Acesse o conteúdo

Entenda os tipos de site existentes e qual o ideal para o seu negócio

Entenda os tipos de site existentes e qual o ideal para o seu negócio
Entenda os tipos de site existentes e qual o ideal para o seu negócio

Se você é empresário e deseja investir no crescimento do seu negócio, provavelmente já sabe que ter presença estratégica na internet é uma obrigação. Mas você sabia que existem vários tipos de site, e que fazer a escolha correta é fundamental para o sucesso do seu empreendimento?

Optar por um determinado tipo de site sem conhecimento prévio é algo bastante arriscado, pois pode frustrar suas expectativas ou piorar a situação do seu negócio. Neste artigo, mostraremos quais são os principais tipos de site para ajudar você a decidir qual é o melhor para o seu negócio.

Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Quais são os principais tipos de site?

  • Site institucional

    Os sites institucionais servem para imprimir a sua marca no mundo digital de maneira clara e objetiva. Eles são muito utilizados pela maioria das empresas, que geralmente desejam apenas manter presença na internet de forma profissional e criar uma identidade nesse meio.

    O design do site institucional é bastante simples, objetivo e funcional — nada de excesso de páginas ou visão poluída. Esse tipo de site tem finalidades bastante consistentes, como:

    • apresentar sua empresa no ambiente online;
    • apresentar as propostas da empresa para clientes em potencial;
    • exibir serviços e produtos;
    • mostrar produtos/soluções disponibilizados.

    Embora o site institucional tenha essas características mais específicas, ele permite trabalhar várias estratégias de marketing em mídias sociais, marketing de conteúdo ou links patrocinados, por exemplo.

  • Site One Page

    Esse é um dos tipos de site mais indicados para quem está começando um negócio e possui poucos arquivos para apresentar. Como o próprio nome já sugere, o conceito dessa plataforma consiste na criação de layouts de somente uma página.

    A parte principal da estrutura do site é mantido em uma página com a presença de um menu. Quando os visitantes clicam nesse menu e escolhem uma opção, a página se desloca de forma suave para a seção pretendida.

    Geralmente, as interfaces dos sites One Page são muito atraentes, rápidas e organizadas, mas não é indicado colocar muitos arquivos nesse tipo de site para não deixá-lo muito carregado. Opte por um layout interessante e agradável visualmente — assim, esse modelo de site poderá ser bem útil para os propósitos da sua empresa.

  • E-commerce (loja virtual)

    Também conhecido como loja virtual ou site de vendas, o e-commerce é uma interface criada especialmente para a realização de vendas virtuais. Se você pretende ter um comércio eletrônico, portanto, esse modelo de plataforma sem dúvidas é a melhor opção.

    Existem dois tipos básicos de e-commerce:

    • B2B Business to Business: para venda entre empresas (fábricas e indústrias que revendem seus produtos para outras empresas);
    • B2C Busness to Consumer: para empresas venderem diretamente para seus consumidores.

    Conheça algumas vantagens gerais do modelo:

    • redução de custos, tanto para consumidores quanto para a empresa;
    • atendimento eletrônico especializado;
    • praticidade na hora da compra;
    • comodidade para entrega e recebimento de produtos;
    • tranquilidade para escolher produtos por parte dos consumidores;
    • menos tempo gasto na realização da compra.

    Para quem deseja ter uma loja virtual, é válido frisar que apesar de ser altamente lucrativo, criar um e-commerce não é algo simples. Antes de investir nesse modelo, portanto, procure ajuda de uma empresa capacitada. Assim, você não correrá o risco de perder seu investimento.

  • Hot Site

    Muito conhecido como micro site, o Hot Site é bastante usado para a realização de campanhas temporárias. Por se tratar de uma página que possui tempo determinado para permanecer no ar, ela é utilizada principalmente para fazer lançamentos de eventos, serviços ou produtos.

    Uma empresa que deseja vender um curso ou divulgar um evento, por exemplo, pode criar um Hot Site apenas durante um tempo específico. O modelo também pode ser criado como estratégia de marketing para aumentar o tráfego para o seu site principal, desativando-o depois sem problema algum.

  • Blogs

    Sem dúvidas, o blog é o tipo mais utilizado por empreendedores que desejam intensificar suas estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

    O blog funciona como uma excelente ferramenta para aumentar o número de leads, promover produtos ou serviços e fazer uma interface com o site da empresa ou outros canais online — como redes sociais, por exemplo.

    Grande parte das empresas conta com um blog corporativo para interagir melhor com seu público-alvo, disponibilizando conteúdos relevantes com o objetivo de educá-los e guiá-los durante a sua jornada de compra.

  • Portal

    Os portais não são sites muito grandes, mas todo conteúdo criado e oferecido por meio deles é 100% segmentado. Trata-se dos conhecidos conteúdos verticais.

    Um portal conta com várias ferramentas capazes de construir e estreitar relacionamentos entre o produtor dos conteúdos e seus consumidores. Um exemplo dessas funcionalidades são os fóruns de discussão, pesquisas online e chats.

    A interação entre pessoas nesses ambientes é muito proveitosa para as empresas, pois as equipes podem compreender melhor os problemas desses possíveis clientes e encontrar soluções mais eficientes para resolvê-las.

    Os portais podem abranger vários serviços, além de notícias, jogos, criação de e-mails e muito mais. Para criar e gerir um portal, porém, é fundamental contar com ajuda profissional desde o início do processo.

Por que devo investir em um site para minha empresa?

Até algum tempo atrás, você poderia vender bem e lidar com a forte concorrência do mercado sem apostar em marketing digital. Contudo, após a expansão da internet — fator que influenciou bastante o comportamento de compra do consumidor —, só consegue sobreviver quem busca novas estratégias e consegue colocá-las em prática meio online.

Sabemos que não é pequeno o grupo de empreendedores que têm enfrentado dificuldades por conta do cenário econômico brasileiro, que continua em crise. Entre as maiores dificuldades, destaca-se a queda nas vendas e, consequentemente, a desaceleração do crescimento do negócio.

Nesse momento crítico, a única luz no fim do túnel é buscar soluções na internet — ou melhor, encontrar meios de divulgar o seu negócio para o maior número de pessoas possível. Nesse caso, o site se torna a ferramenta principal para cumprir esse objetivo.

Mas afinal, qual é o site ideal para o meu negócio?

Depois de entender que o seu negócio precisa de um site e conhecer os vários modelos existentes, você deve estar se perguntando qual é a melhor opção para a sua empresa, não é mesmo? Bem, o site ideal será aquele que melhor corresponda aos objetivos do seu negócio. O importante é que ele tenha todos os recursos que precisa para atender bem os seus clientes, oferecendo uma experiência intuitiva, agradável e de fácil usabilidade.

Uma forma de descobrir qual é o melhor tipo de site para o seu empreendimento é buscando ajuda especializada de uma empresa de comunicação e marketing. Somente uma equipe capacitada e com experiência de mercado poderá avaliar o seu negócio de perto, fornecendo insights precisos para criar o site perfeito.

E aí, está decidido a criar um mega site para a sua empresa? Entre em contato conosco e conheça as soluções que temos para o seu negócio!

Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *