Acesse o conteúdo

5 mudanças no comportamento do consumidor no período de pandemia!

5 mudanças no comportamento do consumidor no período de pandemia!
5 mudanças no comportamento do consumidor no período de pandemia!

A pandemia do novo coronavírus modificou completamente a economia. Com o isolamento social, muitos negócios fecharam as suas portas, profissionais perderam seus empregos e, como consequência, o ritmo de consumo se alterou. Mas quais são os novos hábitos e o comportamento do consumidor? A partir dessas respostas, a sua empresa precisa se adaptar.

Afinal, apenas conhecendo a fundo o que o consumidor está precisando, é possível oferecer uma experiência mais adequada. Assim, a sua empresa pode reduzir os impactos de uma crise e começar a se preparar para a retomada econômica, por exemplo.

Que tal, então, descobrir quais são as 5 principais mudanças no comportamento do consumidor no período de pandemia? Continue a leitura deste artigo para esclarecer as suas dúvidas. Confira!

Quais são as 5 principais mudanças no comportamento do consumidor?

Os impactos na economia e na sociedade, é claro, acabam gerando reflexos no comportamento do consumidor. Mas quais são eles? Listamos os 5 principais novos hábitos de consumo. Confira!

Destrave todo o potencial do RD Station Marketing Destrave todo o potencial do RD Station Marketing

  1. Valorização do essencial

    Com a insegurança causada pelo cenário, o consumidor passa a valorizar — e priorizar — ainda mais aquilo que é essencial. Por isso, um discurso mais agressivo para conseguir vendas precisa ser adaptado para determinados conceitos, como a venda consultiva. Em um primeiro momento, o foco das empresas deve ser a fidelização e a retenção dos clientes e a criação de relacionamentos mais duradouros.

  2. Preferência por compras online

    De acordo com um estudo da GfK, o comportamento de compra do consumidor já poderia ser considerado phygital, se dividindo entre os espaços físico e online. Um relatório do Google, porém, mostra que 49% dos brasileiros vão comprar apenas digitalmente ou priorizar esses canais, exigindo que as empresas invistam cada vez mais em suas presenças digitais.

  3. Valorização da experiência

    Os consumidores também passam a exigir mais experiências por parte das empresas. Eles não querem simplesmente realizar uma compra, por exemplo. Eles querem se sentir parte de um determinado nicho. Os pontos de venda físicos e as plataformas digitais devem priorizar a oferta de experiências únicas e exclusivas aos usuários, diferenciando a sua marca dos concorrentes.

  4. Sentimento de solidariedade

    O período de pandemia fortaleceu os sentimentos de solidariedade e empatia dos consumidores. Uma forma de incentivar as vendas sem a sensação de culpa é criando campanhas de “Compre e Ajude”. As marcas devem se posicionar e oferecer a possibilidade de o cliente, ao mesmo tempo em que realiza uma compra, poder doar parte do valor para uma instituição de caridade, por exemplo.

  5. Live commerce

    Mesclar a popularização do streaming com a possibilidade de realizar vendas online é o principal objetivo do live commerce. Com um contato mais próximo com o consumidor, as transmissões ao vivo geram autenticidade na hora de apresentar produtos e serviços e ainda seguem a tendência de digital first.

Entender o comportamento do consumidor é essencial para quem quer fazer a sua empresa crescer. Em um período de crise e de incertezas, esse conhecimento se torna ainda mais importante, fornecendo insights para melhorar as ações e estratégias que a sua companhia executa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as principais tendências e mudanças no comportamento do consumidor, que tal garantir que mais profissionais as conheçam? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

Você não deveria desperdiçar dinheiro em um site que não gera nenhum valor para você.

Vamos conversar →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *