Entenda o que são chatbots e como implementar na sua empresa

Entenda o que são chatbots e como implementar na sua empresa

Se você está antenado nas últimas tendências do mercado digital, já deve ter ouvido falar em inteligência artificial, machine learning ou chatbots, certo? Você sabe qual é a relação entre esses termos e o que eles significam na prática?

A resposta é simples: juntos, esses mecanismos representam uma evolução na forma com que as pessoas se relacionam com as marcas, utilizam os seus telefones e fazem operações simples como atendimento ou suporte ao cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo e entenda de uma vez por todas o conceito de chatbots e os benefícios de utilizar essa ferramenta na sua empresa.

O que são chatbots?

Um chatbot é um programa de computador desenvolvido para atender os usuários nos ambientes digitais. Ou seja, é uma espécie de robô programado para simular uma conversa humana em um chat.

Essa ferramenta pode automatizar tarefas burocráticas do atendimento e do relacionamento com o cliente, solucionando dúvidas frequentes e criando um primeiro diálogo com os consumidores. Do ponto de vista de quem está sendo atendido, o chatbot é muito parecido com uma conversa entre pessoas reais.

Segundo especialistas no assunto, os chatbots podem ser considerados o futuro do relacionamento com o cliente. Afinal, eles oferecem tudo o que o usuário precisa de forma rápida, pessoal e eficiente, sem que seja necessário perder um tempo precioso em ligações telefônicas intermináveis.

Quais são os benefícios de utilizá-los?

Os chatbots estão cada vez mais populares entre as grandes, médias e até pequenas empresas. O motivo é bem simples: o que não faltam são vantagens proporcionadas pela ferramenta.

Confira alguns dos principais benefícios dos chatbots e descubra por que eles podem ser úteis para o seu negócio.

Automatizar processos

Você já parou para pensar no tempo que a sua equipe perde fornecendo informações e respondendo sempre as mesmas dúvidas? Com os chatbots é possível otimizar esses processos com um atendimento totalmente automatizado e focado em resultados.

Reduzir custos

Cansado de investir em treinamento e continuar perdendo oportunidades de negócios por causa de atendimentos de baixa qualidade? Ao investir em uma ferramenta de chatbots isso não será mais necessário. Além de reduzir os custos, você ainda vai gerar mais chances de venda.

Diminuir o tempo de espera

Você sabia que a experiência do usuário com a sua marca é um fator determinante para a compra? Por isso, em vez de deixar os seus clientes esperando por horas em uma ligação, o ideal é criar um mecanismo que otimize os atendimentos e ofereça soluções rápidas.

Aumentar as vendas

Sim, os chatbots também ajudam a aumentar as vendas! Ao programar a sua ferramenta para informar e conduzir os seus potenciais clientes de forma adequada e facilitada, você aumenta as chances de fechar novos negócios. É possível realizar vendas, agendar reuniões, entre outras funcionalidades diretamente pela plataforma.

Como implementar uma estratégia com chatbots na sua empresa?

O primeiro passo para executar uma estratégia de chatbots é definir como e por que ele será usado. Após identificar os seus objetivos e as suas necessidades, você deverá analisar o processo de compra e comunicação entre os usuários e a sua empresa.

Com essas informações em mãos, será mais fácil entender quais etapas do seu atendimento precisam ser automatizadas e qual é a melhor forma de fazer isso, oferecendo uma experiência completa e positiva para os seus usuários. O ideal é criar um fluxo de atendimento a partir das principais dúvidas dos seus clientes, estabelecendo as possibilidades de interação.

Mas atenção: é preciso ter em mente que, apesar de ser uma ferramenta eficiente, um chatbot não faz tudo sozinho. Sendo assim, sempre ofereça aos seus usuários a possibilidade de se comunicar com um atendente real.

Legal, não é? Agora que você já sabe tudo sobre chatbots, descubra a importância de manter um bom posicionamento digital!