    Criar uma persona vai exigir que você realmente enxergue um personagem. Ele precisa ter nome, idade e muitas características para que se possa entender ao certo qual o perfil do seu cliente ideal. Então desenvolva sua persona com o máximo de informações possível, como estado civil, quantidade de filhos, onde mora, onde trabalha, qual cargo, hobbies, etc.

  2. Descubra quais são os pontos de contato

    Os pontos de contato são as partes de interação que o cliente tem com a empresa. Eles podem ser desde a ação de seguir a página na rede social, clicar no link, se inscrever na newsletter, até mesmo a compra de fato. Esses pontos são essenciais para entender como o cliente interage com a sua marca.

    Entretanto, é possível fazer uma simulação para entender estes pontos de contato. Dessa forma, rastreando o comportamento do cliente, é possível entender como ele interage com a sua empresa pelos diversos canais, como redes sociais, e-mail ou site oficial.

  3. Colete dados e desenvolva uma hipótese inicial

    Ao definir os pontos de contato, você já tem condições de coletar dados da interação entre o consumidor e sua marca. Dessa forma, você descobre quais os pontos de contato estão sendo mais efetivos, além de saber porque e como cada ponto se relaciona de forma diferente com o consumidor.

    Com isso, é possível entender se aquele link do Instagram está convertendo bem, se a taxa de abertura de e-mails está boa e quais os pontos de interação que convertem mais. Todos estes dados são essenciais para desenvolver uma hipótese inicial.

    A hipótese inicial é aquela que mostra qual o caminho o consumidor prefere fazer dentro da jornada do cliente. Com ela você descobre como o seu cliente ideal se comporta e com isso pode criar uma jornada apropriada para o seu negócio.

  4. Teste a nova Jornada do Cliente

    Testar a nova jornada do cliente é fazer a confirmação de tudo que já foi desenvolvido até agora. A partir deste teste você consegue entender se acertou na persona, se os pontos de contato estão convertendo e se os dados coletados realmente atingiram o potencial necessário para a criação de uma boa jornada.

    Por isso, a nova jornada do cliente, ao ser testada, deve refletir em melhores resultados para a sua empresa, tanto na conversão de vendas quanto na satisfação e sucesso do cliente.

  5. Implemente sua Jornada e a revise constantemente

    Depois de testada e aprovada, é possível implementar a jornada do cliente para já colher seus frutos.

    Sobretudo, é importante sempre revisar essa jornada, pois o seu negócio vai estar em fase de crescimento acentuado e as características tanto da marca quanto do perfil do cliente podem mudar com o tempo.

    Por isso, é preciso que sua jornada do cliente esteja em constante atualização para atender melhor às necessidades do consumidor.

Conclusão

A Jornada do Cliente é um instrumento de roteiro importante para melhorar a relação da empresa com o consumidor. Ela não é só responsável por entregar melhores resultados de venda, como também garantir que o cliente se sinta satisfeito com a sua experiência de consumo.

Ainda assim, é importante conhecer os detalhes da jornada do cliente, fazer testes e entender como ela se adequa melhor ao seu público-alvo. Mas tudo isso a partir do desenvolvimento da persona, que é o primeiro passo essencial para o sucesso da sua jornada.

Gostou de saber os detalhes da Jornada do Cliente? Já conhecia essa ferramenta importante para o marketing da sua empresa? Não deixe de estudar mais a fundo essas estratégias que podem colocar o seu negócio em outro patamar de crescimento e presença no mercado.

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