Acesse o conteúdo

Como o RH Mobile Beneficia as Empresas e Funcionários

Como o RH Mobile Beneficia as Empresas e Funcionários
Como o RH Mobile Beneficia as Empresas e Funcionários

Vivemos em um mundo acelerado e vinculamos muitas coisas que fazemos a aplicativos em nossos telefones celulares, desde listas de compras e pedidos de delivery até serviços bancários e muito mais.

Com nossos dispositivos próximos, tendemos a passar muito tempo em nossos telefones.

Mas, além de usá-los para atividades pessoais, há vários aplicativos que podem ajudá-lo a gerenciar tarefas de trabalho na palma da sua mão.

E isso inclui as atividades de RH.

Isso é ideal, especialmente porque significa que você e seus funcionários podem usar o software de RH e um aplicativo móvel relacionado para concluir tarefas de maneira rápida e fácil. O gerenciamento de licenças, despesas e desempenho da equipe são exemplos de tarefas que podem ser tratadas sem a necessidade de estar na frente de um PC.

Neste artigo, destacamos os benefícios de usar um aplicativo RH Mobile e como ele pode melhorar a experiência do funcionário.

Benefícios de usar um RH Mobile

Gerenciar seu pessoal de forma eficaz é importante.

A capacidade de fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar pode ajudá-lo a ficar à frente da concorrência.

Com o trabalho remoto e o trabalho híbrido cada vez mais em alta, o uso de um aplicativo RH Mobile ajudará você a ficar bem informado de forma mais rápida. Hoje em dia não são apenas os profissionais criativos como gestores de redes sociais, designers, programadores, etc… que podem se beneficiar do home office.

Por que esperar até que você esteja de volta ao escritório ou na frente de um computador? Se você precisar trabalhar em uma tarefa de RH, poderá usar seu telefone para fazer isso.

As tarefas podem ser concluídas em questão de minutos com alguns toques simples de um botão.

Por outro lado, os colaboradores não precisam estar no escritório para acessar seus dados de RH. Em vez disso, eles podem simplesmente usar seu telefone celular.

Isso é ideal especialmente se, por exemplo, eles quiserem verificar o cronograma de férias, ver o último recibo de pagamento ou precisar reservar a manhã de folga para comparecer a uma consulta médica.

Além desses, outros benefícios podem ser:

Comunicação em movimento

A força de trabalho é móvel e, no caso de operações globais, sua força de trabalho pode estar em qualquer lugar.

Você precisa orientar os funcionários, e ficar em um escritório torna-se difícil. No entanto, com um aplicativo móvel, você pode entrar em contato com eles a qualquer momento e de qualquer lugar.

Você pode notificá-los sobre os últimos acontecimentos, se comunicar por meio de soluções de bate-papo que seu aplicativo de RH móvel oferece e fazer com que eles se conectem com você em caso de problemas.

Basicamente, a comunicação acontece 24 horas por dia com aplicativos móveis, e você não precisará esperar que eles façam login em seu computador ou laptop para que possam se conectar com você.

Seu aplicativo móvel de RH irá capacitá-los a enviar mensagens, estejam eles viajando ou no escritório. Capacitar os funcionários é fundamental para alcançar um melhor engajamento.

Aprendizado facilitado

A formação é um dos aspectos centrais dos recursos humanos. Você precisa oferecer melhores materiais de treinamento e observar o gráfico de carreira dos funcionários que estão trabalhando para você.

A realização de treinamento para trabalhadores remotos, por exemplo, pode se tornar um desafio.

Novamente, o RH precisa garantir que todos sejam treinados ao mesmo tempo para que possam reduzir os custos gerais de treinamento.

No entanto, isso se torna difícil se seus funcionários não estiverem prontos para o treinamento. O aplicativo móvel de RH cuida desse aspecto.

Com o aplicativo, você pode carregar conteúdos interativos como vídeos, infográficos ou apresentações que podem ajudar os usuários a percorrer o material para adquirir conhecimento como e quando quiserem.

Depois de treinados, o departamento de RH pode organizar questionários e outras avaliações no aplicativo móvel, o que os ajudará a obter o certificado on-line.

Como resultado, o treinamento fica mais fácil permitindo que a equipe continue trabalhando em suas tarefas diárias normalmente.

Ideal para recrutamentos

O processo de contratação precisa ser simplificado se você quiser que seus candidatos permaneçam com você e sejam contratados eventualmente.

Um aplicativo de recrutamento avançado e rico em recursos facilita o processo de recrutamento para os candidatos e gestores.

Os candidatos podem preencher o formulário móvel e aplicar on-the-go. Os formulários fáceis garantem que você não precise preencher todos os detalhes.

Os dados solicitados incluem apenas aqueles necessários para processamento ou digitalização rápida.

Uma vez que as informações são verificadas e baseados em um algoritmo, que é pré-definido, pré-selecionado, a lista de candidatos é enviada para a gerência.

A equipe de RH pode trabalhar com os insights coletados da pesquisa e estudo dos candidatos, o que ajudará na decisão de recrutar ou não essas pessoas.

Os aplicativos móveis garantirão que haja uma maneira saudável de realizar recrutamentos e facilitar o processo para os candidatos e a empresa.

Aumenta o engajamento dos funcionários

O aplicativo móvel é uma conexão entre os funcionários e o departamento de RH. Se você sabe o que os funcionários procuram, pode fornecê-los de uma maneira melhor por meio do aplicativo.

Ele pode ajudá-lo a buscar feedback pedindo aos funcionários que preencham questionários e formulários de pesquisa, além de dar a eles espaço para se envolverem melhor por meio de atividades e modelos.

Você pode até medir o engajamento dos colaboradores e tentar engajar os que ainda estão desconectados.

Nenhum funcionário é deixado para trás

Nem todos os funcionários estão sentados em uma mesa.

Existem setores como construção, hotelaria, lazer, logística, varejo e transporte, onde muitos funcionários estão em campo e não têm acesso a um terminal de trabalho durante o dia.

Aqui, um aplicativo móvel pode fazer uma enorme diferença em termos de melhorar suas experiências.

Com um aplicativo, você não deixará nenhum de seus funcionários para trás. Todos estarão informados e terão o mesmo acesso a serviços vitais de RH onde quer que o trabalho os leve.

Reduz os riscos de expor ou perder dados confidenciais

Se sua empresa depende da maneira antiga de fazer as coisas, você pode estar exposto à perda de dados confidenciais.

Os arquivos do Excel podem ser excluídos acidentalmente. Arquivos vitais podem ser substituídos. E-mails podem ser hackeados.

No entanto, usando uma abordagem móvel, você pode evitar esses problemas.

Com um RH Mobile, os dados da sua empresa ficarão armazenados na nuvem. E isso significa que seus funcionários poderão acessar com segurança o que precisam em seus telefones celulares.

RH Mobile nos processos

Aceitação rápida de solicitações de funcionários, atualizações imediatas de status de tarefas em projetos ou processos – esses são apenas alguns exemplos das possibilidades dos aplicativos móveis.

Alcançar a plataforma da empresa por meio de aplicativos é necessário para uma organização que busca o máximo de produtividade.

A capacidade de tomar decisões com apenas alguns cliques em seu smartphone pode ser muito conveniente tanto para gestores quanto para pessoas que geralmente trabalham fora do escritório.

Um exemplo perfeito do uso dos recursos dos smartphones é a liquidação móvel de despesas de viagens de negócios com o uso da tecnologia, utilizando a digitalização de imagens e reconhecimento automático dos caracteres.

Os detalhes da fatura podem ser inseridos automaticamente no formulário de cobrança, além de registrar todos os outros custos.

Outra função importante dos smartphones é a possibilidade de assinar rapidamente os documentos com a tela sensível ao toque.

Esta função é bem conhecida, principalmente pelos correios ou carteiros. Como isso pode ser aplicado no RH ou em outros departamentos?

Documentos que não exigem assinatura qualificada ou formulário em papel podem ser assinados usando esse método.

Ele pode ser implementado em qualquer processo, dependendo das necessidades da empresa. As aplicações possíveis para esse tipo de assinatura são ilimitadas.

Para facilitar o trabalho com um grande número de recursos diferentes da empresa, uma organização pode decidir marcar esses recursos com códigos de barras, códigos QR, tags NFC ou usando sua localização GPS.

Graças às ferramentas integradas, como câmera e sensor NFC, os funcionários podem facilmente inserir e pesquisar dados usando seus smartphones ou tablets e relatar as tarefas diárias, por exemplo, os resultados do circuito do guarda de segurança ou da inspeção profissional, etc.

Esses métodos nos permitem encontrar rapidamente informações detalhadas sobre qualquer um dos recursos da empresa, como equipamentos, máquinas, veículos, além de gerenciar efetivamente a força de campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *