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Características da Geração Z: entenda mais sobre este público

Características da Geração Z: entenda mais sobre este público
Características da Geração Z: entenda mais sobre este público

Conhecer o perfil dos consumidores é fundamental para as marcas, pois permite desenvolver estratégias certeiras para atrai-los e conquistar sua preferência. Por esse motivo, é fundamental lançar um novo olhar à chamada geração Z.

Formada por jovens nascidos na era da informação digital, essa geração vive conectada, é antenada e muito exigente. Esse novo comportamento dos consumidores os leva a ser muito criteriosos na hora de optar por determinada marca ou produto.

Pensando nisso, mostraremos neste post as principais características da geração Z e seus hábitos de consumo. Continue a leitura e entenda como a cultura de dados pode impactar essa geração.

Quem é a geração Z?

Antes de saber a respeito da geração Z, é interessante conhecer um pouco sobre as gerações que a antecederam. A geração baby boomer é formada por aqueles que nasceram entre 1940 e 1960, tendo o trabalho como filosofia de vida. Já a geração X é caracterizada pela busca da liberdade e consiste nos nascidos entre 1965 e 1981. A geração Y (1982 e 1994) presenciou a evolução da tecnologia, que passou a estar presente em suas atividades diárias.

Em relação à geração Z, ela é formada por pessoas que nasceram entre os anos de 1995 e 2010. A tecnologia está presente como ponto central do seu dia a dia, afetando suas decisões e a forma de socializar. Preocupados com o seu próprio futuro e com o futuro do planeta, a geração Z está envolvida com o meio ambiente e causas sociais.

Conectados, independentes e ansiosos, gostam de inovações, relações verdadeiras e desejam ter tudo o que desejam de imediato. Por terem nascido em meio a inúmeros avanços tecnológicos, os jovens dessa geração têm a mudança presente em seu DNA. Sua realidade é formada por conectividade com o mundo, aplicativos e comunicação instantânea. Curtir fotos e vídeos, seguir redes sociais e influenciadores digitais faz parte da sua rotina.

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Quais as principais características da geração Z?

Assim como a geração anterior, a geração Z gosta de se divertir, estar junto com amigos e a família, ouvir música e jogar. Porém, o que mudou é que tais atividades são feitas por meio de interfaces digitais.

Esses jovens logo serão os principais consumidores das marcas que atuam no mercado. Por esse motivo, é fundamental conhecer as principais características que a definem, como mostramos a seguir.

  • Nativos digitais

    Quando nasceram, o mundo já estava dominado pelos aparelhos eletrônicos. Assim, aprenderam desde cedo a usar smartphones, tablets e conversar pelo Skype. Ter rápido acesso à informação, tirar selfies, seguir youtubers e acessar redes sociais é algo que está presente no dia a dia dessa geração.

  • Comunicação rápida

    O tempo de atenção da geração Z é bastante curto, cerca de 8 segundos. Por isso, ao invés de textos longos, eles preferem se comunicar por meio de imagens, que são de rápida compreensão. Como o Instagram apresenta tais características, tornou-se a rede social favorita para essa geração.

  • Exigentes

    Querem qualidade e transparência em todas as suas relações, o que vai desde amigos e familiares até produtos e serviços. Buscam por autenticidade e dividem as suas opiniões no ambiente online, seja para elogiar ou criticar.

  • Inclusivos

    São inclusivos e tendem a participar de vários grupos, não importando qual seja a ideologia. Favoráveis à diversidade, não gostam de preconceitos e nem de rótulos — têm um grande poder para mobilizar em defesa de uma causa que apoiam.

  • Linguagem própria

    A linguagem dos nascidos na geração Z é baseada em memes e emojis, o que traz mais humor e leveza para a mensagem que desejam passar. Eles são usados seja nos momentos de descontração ou para fazer críticas.

  • Multitarefas

    São capazes de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, como conversar pelo WhatsApp, assistir TV e olhar para a tela do tablet. Por terem nascido numa época de rapidez tecnológica, estão acostumados a conseguir as coisas de maneira rápida e receber respostas imediatas.

Como são seus hábitos de consumo?

Por estarem sempre conectados ao mundo virtual, a geração Z é fortemente influenciada por anúncios em sites de varejo e redes sociais. O processo de compra deles é mais motivado por anúncios virtuais e influenciadores digitais do que os veiculados na TV.

Eles são muito exigentes na hora de escolher o produto que desejam, porém não costumam ter predileção por uma marca em específico. O que realmente buscam são experiências de compra e entrega, além de produtos ou serviços que sejam personalizados e customizáveis.

Essa geração está antenada nas tendências e tem o hábito de fazer compras online. Apesar disso, esses jovens também gostam de ter a experiência real do produto em lojas físicas.

Diante das características da geração Z, as marcas devem estar atentas e mudar a forma de atuação. Assim, é fundamental direcionar suas estratégias com base de tais informações para alcançar melhores resultados.

Como uma cultura de dados impacta essa geração?

A cultura de dados é algo considerado imprescindível para que a empresa possa coletar as informações necessárias e, assim, tomar decisões inteligentes em suas estratégias. Com base nesses dados, torna-se possível fugir dos achismos, identificar e direcionar suas ações no caminho certo, impactando o jovem consumidor.

Por ser uma geração que tem um forte pensamento ideológico, ela opta por marcas que compartilham os mesmos valores. A geração Z costuma se conectar a empresas transparentes, inovadoras e sustentáveis. Assim, torna-se indispensável uma comunicação autêntica, humanizada e relevante para cativar a atenção desses jovens.

Um exemplo se refere ao posicionamento em relação ao meio ambiente, já que essa geração busca por responsabilidade ambiental. Além disso, as marcas devem oferecer um serviço de atendimento digital e sites integrados com músicas, vídeos e textos pouco extensos, o que deve ser pensado com base nos dados coletados.

O relacionamento da geração Z com o consumo é diferente das gerações anteriores. Por isso, é preciso repensar as estratégias de marketing para atingir esse público tão exigente e alcançar o sucesso da marca.

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