Google Search Console: você conhece os principais recursos?
A gigante da internet é responsável pelo mais famoso e utilizado mecanismo de busca. Prova disso é que seu nome já virou até verbo na língua inglesa. Contudo, para que as pessoas vejam algo elas precisam encontrá-la, é aí que entra o Google Search Console.
Essa ferramenta é o Santo Graal do marketing digital porque permite conhecer e entender tudo sobre os acessos de um site e os tipos de busca que são feitos. O resultado ajuda a deixar o SEO redondinho.
Ainda assim, nem todo mundo conhece seus principais recursos. Para você não participar dessa estatística, nós fizemos este artigo com os aspectos mais importantes. Confira.
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console foi projetado como uma ferramenta que visa facilitar a vida de quem faz a gestão dos sites. Sendo assim, ele permite acompanhar como está o desempenho e a visibilidade das suas páginas e, consequentemente, garante que elas vão ranquear bem no Google e chegar até seu público.
Como utilizar o Google Search Console na prática?
Para facilitar a sua vida, vamos dar um passo a passo para instalar e usar o Google Search Console. Aproveita e abre mais uma tela para fazer junto com a gente:
- busque pelo Google Search Console no próprio Google e clique no resultado correspondente ou entre no link aqui e clique em “Iniciar Agora”;
- digite ou copie a URL completa do seu site, ou blog no espaço “Domínio” ou “Prefixo do URL” e depois clique no botão “Continuar”;
- na página de “Verificar Propriedade” você poderá escolher entre algumas opções. Se você já tem conta no Google Analytics e está logado é só clicar em “Verificar”;
- caso você não tenha o Google Analytics, escolha o método de verificação “Tag HTML”. Assim que ele gerar o código HTML você deve copiá-lo e colá-lo. Depois clique em “Verificar”.
Quais os principais recursos dessa ferramenta?
O Google Search Console é uma plataforma cheia de ferramentas e recursos voltados para a busca de problemas com o seu site. Contudo, ele não se limita a apontá-los, você também poderá resolver muita coisa rapidamente.
Entre informações e melhorias que ele pode indicar estão:
- a origem do seu tráfego;
- defeitos no código HTML e suas correções;
- estratégias de backlinks otimizadas;
- estimular o link building;
- aumentar a velocidade de carregamento das páginas;
- ajustes de SEO.
Essa ferramenta mostra informações muito valiosas sobre como o buscador está “enxergando” sua página. Por isso, nem pense em ignorá-la.
Em um contexto em que os consumidores estão cada vez mais em busca de experiências on-line, você não vai querer ficar de fora, não é mesmo?
Aprender a usar o Google Search Console vai ajudar a melhorar o desempenho do seu site e, consequentemente, a obter melhores resultados de ranqueamento. À primeira vista, pode parecer meio complicado, mas, com a prática, vai tirar de letra.
Você gosta de estar por dentro dos assuntos de marketing digital, não é mesmo? É para pessoas como você que criamos conteúdo de qualidade. Aproveite e venha conhecer nosso Blog.