5 mudanças no comportamento do consumidor no período de pandemia!
A pandemia do novo coronavírus modificou completamente a economia. Com o isolamento social, muitos negócios fecharam as suas portas, profissionais perderam seus empregos e, como consequência, o ritmo de consumo se alterou. Mas quais são os novos hábitos e o comportamento do consumidor? A partir dessas respostas, a sua empresa precisa se adaptar.
Afinal, apenas conhecendo a fundo o que o consumidor está precisando, é possível oferecer uma experiência mais adequada. Assim, a sua empresa pode reduzir os impactos de uma crise e começar a se preparar para a retomada econômica, por exemplo.
Que tal, então, descobrir quais são as 5 principais mudanças no comportamento do consumidor no período de pandemia? Continue a leitura deste artigo para esclarecer as suas dúvidas. Confira!
Neste artigo, falaremos sobre:
Quais são as 5 principais mudanças no comportamento do consumidor?
Os impactos na economia e na sociedade, é claro, acabam gerando reflexos no comportamento do consumidor. Mas quais são eles? Listamos os 5 principais novos hábitos de consumo. Confira!
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Valorização do essencial
Com a insegurança causada pelo cenário, o consumidor passa a valorizar — e priorizar — ainda mais aquilo que é essencial. Por isso, um discurso mais agressivo para conseguir vendas precisa ser adaptado para determinados conceitos, como a venda consultiva. Em um primeiro momento, o foco das empresas deve ser a fidelização e a retenção dos clientes e a criação de relacionamentos mais duradouros.
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Preferência por compras online
De acordo com um estudo da GfK, o comportamento de compra do consumidor já poderia ser considerado phygital, se dividindo entre os espaços físico e online. Um relatório do Google, porém, mostra que 49% dos brasileiros vão comprar apenas digitalmente ou priorizar esses canais, exigindo que as empresas invistam cada vez mais em suas presenças digitais.
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Valorização da experiência
Os consumidores também passam a exigir mais experiências por parte das empresas. Eles não querem simplesmente realizar uma compra, por exemplo. Eles querem se sentir parte de um determinado nicho. Os pontos de venda físicos e as plataformas digitais devem priorizar a oferta de experiências únicas e exclusivas aos usuários, diferenciando a sua marca dos concorrentes.
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Sentimento de solidariedade
O período de pandemia fortaleceu os sentimentos de solidariedade e empatia dos consumidores. Uma forma de incentivar as vendas sem a sensação de culpa é criando campanhas de “Compre e Ajude”. As marcas devem se posicionar e oferecer a possibilidade de o cliente, ao mesmo tempo em que realiza uma compra, poder doar parte do valor para uma instituição de caridade, por exemplo.
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Live commerce
Mesclar a popularização do streaming com a possibilidade de realizar vendas online é o principal objetivo do live commerce. Com um contato mais próximo com o consumidor, as transmissões ao vivo geram autenticidade na hora de apresentar produtos e serviços e ainda seguem a tendência de digital first.
Entender o comportamento do consumidor é essencial para quem quer fazer a sua empresa crescer. Em um período de crise e de incertezas, esse conhecimento se torna ainda mais importante, fornecendo insights para melhorar as ações e estratégias que a sua companhia executa.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as principais tendências e mudanças no comportamento do consumidor, que tal garantir que mais profissionais as conheçam? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!