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Como o GA4 funciona e por que fazer a migração?

Como o GA4 funciona e por que fazer a migração?
Como o GA4 funciona e por que fazer a migração?

O Google Analytics faz uma análise digital eficiente rastreando e relatando o tráfego dos sites. Mas você sabe como fazer a migração para o GA4? O Google Analytics 4.0 traz novos insights e previsões com base na inteligência artificial.

A ferramenta tem uma integração mais completa com o Google Ads, relatórios de ciclo de vida do cliente e mudanças na interface. Com os dados e métricas oferecidos pelas ferramentas, fica mais fácil acertar na estratégia.

A ideia do texto é contar um pouco sobre o Google Analytics 4, revelar por que fazer a migração para a versão, seus benefícios e suas diferenças em relação ao Universal Analytics. Boa leitura!

Como o Google Analytics 4 funciona?

O Google Analytics 4 é a versão atualizada da ferramenta de análise do Google, e foi desenvolvido com a finalidade de fornecer insights mais precisos e profundos sobre o comportamento do usuário em seu site ou aplicativo.

Além disso, ele vem com recursos avançados de análise e previsão que permitem aos profissionais de marketing tomar decisões mais informadas e, assim, melhorar a eficácia de suas campanhas de marketing. A novidade acompanha as mudanças mundiais nas políticas de dados e segue a esteira da europeia GPDR.

Assim, a nova versão traz recursos para contribuir com os gestores das páginas e se diferencia do Universal Analytics. Seguindo a tendência de adesão da inteligência artificial, o Google Analytics 4 adota o machine learning e entrega automaticamente alerta de acordo com as mudanças das métricas.

Desse modo, ajuda a dar destaque para mudanças como o aumento da demanda do público. A integração com o Google Ads é uma bem-vinda novidade que ajuda a lidar com indicadores relevantes.

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Por que fazer a migração para o GA4?

Na hora de atualizar a versão de um software, o ideal é conferir se a migração vale de fato a pena. Afinal, nem sempre a nova versão é superior à anterior. Por isso, você vai ver algumas das razões para fazer a migração para o GA4 nos próximos tópicos.

Investimento de longo prazo

O Universal Analytics será descontinuado em 1 de julho de 2023. Isso significa que o GA4 é o futuro do software do Google. Assim, seus esforços de desenvolvimento se direcionam ao Google Analytics 4.

Embora o UA não seja suspenso, seguirá sem melhorias ou atualizações. Desse modo, a tendência é ficar menos relevante e cair em desuso. Mas vale ter em mente que a coleta de dados não pode ser retroativa.

Isso acontece porque o GA4 segue uma estrutura de dados diferente da UA. Assim, informações históricas não são transportadas. Você vai precisar de tempo para coletar novos dados. Um caminho é usar as duas versões paralelamente durante a adaptação.

Atualização das análises

A migração para o GA4 traz uma oportunidade de alterar a qualidade das próprias análises. Assim, você pode garantir que os resultados são compatíveis com sua estratégia e seus objetivos.

Se a implementação do Universal Analytics não funcionar, fazer a migração para o GA4 não faz muita diferença. Afinal, as más análises acontecem em qualquer lugar. Na nova versão, é possível ver os visitantes por outra perspectiva.

Aqui, as páginas e eventos tradicionais são trocados pelas interações na forma de eventos específicos. As metas trocam o lugar das conversões, enquanto as visualizações cedem espaço para os fluxos de dados.

Melhoria na mensuração

O Google Analytics 4 traz uma bem-vinda novidade: a “medição aprimorada”. Por meio dela, é possível rastrear automaticamente downloads, cliques, interações com vídeos, eventos de rolagem, pesquisas e por aí vai.

A ativação depende apenas da seleção de opção, sem tags ou códigos adicionais. Assim, o rastreamento de engajamento também foi melhorado. Aqui, as métricas sofisticadas têm mais espaço, como o tempo de engajamento e as sessões engajadas.

Você ainda pode identificar os visitantes com uma precisão maior, a partir dos dados de identificação do Google. Desse modo, reconhecer o mesmo usuário em dispositivos diferentes virou uma missão mais acessível.

Mais sacadas

O GA4 conta com um “analysis hub”, feito especificamente para oferecer relatórios personalizados aos usuários avançados. O recurso, já testado no Analytics 360, agora está disponível a todos os usuários.

Assim, você pode criar relatórios personalizados a partir de uma simples interface de “arrastar e soltar”. Ainda existem funis por meio dos quais você pode conferir o progresso em um fluxo de várias etapas.

No “Patching”, você pode conferir a navegação dos usuários em sequências de eventos ou páginas. Por fim, há outros recursos. Você pode sobrepor segmentos, fazer análise de cohort, colher o tempo de vida do usuário e, caso seja um usuário mais avançado, exportar os dados brutos pelo BigQuery.

Quais são as diferenças em relação ao Universal Analytics?

No GA4, a estrutura de conta muda, com a vista deixando de existir. Assim, ao separar os projetos para visualizar de forma separada, você vai precisar criar contas diferentes. Os tipos de relatórios também mudam.

Embora as prévias permaneçam na página inicial, a parte de “engajamento” substituiu o “comportamento” do UA. Ainda há novidades, como o item “retenção”, que revela quem volta diariamente ao site.

Mas o GA4 não perde para o UA na segmentação. Por meio da função “público-alvo”, você pode usar regras parecidas com as do Universal Analytics, filtrando nos relatórios e adicionando comparações. Confira abaixo os principais diferenciais do GA4:

  1. Foco na análise de usuários em vez de sessões: Ao contrário do Universal Analytics, que se concentra em sessões, o GA4 coloca os usuários em primeiro plano. Isso significa que você pode obter uma visão mais completa do comportamento do usuário ao longo do tempo, independentemente do número de sessões que ele teve.
  2. Rastreamento de eventos simplificado: O GA4 usa eventos como unidade de medida para o rastreamento de dados. Esses eventos incluem cliques em botões, visualizações de página, interações com vídeos e muito mais. Com o GA4, é muito mais fácil criar eventos personalizados sem a necessidade de código personalizado.
  3. Foco em privacidade: O GA4 foi projetado para proteger melhor a privacidade dos usuários. Ele usa a tecnologia de aprendizado de máquina para preencher lacunas nos dados e permitir a coleta de dados de forma mais eficiente e sem violar a privacidade do usuário.
  4. Melhor integração com outros produtos do Google: O GA4 é construído para se integrar facilmente com outros produtos do Google, como o Google Ads, o Google Tag Manager e o BigQuery. Isso permite uma análise mais abrangente dos dados e insights mais precisos.
  5. Análises avançadas e previsões: O GA4 inclui recursos avançados de análise, como a análise de funil de conversão e previsões de dados baseadas em aprendizado de máquina. Isso permite que você tenha uma visão mais completa do desempenho do seu site e tome decisões mais informadas sobre como melhorar sua presença online.

Como fazer a migração para o GA4?

Na hora de fazer a migração para o GA4, vale ter em mente que não é possível migrar seus dados históricos. Embora os programas usem a base técnica, o modelo de dados é diferente.

Você pode começar fazendo uma auditoria do UA, planejando a estrutura da sua conta, conferindo as configurações de propriedade, criando um plano de mensuração e identificando os eventos que vão passar pela migração.

A migração para o GA4 conta para se adaptar a uma das atualizações mais importantes desde que a ferramenta de digital analytics do Google foi lançada. A versão vai continuar a ser aprimorada ao longo dos próximos anos. Assim, é uma representação do futuro da análise.

Por isso, aprender sobre ela pode fazer uma boa diferença. A implementação gera o desconforto típico de uma novidade, mas vale a pena. No Google Analytics 4, você é apresentado a uma análise com foco maior no usuário. Se o UA se baseia majoritariamente em pageviews, o GA4 aposta nos eventos.

Este conteúdo tem como objetivo ajudá-lo a compreender a migração para o Google Analytics 4. Se precisar de ajuda, a Via pode oferecer serviços de migração. Não hesite em entrar em contato conosco para obter ajuda!

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