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Conheça API Fledge: a revolução dos anúncios personalizados

Conheça API Fledge: a revolução dos anúncios personalizados
Conheça API Fledge: a revolução dos anúncios personalizados

O Google vem aplicando um recurso inovador que conta com grupos de segmentação para a substituição do rastreamento de cookies, destinados tanto à aquisição de público quanto ao remarketing.

Dessa forma, veio o API Fledge que promete revolucionar a forma de aplicar os anúncios de marketing e está dando o que falar quando o assunto é otimização das vendas na internet.

Mas afinal, o que é Fledge, como ele funciona e os principais impactos? É o que detalharemos neste artigo. Explicaremos como esse recurso que promete acabar com os cookies de terceiros e abordaremos detalhes sobre como utilizá-lo. Continue lendo!

O que é API Fledge e como ela funciona?

API FLEDGE é uma iniciativa da Privacy Sandbox ao remarketing e público-alvo que foi concebida com a intenção de bloquear o rastreamento da navegação de usuários por terceiros. Inclusive, o Google já está avaliando a API na AdSense.

Dessa forma, ele promove um calendário que permite leilões no navegador a fim de selecionar anúncios relacionados a sites visitados anteriormente pelo usuário.

Ou seja, quando se acessa a página por um anunciante, o Google direciona que o navegador do usuário pode ser instruído a agregar ao grupo específico. Isso se assemelha a uma ligação do DPS.

Se bem-sucedida, o proprietário executa a função JavaScript chamada joinAdInterestGroup(), que armazena os registros, como:

  • O nome do grupo de interesse, por exemplo, casaco para inverno;
  • O proprietário referente ao grupo de interesse, como e-commerce de roupas e acessórios;
  • Configurações mais úteis a fim de que o dono do grupo visualize o código de dados, anúncios e lances de forma instantânea. Esses dados são essenciais, pois o anunciante poderá adquirir maior controle sobre suas ações.

Em seguida, o provedor de publicidade pode invocar a API FLEDGE nas questões sobre leilão de anúncios. Assim, escolhe-se aqueles que sejam mais compatíveis com as páginas que o usuário já visitou.

Ademais, o código de lance direciona aos grupos em que o usuário é integrante e àqueles para os quais os proprietários tiveram o convite para apresentar uma oferta. Isso porque a informação é obtida a partir da URL que está contida dentro das opções dos grupos de interesse.

Por último, pode-se produzir um relatório dos resultados da licitação. Assim, a função reportResult() fará parte do código do vendedor e a função reportWin() se encontrará no código de cada comprador. Esses dados ficarão registrados e atuarão como referência para futuras operações.

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Qual o impacto do fim dos Cookies de terceiros?

À medida que a chamada “Era dos Cookies de Terceiros” se aproxima do fim, o Google concedeu um prazo para que os profissionais façam as adaptações necessárias. Porém, para evitar prejuízos futuros, é de suma importância que se prepare desde já.

A previsão é que, em 2024, o buscador cesse a utilização dos cookies de terceiros, enquanto trabalha para criar alternativas que permitam um melhor nível de privacidade na web.

Devido às mudanças na lei de privacidade que proíbem o seu uso, as empresas estão tendo que se ajustar às práticas de integração digital. Desde a diminuição da disponibilidade de dados de terceiros, até às limitações nos atributos usados para segmentação do público.

De acordo com a pesquisa do Acess B2B, as áreas mais prejudicadas com a desativação dos cookies são: análise de sites (87%), publicidade direcionada (76%) e integração de dados (67%).

Por que API Fledge revolucionária a divulgação dos anúncios?

No dia 28 de agosto de 2022, o Google deu início às experiências do FLEDGE no AdSense. A empresa não projeta que haja alterações significativas nas finanças ou no rendimento no curto prazo.

Portanto, o Google fornecerá configurações no Chrome, atendendo às exigências do FLEDGE, e é possível controlar a participação no Privacy Sandbox por meio das configurações avançadas do Chrome, acessíveis em chrome://settings/privacySandbox.

Entenda como o AdSense veicula anúncios por meio do API Fledge

Assim, quando alguém acessa uma página anunciante, é possível que o site ou um provedor de serviços do AdSense aloque esse usuário a um grupo de interesse específico. O navegador procura periodicamente os anúncios disponíveis em cada grupo de interesse, para mostrá-los ao usuário, incluindo as informações do anunciante.

Posteriormente, quando um editor precisar divulgar um anúncio para o usuário, o AdSenser receberá uma solicitação contendo as mesmas informações de antes. Contudo, não será incluindo detalhes sobre os grupos de interesse do FLEDGE.

Após a seleção dos anúncios para o grupo de interesse, o Ad Manager promove um leilão do lado do servidor para encontrar a melhor opção. Para garantir a integridade do processo, aplica-se os controles de preço pelo editor ao longo do leilão.

O resultado desse leilão, que é o anúncio mais adequado, retorna-se ao navegador juntamente com as informações necessárias para reproduzir o mesmo leilão no dispositivo.

Qual configuração do navegador ela está disponível?

Os usuários têm a capacidade de controlar sua atividade nos testes do Privacy Sandbox do Chrome, acessando chrome://settings/privacySandbox e ativando ou desativando as configurações de alto nível. Durante a fase inicial dos experimentos, as pessoas podem usar as definições do Sandbox de Privacidade para desativar o FLEDGE.

O Chrome pretende oferecer aos seus usuários a oportunidade de visualizar e gerir os grupos de interesse em que foram incluídos nos sites que eles visitaram. Assim como com as ferramentas da Privacy Sandbox, essas configurações do usuário se adaptarão mediante a resposta dos usuários, dos reguladores e outras fontes.

Afinal, por que utilizar o FLEDGE?

O Google busca oferecer uma experiência personalizada aos seus usuários, considerando suas preferências e recursos de nova geração, que não dependem de cookies de terceiros.

Por meio do FLEDGE, os anunciantes direcionam seus anúncios com base nos interesses dos seus consumidores, mais do que se baseando somente na temática do site ou dados de fontes externas.

Ou seja, à medida que os usuários definem seus gostos, as campanhas de remarketing criadas pelo Api Fledge se tornam mais eficazes e garantem ótimos resultados para os anunciantes.

Essa modalidade possibilita que os anunciantes enviem mensagens personalizadas ao usuário com base em seu perfil, sem necessidade de ter acesso ao conteúdo do site a partir de outras informações.

Conclusão

Como você pode perceber, a implantação do Api Fledge exige uma ligação entre os comerciantes, compradores e aplicativos de anunciantes e de editores. Esse guia teve como objetivo auxiliar aqueles que querem gerir públicos segmentados e conduzir leilões, incluindo redes de tecnologia de anúncios que funcionem como adquirentes e vendedores.

Cada campanha publicitária possui seus próprios objetivos, e não são todos os recursos do Api Fledge que são usados em todos os casos de uso.

Afinal, com esse recurso, os anunciantes têm a possibilidade de disponibilizar conteúdos relevantes aos usuários baseados em seus interesses, além de usar dados obtidos de terceiros e/ou a partir do conteúdo existente no site, sem fronteiras.

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