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O que é sitemap e como utilizá-lo para ajudar no ranking do site?

O que é sitemap e como utilizá-lo para ajudar no ranking do site?
O que é sitemap e como utilizá-lo para ajudar no ranking do site?

Já comentamos aqui no nosso blog da importância da sua empresa se fazer presente na web. Mas de que forma você está utilizando o sitemap para converter leads para o seu negócio?

Antes de responder, vamos a um checklist rápido sobre o modo que você está usando o marketing digital?

  • Você tem um site responsivo, de fácil navegação e com conteúdo direcionado a sua persona? Se a sua resposta foi SIM, parabéns! Você está no caminho para conquistar seu cliente na web;
  • O próximo passo para atingir esse objetivo é responder: em que posição no ranking do Google – o maior buscador da internet – está o seu site? Se ele não está no topo, temos uma preocupação para compartilhar com você nesse artigo;
  • Não adianta ter o conteúdo na internet se o seu cliente não consegue encontrá-lo facilmente. Para atingir o patamar de estar bem localizado nas primeiras páginas do Google, há outro fator fundamental para o seu site: otimização.
  • Um site que cumpre todos esses requisitos que falamos e merece estar nas primeiras páginas da busca orgânica do Google utiliza, portanto, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).Se você já ouviu falar em Palavra-Chave, Arquitetura de Site e Link Building, já está familiarizado com essa estratégia.

Agora, vamos apresentar para você um elemento fundamental para o seu site ser imbatível no ranking do Google. E que quase todas as pessoas que trabalham com marketing digital não dão a devida atenção: o sitemap

O que é Sitemap?

Você já ouviu falar o que é um sitemap?

Nada mais é do que um arquivo disponibilizado no servidor que diz ao Google (ou outros buscadores) qual a estrutura do seu site, quais as suas atualizações e quais páginas devem ser indexadas, ou seja, que estejam no índice do Google.

Para cumprir essa função, o sitemap facilita para os robôs do Google fazerem a varredura e levarem o seu negócio ao topo da plataforma. Fazer tudo bem feito é o caminho para o Google olhar para o seu trabalho com profissionalismo.

Por meio do sitemap informações importantes do seu site, como localização, frequência de atualizações, data da última mudança e o nível de relevância das publicações serão enviadas ao Google e também a outros mecanismos de busca.

Por conter esses dados, os robôs conseguem ler com mais frequência as novidades do site e, portanto, facilitar que as palavras-chave sejam encontradas.

Há alguns critérios que aumentam ainda mais a urgência de ter um sitemap bem configurado. Preste atenção se o seu site:

  • É muito grande;
  • Foi lançado recentemente;
  • Possui páginas isoladas;
  • Tem um conteúdo específico para algum segmento Google.

Nestes casos, o sitemap melhora a experiência do usuário tanto na navegabilidade do site quanto na busca.

Geralmente, as técnicas de SEO causam medo em quem nunca mexeu com esses protocolos. No entanto, fazer um bom sitemap não exige tanto conhecimento prévio.

Como funciona um sitemap

Saiba, primeiramente, que sitemap é uma lista das URLS que existem dentro do seu site.

E XML, o formato do arquivo, é uma sigla para Extensible Markup Language, ou seja, uma maneira de apresentar informações em sites.

O arquivo deve ser configurado – a seguir apresentaremos maneiras de fazer isso – e, depois, enviado ao Google.

Se o seu site possui algum critério que vá atrapalhar esse processo, como tamanho, não se preocupe. Você pode dividir as informações em dois arquivos.

E, se você continua acha complicado lidar com técnicas de SEO, já adiantamos que configurar um sitemap também é simples. Vamos aprender?

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Como configurar o sitemap do seu site?

Para começar, o formato que irá utilizar para configurar o seu sitemap deve ser bem escolhido. Um arquivo XML é a melhor maneira, pois é compactado, facilitando o carregamento e, portanto, o tempo de resposta no buscador.

Agora que você já tem essa informação, confira maneiras de fazer manualmente um sitemap de qualidade e colocar o seu site no topo das páginas do Google:

  1. Vá até o site sitemaps.org

    É nesse endereço que o Google reúne todos os protocolos necessários para o sitemap. Lá estará descrito como iniciar seu documento:

    • a tag de abertura deve ser < urlset > e a de fechamento < /urlset >
    • especifique qual é o protocolo padrão com a tag < urlse >
    • coloque < url > para cada página do seu site, como uma tag pai, e uma entrada filha < loc >

      Com um conhecimento mais avançado de SEO, você consegue seguir adiante nessa etapa. Também há a opção de configurar o arquivo sitemap em um app.

  2. Configure o sitemap em um app

    O aplicativo britânico Screaming Frog rastreia o seu site e cria automaticamente um arquivo sitemap no formato XML. Depois disso, coloque seu arquivo no diretório do site, acessando o menu de construção do seu site.

  3. Informe ao Google onde está o arquivo

    A maneira mais prática de realizar esse passo é acessando o Google Search Console, que é a área onde o arquivo é colocado. Vá até Índice > Sitemaps e adicione o arquivo.

Concluíndo

Não pense que o sitemap é o fim das estratégias para manter o seu site no topo. O mais importante é manter as técnicas de SEO atualizadas e constantes.

Manter a otimização do seu site é um trabalho de formiguinha, tanto para agências quanto para clientes.

No entanto, em parcerias funcionais, acaba se tornando uma atividade prazerosa de ser feita, pois estamos falando do seu maior sonho: ter um negócio de sucesso!

Ainda ficou com dúvidas sobre quais técnicas são importantes para ranquear bem o seu site no Google?

Continue acompanhando as postagens no nosso blog que mostraremos quais caminhos também devem ser seguidos para atingir esse objetivo no seu negócio.

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